TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE A ETAPA DA CONTA, OBSERVAÇÃO DA FORMAÇÃO BÁSICA DE ANOS INICIAIS

Projeto de pesquisa: RELATÓRIO SOBRE A ETAPA DA CONTA, OBSERVAÇÃO DA FORMAÇÃO BÁSICA DE ANOS INICIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.399 Palavras (34 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PÓLO QUIRINÓPOLIS

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DAYELLE BARBOSA MARTINS PREGO

1054532

Turma II 607

Etapa VI

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

QUIRINÓPOLIS– GO

2012

DAYELLE MARTINS BARBOSA PREGO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

QUIRINÓPOLIS– GO

2012

Sumário

1. Introdução 03

2. Desenvolvimento 05

• A Escola de Ensino Fundamental e sua História 05

• A Escola e sua Cultura Escolar 07

• Os Fundamentos do Projeto Político Pedagógico no Cotidiano da Escola

• A Prática do Projeto Político Pedagógico no Cotidiano Escolar 10

11

• O Espaço da Sala (s) de Aula (s) e as Relações Estabelecidas nelas 13

• Planejando o Exercício da Docência 14

• Pensando e Avaliando o Exercício da Docência 16

3. Conclusão 21

4. Referencia Bibliográfica 24

5. Anexos 25

• Anexo 01 26

• Anexo 02

• Anexo 03

• Anexo 04 30

34

37

1. Introdução

Dando conclusão à sexta etapa apresento o meu relatório de estágio supervisionado no ensino fundamental do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. O estágio supervisionado no ensino fundamental foi realizado na escola Municipal Vereadora João Justino localizado na comunidade de Aparecida do Rio Doce/GO, numa turma de 34 alunos tendo como professora regente Ednair Rezende no período vespertino. Esse estágio teve a carga horária de 150 horas divididas da seguinte forma: 50 horas de observação, do dia 25 de maio a 06 de julho de 2012; 50 horas de côo participação de 01/08 a 14 de setembro; 50 horas de regência do período de 14/09 a 13 de novembro.

Esse estágio teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita. O relatório apresentado traz em sua composição a descrição de observações e experiências vivenciadas pela acadêmica, das atividades desenvolvidas e resultados.

Indo além da sala de aula, analisando as diversas formas de relações entre professor e aluno, observando a estrutura física e administrativa, enfim avaliando o ambiente escolar como um todo. O Estágio descrito neste relatório realizou-se nas Escolas: EMVJJ. Vereador João Justino a localizada no município de Aparecida do Rio Doce no período de 25/05 a 13/11/2012 no período da manhã em salas do Ensino Fundamental com a finalidade de aperfeiçoar meus conhecimentos adquiridos no Curso de Pedagogia da UNIUBE – Foram realizadas atividades de observação da rotina escolar, participação e colaboração em atividades da prática diária e regência em momentos como apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem. O trabalho realizado durante o período de estágio abrangeu a relatividade de algumas disciplinas do curso como fonte de aprendizado e aplicabilidade da teoria com a prática. A prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática. As monitorias em realidades diversas como têm efetivado, é de grande riqueza cultural e para um futuro profissional. O presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal.

Foto 01: Escola Municipal vereador João Justino

Fonte: meus arquivos

2- A Escola de Ensino Fundamental e sua História

• Aspectos Físicos

A escola campo escolhida para a realização do estágio supervisionado no ensino fundamental foi Escola Municipal Vereador João Justino fica localizada no centro de Aparecida do Rio Doce/ GO. Esta instituição começou a funcionar em 15 de abril de 1978, com apenas quatro turmas e a clientela de aproximadamente oitenta alunos. No o ano seguinte passou a receber também alunos de quinta a oitava séries, atendendo assim algumas comunidades rurais que antes os alunos estudavam em escola rural, pois não tinha escola na cidade. Durante esse período a escola foi dirigida pelo professor João Justino e funcionou como extensão de Jataí. O prédio tinha quatro salas, um banheiros, uma secretaria e uma cantina. Apenas quatro turmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com