TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Etica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

Cap. I Introdução Ética Profissional em Administração

A palavra Ética é definida por diversos significados:

“A parte da filosofia que é ciência que estuda a reflexão sobre os valores humanos”;

“Uma disciplina que estuda a filosofia da conduta humana, naquilo que é certo ou errado”;

“Estudo da natureza geral e moral e de opções morais específicas”.

Mas, na realidade a ÉTICA refere-se às regras e aos princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações especificas do negócio, onde a verdade torna-se a essência da consciência humana. Traz referencia aos conceitos e aos pensamentos sobre o tema relacionando-se com o cenário brasileiro atual. Porem se faz necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do cidadão brasileiro, e que as decisões, em qualquer instancia, sejam de bom senso sem ferir o outro ou a coletividade.

A sociedade brasileira nas ultimas décadas vem sofrendo grandes alterações principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais. Modificações veem deixando perplexos as pessoas vivendo em imensa e profunda crie moral e ética principalmente no meio profissional.

A Ética é fundamental dentro de qualquer meio em que frequentamos. E no meio empresarial reflete nos hábitos e escolhas feitas no âmbito de trabalho por seus administradores que podem ter comportamentos éticos ou antiéticos. Esse comportamento será resultado de uma interação entre o estágio de desenvolvimento moral do administrador e muitas outras variáveis, como suas características pessoais.

Hoje a Ética é considerada uma das grandes preocupações no meio empresarial, pois atualmente a visão em obter um lucro imediato causa uma degradação moral acelerada trazendo resultados como a corrupção, a troca de favores, a compra e venda de votos, os escândalos políticos, desvio de verbas e as fraudes empresariais.

O estudo da Ética vem crescendo de forma significativa nos negócios empresarias devido à frequência de comportamentos egoístas entre jovens executivos refletindo em um aspecto negativo no meio organizacional sendo que a conduta ética é o princípio fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Administrar é um trabalho repleto de desafios e situações problemáticas e o administrador precisa estar capacitado para atender as necessidades do mercado. Mais que isso, ele precisa ter fundamentos na ética para exercer a sua função na empresa de forma íntegra, responsável e transparente, seja pública privada ou do terceiro setor.

Os administradores estão sempre sujeitos a avaliações e constantes julgamentos, pois como bons gestores representam não só a sua imagem, mas também a empresa a qual representam. Por isso possui a obrigação moral e profissional de manter uma boa reputação, servindo de exemplo para os demais.

A falta de ética provoca um impacto gravíssimo na reputação da empresa ou da equipe, pois a perda da credibilidade destrói rapidamente as chances de futuras negociações, investimentos e até aquisição de novos talentos porque ninguém quer sua empresa ou nome vinculado a uma instituição sem princípio.

Enfim, bons negócios dependem efetivamente do desenvolvimento em relações em longo prazo, da troca de confiança e comprometimento ético.

“É Ético quem acredita ser”. Este é o princípio básico de atitude, complementado pela ação ética. Ser ético implica passar pelo teste das três essencialidades:

Sentir a necessidade de ser.

Querer ser.

Saber ser. ”

Cap. II A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.

Um dos serviços utilizados para humanizar o processo de desligamento de funcionários é o outplacement. Trata-se da consultoria no pós-demissão para amenizar o impacto sofrido pelo profissional e recolocá-lo no mercado o mais rápido possível. O consultor contratado tem acesso às informações do funcionário que, após receber o aviso de demissão, é orientado a como agir daí em diante - desde como dar a notícia à família até o que fazer para conseguir um novo emprego. As empresas costumam contratar esse serviço logo após a demissão do funcionário e sua recolocação no mercado leva de seis a nove meses, em média. Esse atendimento é fundamental do ponto de vista do demitido, pois este terá apoio psicológico e profissional para lidar com a situação. “Às vezes existe um impacto tão forte com a demissão que o ex-funcionário chega a chorar. Em alguns casos já orientamos a pessoa a procurar a ajuda de terapeutas especializados”.

“A demissão é tarefa tão árdua que consultor deve ter conhecimento humano para saber lidar corretamente com o profissional”. O trabalho de outplacement fica mais difícil quando o funcionário dispensado não consegue ter autocrítica. “O sujeito arranja desculpa para tudo e fica colocando a culpa nos outros. Nunca é ele quem está errado.” O anúncio da demissão deve ser dado pelo próprio chefe ou RH da empresa e não pelos consultores contratados visando ter a melhor maneira possível de se dar a notícia causando menos trauma ao profissional”.

Embora a prática de humanizar a demissão não está presente em todas as empresas, cada vez mais os executivos enxergam responsabilidade social não só em projetos externos, mas também na relação com o capital humano da própria corporação. Com isso, a empresa ganha credibilidade no mercado e o ex-funcionário tem a chance de recomeçar a carreira com mais facilidade.

2.1 Sinopse do Filme

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com