TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia Empresarial Internacional

Por:   •  11/10/2016  •  Resenha  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

Porto Alegre, 02 de junho de 2015.

Disciplina: Estratégia Empresarial Internacional

Professora: Mellina Terres

Alunas: Marianna Werminghoff Pinto, Natielly Cardoso, Rafaela Dal Ben Gomes e Tamara Zonta.

Turma: Rint6A

Trabalho VRIO da Empresa Já Pesca

Este presente trabalho tem como objetivo avaliar e identificar os recursos internos da Empresa Já Pesca como potenciais de vantagem competitiva sustentável utilizando a metodologia VRIO, a qual baseia-se quatro indicadores empíricos de potencialidade dos recursos de umaempresa: o valor (V), a raridade (R), a imitabilidade imperfeita (I), e asubstituibilidade (S). Esses indicadores formaram o conhecido conceitode VRIS, que pode ser entendido como uma das bases da RBV, de acordo com o artigo publicado por Jay Barney, em 1991, no “Journal of Management”.

Esse diagnóstico foi possível, pois os subsídios e informações contidas no trabalho foram coletados através de uma visita a uma das unidades de Temakeria da empresa, como também por meio de dados e informações encontrados no site da Já Pesca. A análise dos quatro indicadores da empresa é descrita a seguir:

Valor:

Percebe-se que um recurso é definido como um indicador de valor para a empresa quanto este gera a oportunidade de realizar estratégias e melhorias em relação à eficiência e efetividade da empresa (BARNEY, 1991). Dessa forma, analisando a capacidade e os recursos da Empresa Já Pesca é possível identificar a exploração de diversas oportunidades externas em torno do setor alimentício. Por meio do modelo de negócio elaborado em 1970, inicialmente um entreposto de pescados a empresa foi capaz de conquistar novos mercados, expandindo sua venda de peixes de São Leopoldo para sua primeira peixaria fixada no Mercado Público em Porto Alegre.

Anos após o aumento de suas peixarias a empresa identificou, sabiamente, a oportunidade de abrir uma distribuidora de pescados, permitindo que a Já Pesca atendesse supermercados e peixarias da cidade de Porto Alegre. Esse acontecimento, certamente fez com que a empresa reduzisse seus custos de compra e logística de seus produtos por conta do alto volume de compra de pescados, gerando um benefício enorme para empresa por conta do aumento de poder de barganha da empresa diante de seus fornecedores e compradores. A liderança em custo sem dúvida se tornou um valor decisivo para o crescimento da empresa, bem como tornou-se clara a posição da Empresa Já Pesca diante de seus consumidores e concorrentes.

Atualmente a empresa é líder m seu segmento e está cada vez mais crescendo dentro deste setor. Em razão desse valor identificado pela empresa pode-se encontrar a marca Já Pesca em todos os mercados de pescados: indústria, peixaria, distribuidoras, empório, cevicheria (culinária peruana) e temakeria (lojas físicas, tele-entrega e unidade móvel).      

Raridade:

Tendo em vista que Raridade, na matriz VRIO, diz respeito se o que a empresa controla é raro ou se poucas empresas possuem este tipo de aspecto característico, podemos qualificar a raridade do Japesca relacionando Custo x Benefício. Segundo donos da temakeria, a empresa utiliza a estratégia de preço baixo, fazendo com que a introdução no mercado seja de maneira rápida. Hoje, a Japesca é muito bem reconhecida na cidade de Porto Alegre, seus produtos são de preço baixo e boa qualidade. Ainda, os donos procuram trazer uma ideia de fast-food para a temakeria, sabendo que os clientes que buscam esse tipo de serviço não dispõem de muito tempo para fazer suas refeições e acabam optando por alimentos que ficam prontos rapidamente, a Japesca tem uma infraestrutura adequada para servi-los em um prazo de curto tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com