TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre A Estatística Empresarial

Exames: Estudo Sobre A Estatística Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 11

1. Introdução

O presente trabalho buscará analisar a importância da estatística no âmbito empresarial. Para tanto, será analisada como a estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos.

Outrossim, observar-se-á se o uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística. Ainda, estudará de que forma a Estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial.

Após analisar os fatos anteriormente, mostrar-se-á o porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral.

Por fim, o presente trabalho irá apresentar como os aspectos culturais podem influenciar no comportamento humano no contexto das organizações e como o fator de produção trabalho é representado pelo capital humano das organizações

2. Desenvolvimento

A estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem.

A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos. O fundamento está no fato de que eventos futuros estão longe de ser certo no mundo dos negócios. Isto é especialmente verdade para as pequenas empresas, que tendem a ter mais volatilidade do que as grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.

Como exemplo de estratégias que ajudaram no planejamento, tem-se o planejamento estratégico para aplicações de caixa da sociedade, e, que estas aplicações se resumam em investimentos na bovespa, teríamos a visão dos cenários financeiros, onde o bradesco divulgou seus lucros, logo atrás vem os do itaú, e, após a divulgação dos lucros do b.brasil. Estam visão pode resultar em previsão de que nos próximos 15 dias, a bovespa tenha um cenário estável.

Outrossim, a ajuda financeira do governo federal ao crupo OGX ( Eike Batista), pela simples divulgação, resultou em alavancagem das receitas, com tendencia a subita elevação e valorização destes papéis.

Ainda sobre a importância da estratégia no âmbito de planejamento, observa-se Distribuição de Probabilidade, isto é, distribuição de probabilidades é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento. Por exemplo, uma empresa pode ter uma distribuição de probabilidade para a mudança nas vendas dadas uma campanha de marketing específica. Os valores sobre as "caudas", ou a extremidade esquerda e direita da distribuição é muito menos provável de ocorrer do que as do meio da curva.

A Análise de Cenário, conhecida como distribuições de probabilidade pode ser usado para criar análises de cenários. Uma análise de cenário usa distribuições de probabilidades para criar vários, teoricamente possibilidades distintas para o resultado de um determinado curso de ação ou evento futuro. Por exemplo, uma empresa pode criar três cenários: o pior caso, provável e melhor caso. O cenário de pior caso deverá conter um valor a partir da extremidade inferior da distribuição de probabilidade, o cenário mais provável conteria um valor para o meio de distribuição, e na melhor das hipóteses, conteria um valor na extremidade superior do cenário.

Acerca da previsão de vendas, um uso prático para distribuições de probabilidade e análise de cenários no negócio é de prever níveis futuros de vendas. É essencialmente impossível prever o valor exato de um nível de vendas futuras, no entanto, as empresas ainda precisam ser capazes de planejar eventos futuros. Usando uma análise de cenário com base em uma distribuição de probabilidades pode ajudar uma empresa a armação seus possíveis valores futuros em termos de um nível de vendas e um provável cenário de pior caso e melhor caso. Ao fazer isso, a empresa pode basear seus planos de negócios no cenário provável, mas ainda estar ciente das possibilidades alternativas.

Por fim, a Avaliação de Risco, eis que, além de prever níveis futuros de vendas, distribuição de probabilidade pode ser uma ferramenta útil para avaliar o risco.

Em função da própria definição de Estatística, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.

Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como conseqüência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.

Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação lingüística, na sociolingüística.

A estatística na atualidade tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz se baseia em métodos quantitativos, e a estatística é uma dessas áreas.

Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais da iniciativa privada, do governo e pesquisadores. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada.

No mercado financeiro e instituições bancárias, os métodos estatísticos são empregados para modelagem financeira e econômica, visando modelar o comportamento do crédito, da inadimplência, a movimentação de ações e previsões de taxas de juros, possibilitando estabelecer estratégias para a concessão de empréstimos que maximizem os lucros.

Em empresas de pesquisa de mercado e opinião pública, a estatística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com