TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Empresarial

Dissertações: Etica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Recursos de Aprendizagem

É plenamente conhecido por todos os intervenientes que o ambiente de MKT oferece oportunidades e ameaças, por seu turno, as empresas bem-sucedidas sabem que são vitais a observação e a adaptação constantes às mudanças do ambiente. O que é que acontece na realidade empresarial? Muitas empresas não pensam nas mudanças como oportunidades, e ignoram ou resistem às mudanças críticas até ser tarde demais. Suas estratégias, estruturas, sistemas e cultura tornam-se cada vez mais desactualizados. No mundo dos negócios, encontram-se vários exemplos de grandes empresas como a General Motors, IBM e Sears que enfrentaram várias crises porque ignoraram durante muito tempo as mudanças do ambiente. Quem são os responsáveis pela identificação das mudanças nas empresas? Em princípio são os responsáveis de MKT, ou seja, aqueles que devem estar bem actualizados e vigilantes sobre as mudanças mais significativas no ambiente. Estes responsáveis devem pesquisar as tendências e oportunidades da empresa já que passam a maior parte do seu tempo no meio de clientes e dos concorrentes.

Você já reparou que, por um lado, existe o micro ambiente de Marketing que é constituído por forças próximas à empresa que afectam sua capacidade de servir seus clientes, destacando-se a própria empresa, os fornecedores, os canais de marketing, os mercados de clientes, os concorrentes e o público em geral. Por outro lado, você deve também considerar o macro ambiente que rodeia a empresa e exerce sobre ela a sua influência, isto depende das características assumidas a cada momento, pelas forças demográficas, económicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary (1999). Princípios de Marketing. 7ª ed., Rio de Janeiro. cap. 03 O ambiente do Marketing, pp. 45-67.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com