TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Do Capitulo 1 - Finanças Corporativas De Curto Prazo

Pesquisas Acadêmicas: Exercicios Do Capitulo 1 - Finanças Corporativas De Curto Prazo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  4.021 Visualizações

Página 1 de 7

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I

EXERCÍCIOS CAPÍTULO 1 DO LIVRO GESTÃO DE CURTO PRAZO

Ribeirão Preto

2013

I - Questões

1 .O que é capital de giro? Qual a sua importância na administração de uma empresa?

O capital de giro corresponde ao montante de capital responsável pelo ciclo financeiro, econômico e operacional da empresa. O capital de giro é formado por recursos financeiros, próprios ou de terceiros, necessários para a sustentação da empresa em seu dia-a-dia. O capital de giro total é constituído pelo ativo circulante da empresa, sendo considerado o investimento de capital em ativos de curto prazo.

A gestão correta do capital de giro é de extrema importância para a administração de uma empresa, pois faz com que a empresa consiga equilibrar seus recursos, evidenciando a capacidade da empresa de pagar seus compromissos, podendo evitar situações de insolvência. A análise do capital de giro ajuda também a realizar uma escolha adequada entre rentabilidade e liquidez, de acordo com as necessidades atuais da empresa.

2. O que é necessidade de capital de giro (NCG)? O que a NCG evidencia?

A Necessidade de Capital de Giro é a diferença entre o Ativo Circulante Operacional e o Passivo circulante Operacional. A Necessidade de capital de giro aparece em uma empresa, pois, é muito difícil os pagamentos estarem em total sincronia com os recebimentos. Por conta disso, a NCG pode ser positiva, evidenciando que a empresa necessita de mais capital em seu giro para financiar as suas operações, ou pode ser negativa, evidenciando uma situação de folga financeira, pois a empresa já possui capital suficiente para manter o seu giro.

3. O que é capital de giro líquido (CGL)? Como é calculado?

Capital de Giro Líquido corresponde à capacidade imediata que a empresa tem que quitar seus compromissos. Por isso, é calculado através da diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante. O CGL evidencia a maneira que a empresa esta utilizando seus recursos para se financiar. Se o CGL for positivo, significa que o Ativo Circulante é maior que o Passivo circulante, ou seja, que a empresa tem mais a receber do que a pagar, demonstrando capacidade de honrar seus compromissos. Essa situação também evidencia que a empresa esta utilizando recursos de longo prazo para financiar os seus ativos de curto prazo. Se o CGL for negativo, significa que a empresa não tem recursos suficientes para honrar seus compromissos de curto prazo, ou seja, recursos de curto prazo estão sendo utilizados para financiar ativos de longo prazo, gerando um descompasso econômico.

4. Comente a afirmativa a seguir: “O capital de giro circulante representa, quando positivo, um valor do ativo circulante superior ao passivo circulante, o que é entendido por muitos analistas como sendo uma folga financeira da empresa. Logo, toda empresa que tem ativo circulante maior que o passivo circulante é uma empresa financeiramente sólida e de boa liquidez.”

De fato, quando a empresa possui capital de giro positivo significa que o seu ativo circulante é maior que o seu passivo circulante, demonstrando uma capacidade de honrar com seus compromissos. Entretanto, não é sempre que se pode dizer que se o CGL for positivo a empresa é com certeza financeiramente sólida e de boa liquidez, pois existem outros fatores que influenciam nessa questão, como o longo prazo. A empresa pode estar se endividando em longo prazo para financiar seus compromissos de curto prazo, afetando a solidez da empresa.

5. O que é capital de giro próprio?

Capital de Giro próprio diz respeito a quantidade de recursos próprios que está sendo utilizados para financiar os ativos circulantes, ou seja quanto do patrimônio liquido esta sendo utilizado para este financiamento. A utilização deste tipo de capital para giro demonstra que a empresa está bem financeiramente a ponto de sobrar de seus recursos que seriam aplicados usualmente em ativos permanentes ainda para a aplicação em giro. Entretanto, esse capital possui um custo de oportunidade elevado, pois ele poderia estar sendo utilizado para outros fins na empresa. O Capital de Giro Próprio é calculado da seguinte maneira: CGP= Patrimônio Líquido- Ativo Permanente- Realizável a Longo Prazo.

6. Qual a diferença entre ciclo operacional e ciclo financeiro?

O ciclo operacional abrange todas as etapas operacionais desde a compra de matéria-prima até o recebimento da venda. Já o ciclo financeiro tem um foco maior nas movimentações de caixa, por isso abrange as etapas desde o pagamento da matéria-prima até o recebimento da venda.

7. Qual o impacto de uma venda a prazo no capital de giro?

Uma venda a prazo faz com que o ativo que seria o produto saia da empresa sem que o pagamento por ele entre, fazendo com que haja uma diminuição no ativo da empresa e um aumento em seu passivo. Há então um financiamento do cliente, mas não da empresa. Tal situação provoca a diminuição do capital de giro da empresa, que deverá esperar pelo prazo da venda para receber seu dinheiro.

8. Um supermercado trabalha com os seguintes indicadores:

prazo médio de estocagem: 30 dias;

prazo médio de recebimento de vendas: a vista;

prazo médio de pagamento a fornecedores: 56 dias.

Faça a representação gráfica dos ciclos operacional, econômico e financeiro.

30 dias 26 dias

|-------------------------|------------------|

CM VM PF

9. Trace uma relação entre o saldo de tesouraria, o efeito tesoura e o overtrading.

O Efeito Tesoura ocorre quando há um desequilíbrio financeiro em uma empresa, a qual, quando equilibrada, tinha seu capital de giro líquido (CGL) maior do que sua necessidade de capital de giro (NCG). Devido a diversos motivos, como o aumento das vendas, a necessidade de capital de giro cresce mais rápido do que o capital de giro líquido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com