TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem E Programação E Estruturas De Dados, Banco De Dados II, Análise De Sistemas II E Sistemas Operacionais.

Artigo: Linguagem E Programação E Estruturas De Dados, Banco De Dados II, Análise De Sistemas II E Sistemas Operacionais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  3.566 Palavras (15 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 15

2. INTRODUÇÃO

Não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais temos que trabalhar em conjunto – professore e alunos de todas as disciplinas por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas.

Nesse portfólio, por exemplo: elaborar um trabalho sobre todas as disciplinas dos 3 semestre ajuda a ligar o conteúdo à prática de uma maneira mais eficiente e eficaz.

3. OBJETIVO

O objetivo é alcançar aprimoramento nos sistemas, na busca de crescimento e aprofundamento no mercado da Tecnologia, trazendo para si as melhorias alcançadas, desenvolvendo Programas os quais auxiliem e facilitem o dia a dia dos nossos clientes tendo em vista que; para aprimorar cada vez mais nosso meio de trabalho devemos obter grande conhecimento, favorecimento na Ética e disciplina na Sociedade, sabendo que desta forma a responsabilidade aumenta tanto na postura de assumir como um Analista, em sua busca de satisfazer não somente o cliente alvo e sim crescer neste mundo da Tecnologia um tanto devastador. Por isso cabe ao profissional obter mais conhecimento, postura e conduta no seu meio de trabalho e assim aperfeiçoar seus conhecimentos naquilo que ele deseja aprofundar-se seja em quaisquer linguagens de programação e ou Sistemas Operacionais.

4. DESENVOLVIMENTO

Todo e quaisquer Sistemas, deve-se ter uma boa fase de desenvolvimento, estas fases implica-se em suas aplicações, estas aplicações auxiliam aos Analistas e Desenvolvedores de Sistemas. Há alguns conceitos, os quais irão abordar aqui:

4.1. Propriedades Do ACID

ACID (acrônimo de Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), é um conceito utilizado para caracterizar uma transação.

Atomicidade

Trata o trabalho como parte indivisível (atômico). A transação deve ter todas as suas operações executadas em caso de sucesso ou nenhum resultado de alguma operação refletida sobre a base de dados em caso de falha. Ou seja, após o término de uma transação (commit ou abort), a base de dados não deve refletir resultados parciais da transação.

Exemplos:

Ou todo o trabalho é feito, ou nada é feito.

Em uma transferência de valores entre contas bancárias, é necessário que, da conta origem seja retirado um valor X e na conta destino seja somado o mesmo valor X. As duas operações devem ser completadas sem que qualquer erro aconteça, caso contrário todas as alterações feitas nessa operação de transferência devem ser desfeitas;

CONSISTÊNCIA

Regras de integridade dos dados são asseguradas, ou seja, as transações não podem quebrar as regras do Banco de Dados. no contexto de banco de dados, o termo refere-se a transações que não violem nenhuma restrição de integridade durante a sua execução. Se a transação deixa a base de dados em um estado incorreto, é abortado e é reportado um erro.

Isolamento

Tudo se parece como se o trabalho estivesse isolado. O resultado de uma transação executada concorrentemente a outra deve ser o mesmo que o de sua execução de forma isolada. Operações exteriores a uma dada transação jamais verão esta transação em estados intermediários.

Ex: Duas transações executadas juntas.

Transação Y altera o nome do cliente.

Transação X altera o nome do mesmo cliente;

Ao fazer insert, update ou delete enquanto a transação estiver em andamento todos os dados da tabela serão alocados para aquela transação, portanto a transação X só poderá ser executada após a conclusão da transação Y. Esta escolha é feita pelo banco de dados e ele executa primeiro uma transação depois a outra.

Duas transações só podem ser simultâneas se elas não alterarem os mesmos dados

DURABILIDADE

Os efeitos de uma transação em caso de sucesso (commit) são permanentes mesmo em presença de falhas. Significa que os resultados de uma transação são permanentes e podem ser desfeitos somente por uma transação subsequente.

4.2. Sistemas Operacionais

Numa Locadora de Livros podemos usar tanto o Sistema Linux como o Windows, dando este exemplo:

Nossa proposta foi implementa um sistema de locadora de Livros.Onde cada Livro possui um número. Para cada livro, é necessário saber seu título e sua categoria (comédia, drama, romance, ...).Cada livro recebe um identificador próprio. Para cada livro é controlado que categoria ele contém. Para cada categoria há pelo menos um livro e cada livro contém somente uma categoria. Alguns poucos necessitam de 2 livros. Os clientes podem desejar encontrar livros por categoria e também livros estrelados por autores prediletos. Por isso, é necessário manter informação sobre autores que estrelam cada livro.

A locadora possui muitos clientes cadastrados. Somente clientes cadastrados podem alugar livro s. Para cada cliente é necessário saber seu nome, telefone e endereço. Além disso, cada cliente recebe um número de associado. Por fim, deseja-se saber que livro s cada cliente tem emprestado no momento e qual o histórico de aluguéis efetuado. Um cliente pode ter vários livros alugados em um instante do tempo.

RECURSOS UTILIZADOS:

Sistema de gerenciamento de banco de dados (SGDB) que possui uma grande compatibilidade com várias linguagens de programação como Java, Delphi, PHP, etc.. Possui uma grande vantagem de ter o código aberto, um bom desempenho, e pode funcionar com vários sistemas operacionais.

Atualmente o MySQL é o banco de dados de código aberto mais popular do mundo, com mais de 6 milhões de instalações entre Websites, datawarehouse, aplicações comerciais e outra mais. Usuários como Yahoo! Finance, MP3.com, Motorola, NASA, Silicon Graphics, e Texas Instruments

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com