TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANCIAMENTO DE DECISÕES

Projeto de pesquisa: FINANCIAMENTO DE DECISÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

As decisões de financiamento, que se referem às atividades empresariais, têm por objetivo possuir a melhor aquisição de recursos financeiros para que as atividades empresariais funcionem normalmente.

Os financiamentos são impostos para efetuar possíveis investimentos, para alavancar o capital próprio, com a finalidade de proporcionar retornos significativos.

Para isso é necessário às tomadas de decisões, que auxiliam o crescimento, e que tenham o menor percentual possível de taxas e juros. Desta forma os gestores devem ter em vista obter os capitais necessários, ou adquiri-los para o crescimento e a gestão da empresa.

DECISÕES DE FINANCIAMENTOS

O financiamento das atividades empresariais é realizado mediante o emprego de diferentes tipos de fundos obtidos externamente ou gerados no curso normal das operações. Tem por objetivo efetuar a melhor aquisição possível de recursos financeiros, de forma a permitir o normal funcionamento da atividade produtiva da empresa. Uma classificação bem simples divide esses fundos em duas categorias: capital próprio e capital de terceiros.

No capital próprio é obtido por meio da venda de ações preferenciais e ordinárias e com os lucros retidos.

O custo do capital de terceiros é a taxa de retorno pelo qual o investidor deseja ser remunerado pelo risco que estará correndo temporariamente, ao ceder seu capital ao tomador.

O capital próprio é representado pelas contas que compõem o Patrimônio Líquido e o capital de terceiros corresponde aos saldos das contas do Passivo Circulante e do Exigível em Longo Prazo.

De uma forma simples é possível definir a política de financiamento como sendo o conjunto de decisões que tem em vista a obtenção dos capitais necessários ao crescimento e gestão da empresa. O financiamento são as operações financeiras por meio das quais são fornecidos recursos para a execução de um investimento.

As decisões de financiamento estão inteiramente ligadas às decisões de investimento. Os investimentos servem para alavancar o capital próprio com a finalidade de proporcionar retornos significativos.

DECISÕES DE CURTO PRAZO

As decisões de curto prazo têm uma amplitude temporal curta, de no máximo alguns meses. A gestão financeira de curto prazo ou de tesouraria concretiza-se na coordenação dos vencimentos de débitos e créditos por forma que a empresa nunca deixe de pagar o que deve no prazo acordado.

Existem diversas fontes alternativas de financiamento de curto prazo, isto é, financiamentos com um prazo de exigibilidade até um ano.

 HOT MONEY:

São empréstimos de curto prazo, que os bancos fornecem às empresas. Geralmente as empresas recorrem a esse recurso para auxiliar e ajustar seus fluxos de caixa.

Com essa modalidade, o empresário consegue dinheiro rápido em curtíssimo prazo, são aplicados para dar sentido às operações de empréstimos de dinheiro em curto prazo, entre 1 a 29 dias.

As taxas no Hot Money são apresentadas na forma de taxa mensal ao dia útil.

 CONTA GARANTIDA:

É uma conta empréstimo separada da conta corrente, com limite de crédito de utilização rotativa destinado a suprir eventuais necessidades de capital de giro. Por solicitação do cliente, a instituição financeira transfere o valor desejado, até o limite contratado, para a conta corrente. Em média os contratos são formalizados com prazos em 120 dias.

As formas de pagamentos são ao final de cada mês ou na data de aniversário do contrato.

 DESCONTOS DE RECEBÍVEIS:

O Desconto de Recebíveis é uma operação de crédito destinada às micro e pequenas empresas, que desejam antecipar o fluxo de caixa por meio do desconto de cheques e duplicatas.

Com o Desconto de Recebíveis, micro ou pequenas empresas podem vender com tranquilidade, em especial nas datas comemorativas, quando o volume de vendas a prazo aumenta.

 CRÉDITOS BANCÁRIOS:

Os créditos bancários visam o financiamento do ciclo operacional das empresas para compra de mercadorias, matérias primas, pagamento a fornecedores, salários e encargos com pessoal, além dos tributos. Como cada banco possui diferentes taxas de juros e diferentes opções de crédito

 DESCONTOS DE TÍTULOS OU DUPLICATAS:

O desconto de títulos ou duplicatas é um adiantamento de recursos, feito pelo banco, sobre os valores dos respectivos títulos, duplicatas, notas promissórias, é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e dessa forma o cliente transfere o risco de suas vendas a prazo para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente.

 FACTURING:

Diferente de bancos, operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas a prazo, a uma empresa de Factoring,ou seja, é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios, e dessa forma o recebimento é imediato dos créditos,logo quem receberá a prazo é a empresa de factoring

 VENDOR:

Vendor é uma forma de financiamento de vendas onde o vendedor recebe à vista do banco o valor da venda e o comprador paga ao banco a prazo. É uma alternativa de financiamento a vendas que permite substituir o financiamento direto, do fornecedor aos seus clientes, pelo financiamento bancário, a empresa vende o seu produto a prazo e recebe o pagamento a vista.

As taxas de cobrança por essa operação variam de banco a banco, e são descontadas no ato do recebimento à vista.

 EMPRÉSTIMOS PARA CAPITAL DE GIRO:

São a operações tradicionais de empréstimo vinculadas a um contrato específico que estabeleça prazo, taxas, valores e garantias necessárias e que atendem às necessidades de capital de giro das empresas. É uma opção de empréstimo com pagamento parcelado, ideal para suprir as necessidades de caixa, que recebe o valor contratado de uma só vez e paga em parcelas, conforme o plano de pagamento escolhido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com