TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do mercado de embalagens de bebidas metálicas

Artigo: Estudo do mercado de embalagens de bebidas metálicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Artigo  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Este artigo tem como objetivo o estudo do mercado de embalagens metálicas para bebidas, incluindo a análise das tendências futuras, bem como do comportamento das principais matérias-primas para a produção dessas embalagens, tais como o PET, o vidro, a chapa de alumínio e a folha-de- flandres. Apresenta, inicialmente, um panorama internacional do mercado de

latas de alumínio e de aço para cervejas e refrigerantes, com aberturas no que concerne a países, regiões e principais fabricantes mundiais. Enfatiza, ainda, a grande competição entre as latas de alumínio e de aço e discorre sobre os principais fatores competitivos, como a obtenção da matéria-prima, a tecnologia, a reciclagem e o custo.

A situação nacional merece uma análise específica, tanto no que tange ao mercado de cervejas e refrigerantes quanto ao de latas, incluindo a apresentação dos fabricantes nacionais e das perspectivas para o atendimento do consumo brasileiro projetado.

Cabe ressaltar que este trabalho leva em consideração as mais recentes informações disponíveis no âmbito internacional e nacional, tendo sido possível uma melhor formatação e detalhamento, principalmente no mercado nacional.

Panorama Internacional

O mercado de embalagens metálicas para bebidas apresentou uma rápida evolução nos países desenvolvidos, principalmente nos Estados Unidos, e mais recentemente exibiu um significativo crescimento nos países em desenvolvimento.

Considerando os dois tipos de embalagens Ä de alumínio e de aço Ä, a oferta de latas de alumínio predomina nas Américas do Norte e do Sul, ao passo que no Japão e na Europa, a partir de 1996, a participação de latas de aço é maior. A indústria de latas para bebidas é altamente concentrada, já que

apenas cinco fabricantes de latas de alumínio produzem mais de 60% do total consumido no mundo. Em relação ao consumo, também se verifica um alto grau de concentração, visto que 60% da produção mundial de latas de alumínio são adquiridos pelos dois maiores produtores de refrigerantes, a Coca- Cola e a Pepsi, em conjunto com as três principais cervejarias dos Estados Unidos.

Por parte dos fornecedores de matéria-prima de embalagens metálicas para bebidas, apenas meia dúzia de companhias produz chapas de alumínio para latas de bebidas, enquanto cerca de 10 siderúrgicas fornecem mais de 50% de folha-de-flandres para a produção de latas de aço no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com