TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMÉRCIO INTERNACIONAL: CONDICIONANTES PARA A AÇÃO EMPRESARIAL NOS PROCESSOS DE IMPORTAÇÃO

Por:   •  14/4/2016  •  Abstract  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

COMÉRCIO INTERNACIONAL: CONDICIONANTES PARA A AÇÃO

EMPRESARIAL NOS PROCESSOS DE IMPORTAÇÃO

Uma característica básica das relações internacionais nos últimos anos consiste na preocupação com a dimensão ambiental do desenvolvimento econômico. O assunto está presente em inúmeras arenas, tais como os debates a respeito do controle do efeito estufa e da preservação da biodiversidade. Mais recentemente, verifica-se que o foco das atenções está privilegiando uma nova temática: as relações entre o comércio internacional e o meio ambiente.

A relevância que o tema está adquirindo deriva do papel central que as transações comerciais desempenham no cenário internacional, aliado ao fato de envolverem a intensa utilização dos recursos naturais.

Em função da complexidade que permeia a matéria, os atores sociais estão empreendendo esforços no sentido de encontrar novas posturas que garantam tanto o incremento no comércio quanto a melhoria nas condições ambientais do planeta.

Tendo em vista a questão do comércio internacional e o meio ambiente, o ponto chave está no tratamento a ser dado às implicações das externalidades ambientais, ou seja, como lidar com os custos ambientais gerados pelas transações de mercadorias de forma a não inviabilizar o livre comércio.

No caso do consumo, um bom exemplo é quando o produto importado não consegue atender aos padrões ambientais domésticos. Assim ocorreu no litígio entre Alemanha e França a respeito da comercialização do creme de cassis. Para o governo alemão, o produto francês não obedecia aos níveis de conteúdo alcoólico estabelecidos por lei, devendo ser impedido de entrar no país. A argumentação, contudo, não foi considerada suficiente pela justiça para restringir o livre comércio.

A consideração das externalidades mútuas usualmente é feita sob os dispositivos de um tratado internacional, tal qual o Protocolo de Montreal e a Convenção da Basiléia, dado o comprometimento de recursos comuns. O instrumento básico é a sanção comercial aos não integrantes e aos signatários faltosos. É interessante notar que o motivo para as restrições não são exclusivamente ambientais, mas também envolvem os problemas de concorrência entre países. Como a observância de padrões ambientais mais rigorosos implica uma elevação de custos, ao menos em curto prazo, aqueles que não se submeterem obterão uma vantagem comparativa.

O que é certo é que para os países subdesenvolvidos o assunto é de magnitude mais complexa, carecendo principalmente de estruturas de mercado mais competitivas, de informações de pesquisa e desenvolvimento - P&D- e de práticas político-administrativas modernas. O locus existente para dirimir as pendências é o Acordo Geral de Comércio e Tarifas - GATT, instituído em 1947com o objetivo de regulamentar o comércio internacional.

Como na sua criação o meio ambiente não estava entre as preocupações centrais, não se encontram diretrizes específicas relacionadas ao assunto. A partir do vácuo, as discussões ainda são caracterizadas pela tentativa de interpretação das normas vigentes que poderiam apresentar rebatimentos na dimensão ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com