TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategias Mercadologicas

Exames: Estrategias Mercadologicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 4

Leia o texto abaixo.

A demanda por lugares em aviões no Brasil cresceu 16,4% em janeiro sobre o mesmo mês de 2010 e 9,44% sobre o movimentado mês de dezembro, informou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), nesta segunda-feira. ... Enquanto a demanda da indústria de aviação no Brasil cresceu 16,4% em janeiro na comparação anual, a oferta de lugares em voos pelo país subiu 13,8%, afirma a Anac. TAM aumentou a oferta em 12,31%, Gol em 3,87% e Azul, que atravessa acelerado crescimento desde sua fundação em 2008, praticamente dobrou de um ano a outro, crescendo a oferta em 92,09% em janeiro sobre o mesmo mês de 2010....

Disponível em: ( http://www1.folha.uol.com.br/mercado/875552-demanda-por-transporte-aereo-sobe-164-em-janeiro.shtml).

Assinale a alternativa correta:

Resposta

a.

Mercado alvo contempla os consumidores com características homogêneas, os quais a organização desconsidera em seu portfolio de produtos e serviços.

b.

Posicionamento de serviços é o espaço físico que os mesmos ocupam nas áreas de expedição das grandes empresas.

c.

Canais de marketing são as diferentes etapas pelas quais um produto ou serviço passa, durante o seu processo de desenvolvimento.

d.

Demanda latente refere-se a uma necessidade identificada no mercado e a existência de uma oferta adequada de produtos e serviços para satisfazer a essa demanda.

e.

Nas situações de demanda negativa, os consumidores não gostam ou rejeitam um determinado produto ou serviço e até mesmo pagam para evita-lo.

0,2 pontos

Pergunta 2

Leia o texto a seguir.

Quando falamos de sustentabilidade corporativa, a empresa não é o único agente a ser levado em consideração. É claro que ela é o personagem principal, mas não podemos ignorar opiniões e demandas do público interno, das esferas governamentais, ONGs, mídia, consumidores, fornecedores, comunidades, concorrência e sociedade em geral. Pelo contrário, é um grupo cada vez mais ativo, com poder de auxiliar e, por vezes, devastar. É por isso que o gerenciamento de stakeholders é fundamental para uma empresa que se diz sustentável... (Juliana Antunes)

Disponível em: ( http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-forca-dos-stakeholders/33064/).

Leia as afirmações abaixo e assinale F (Falsa) ou V (Verdadeira):

I. Stakeholders são todos aqueles agentes que possuem algum tipo de relação ou interesse direto com uma determinada empresa;

II. Para atender às necessidades dos clientes, uma empresa deve estudar sistematicamente e compreender o mercado;

III. A importância do Marketing no cotidiano ganha destaque na oferta de produtos, ao passo que a oferta de serviços é direcionada pelo poder aquisitivo dos consumidores.

A sequência correta é:

Resposta

a.

V, F, F

b.

V, V, F

c.

V, V, V

d.

F, F, V

e.

F, V, F

0,2 pontos

Pergunta 3

Leia o texto a seguir.

A segmentação usa sempre a pesquisa de mercado como ferramenta de seleção. Assim, é possível que se identifique, a partir de uma série de critérios, diferentes segmentos.

Dias (2004) afirma que, dado que a segmentação de mercado é fundamental para o desenvolvimento de estratégias, quanto mais se investir na pesquisa para o processo de segmentação, melhores os resultados operacionais obtidos.

Serão listados agora alguns dos principais critérios utilizados para a segmentação de mercado, embora seja importante lembrar que existem diversos critérios que podem ser utilizados, de acordo com as necessidades de cada organização.

Disponível em: ( http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/tipos-de-segmentacao-de-mercado/).

Leia as afirmações abaixo e assinale F (Falsa) ou V (Verdadeira):

I) A análise SWOT permite identificar as ameaças e oportunidades internas da empresa

II) Ao segmentar o mercado, ocorre uma divisão do mesmo em grupos com características parecidas, favorecendo a concentração dos esforços das empresas

III) A segmentação psicográfica favorece o entendimento da forma como os consumidores pensam e como são seus respectivos estilos de vida

A sequência correta é:

Resposta

a.

V, V, V

b.

V, F, V

c.

F, F, F

d.

F, V, V

e.

V, V, F

0,2 pontos

Pergunta 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com