TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia De Marketing Da Marca Havaianas

Trabalho Escolar: Estratégia De Marketing Da Marca Havaianas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  1.278 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Graduação Profissional em Logística

Disciplina: Administração Mercadológica

Docente: Isabela Lacerda Santos Cunha

Turma: 08

Comentário e análise critica sobre a Estratégia de Marketing da Marca Havaianas

Estratégia – LANÇANDO AS HAVAIANAS

Em 1962 foi lançado no Brasil as Havaianas, uma sandália de borracha com o conceito “chinelo de dedos”, inspirada nos calçados japoneses.

A marca teve uma patente registrada com o título: “Novo modelo de palmilha com forquilha”.

Estratégia – MUDANDO O JOGO

Já nomeados como Havaianas, vendendo 1000 pares por dia, em 1968 a Alpargatas criam seu logo tipo, um triângulo que lembra “A” de Alpargatas, dá ideia de movimento, estampadas nas tiras das sandálias.

Estratégia 4 – CHICO ANÍSIO E AS LEGÍTIMAS

Em 1970, uma campanha publicitária estrelada pelo comediante Chico Anísio. Ele chega para aclamar as Havaianas como “As Legítimas”, buscando frear as grandes quantidades de imitações que começaram a surgir.

Estratégia 5 – REPOSICIONANDO

Alpargatas estava em crise e era impossível cobrar mais caro pelas HAVAIANAS, que tinha os consumidores de baixa renda compradores fiéis, e extremamente difícil aumentar suas vendas tentando atrair um público de poder aquisitivo mais elevado, que desprezava a marca.

Em 1994, a ALMAP BBDO - Agencia das havaianas assume a cota e para sair desta crise lança as sandálias monocromáticas, as HAVAIANAS TOP. A agência transformou as HAVAIANAS em assessórios da moda.

“A marca ganhou a nova roupagem fashion. Antes trabalhávamos com modelo único, com três opções de cores. A partir de 94 passamos a oferecer ao mercado 40 modelos com 10 cores, o que resultam em 400 possibilidades diferentes de um brasileiro usar as sandálias HAVAIANAS.”

Rui Porto (Diretor de Marketing das HAVAIANAS) usa estratégia de marketing que associou as necessidades aos desejos do consumidor.

Estratégia 6 - UMA NOVA IDEIA

Em 1996, uma nova ideia como estratégia de comunicação, uma campanha publicitária com a atriz Malu Mader, que protagonizou uma peça institucional da marca calçava as sandálias HAVAIANAS.

Essa campanha fez uma reviravolta e o consagra as HAVAIANAS como um produto elegante e único.

Em 1998 as HAVAIANAS com a fábrica queijo na mão, lançaram carona com a copa do mundo na França: sua nova criação, As HAVAIANAS Brasil, nova linha e modelos não pararam de aumentar a família.

Em alguns anos a empresa conquista novos públicos ganha sucesso nacional, artistas são fotografados usando HAVAIANAS. Líder de sandálias, a década de 90 com um recorde:

100 milhões de pares de HAVAIANAS vendidas!

Na fábrica de HAVAIANAS em Capina Grande, são fabricados 05 pares de HAVAIANAS por segundo, o que equivale 105 milhões de pares por ano.

Desde seu lançamento, 2,2 bilhões de pares foram fabricados e vendidos, em 2000 a empresa bate novo recorde de vendas, HAVAIANAS está no topo, e hoje, a cada 03 brasileiros 02 em média consumem um par de HAVAIANAS por ano.

Estratégia 7 - HAVAIANAS NO EXTERIOR

Uma das estratégias que a marca HAVAIANAS adotou pera entrar no mercado exterior é a ESTRATÉGIA DE FRANQUIAS. As HAVAIANAS começaram então a serem importadas em 1994, apenas para alguns países da América do Sul, e em 2001 a internacionalização se consagrou, então foram exportados também para os países da Europa como a França. Logo depois chegaram em países como a Inglaterra, Bélgica, Suíça e Mônaco.

Os mercados internacionais que mais se destacam no momento são: Estados Unidos, Austrália, França e Espanha.

A marca já está posicionada em uma das lojas mais chiques de Nova York com o preço que pode chegar a 500 reais o par de sandália. Embora já venda quase 800 milhões de sandálias por ano, no exterior em 73 países ainda provocam fila de espera.

As HAVAIANAS também chegaram a China e uma das estratégias de comunicação mais marcantes usadas pelos chineses foi, colocar a venda as sandálias nas lojas Changai com “faça você mesmo!!!”sugerindo aos seus clientes a montagem da própria HAVAIANAS. E a estratégia de comunicação usada nos Estados Unidos foi estruturar o mercado em posicionamento a marca HAVAIANAS como participar da semana da moda de Nova York, MTU, Greme e a festa do Oscar. A marca também apoderou da estratégia de investimento direto, lançando o primeiro escritório das Havaianas nos Estados Unidos. O slogan “Os pés também sonham” foi destinado a campanha por lá.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »