TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANCIAMENTOS

Trabalho Universitário: FINANCIAMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 8

FINANCIAMENTOS

Os ativos de uma empresa — fixos e circulantes — permitem que ela realize suas operações e obtenha o lucro almejado. Existe uma correlação entre o valor dos ativos de uma empresa, o volume de operações e o lucro obtido.

O financiamento dos ativos pode ser efetuado com capital próprio e de terceiros. A utilização de capital de terceiros é uma prática universal nas empresas, pois permite que sua implantação, funcionamento e expansão não dependa apenas do capital próprio.

O uso do capital de terceiros deve atender a duas condições básicas: seu custo deve ser compensador e a dosagem deve ser adequada de modo que limite o risco da empresa.

A utilização de capital de terceiros é vantajosa quando seu custo é menor do que o retorno proporcionado pelos ativos da empresa. Mesmo com essa vantagem, o risco do endividamento surge, porque o lucro de uma empresa é incerto.

Uma das tarefas cruciais do administrador financeiro é tomar as decisões de financiamento, escolhendo seu valor, custo e cronograma de pagamento apropria dos à situação específica da empresa.

6.1 CONCEITOS BÁSICOS

Os conceitos utilizados em administração de financiamentos e que requerem uma abordagem quantitativa para seu entendimento estão apresentados neste item.

6.1.1. Alavancagem financeira

A justificativa econômica para o uso de capital de terceiros baseia-se no conceito de alavancagem financeira, que é o parâmetro que indica a relação entre a variação da rentabilidade do capital próprio e a variação da rentabilidade do investimento total.

A alavancagem financeira é positiva quando a utilização de capital de terceiros produz uma rentabilidade do capital próprio maior do que a rentabilidade do investimento. Se a rentabilidade do capital próprio for menor do que a rentabilidade do investimento, a alavancagem financeira é negativa.

O exemplo seguinte ilustra o conceito de alavancagem financeira positiva.

Uma empresa vai fazer um investimento de R$ 300.000,00, cujo retorno operacional é de 20% ao ano. Tem duas opções para financiar esse investimento:

1. 100% com recursos próprios.

2. 50% com recursos próprios e 50% com financiamento que custa 10% ao ano.

O Quadro 6.1 mostra o efeito da alavancagem financeira positiva sobre a rentabilidade do capital próprio.

Quadro 6.1. Alavancagem financeira positiva.

Considere-se outra empresa que tem um retorno operacional de 8% sobre um investimento de R$ 300.000,00 e admitamos duas hipóteses de financiamento:

1. 100% com recursos próprios.

2. 50% com recursos próprios e 50% com financiamento que custa 10% ao ano.

O Quadro 6.2 mostra o efeito da alavancagem financeira negativa sobre a rentabilidade do capital próprio.

Quadro 6.2. Alavancagem financeira negativa.

Nesse caso, a utilização de financiamento reduziu a rentabilidade do capital próprio de 8 para 6% porque o custo do capital de terceiros (10%) é maior do que a rentabilidade do investimento (8%).

6.1.2 Índices de endividamento

As decisões de financiamento também precisam levar em consideração, além do custo, as modificações a serem acarretadas sobre a estrutura de capital da em presa, ou seja, a participação de capitais próprios e de terceiros no financiamento dos ativos.

Para uso interno da empresa, os índices de endividamento fornecem indica dores do grau de risco acarretado pelos financiamentos. A administração financeira também se preocupa com os índices de endividamento porque bancos, fornece dores e clientes também avaliam a solidez financeira da empresa com base nesses índices.

Não existem padrões universais para os índices de endividamento. A melhor forma de interpretá-las é compará-las com a média setorial.

A) ENDIVIDAMENTO GERAL = EXIGÍVEL TOTAL

EXIGÍVEL TOTAL + PATRÍMONIO LÍQUIDO

Esse indicador mede o percentual de participação dos recursos de terceiros — representados pelo exigível total — soma do passivo circulante com o exigível a longo prazo — no total de recursos utilizados pela empresa. Esse índice também está relacionado com o grau de alavancagem financeira da empresa.

Um índice de endividamento geral elevado indica excesso de utilização de capital de terceiros. Na situação ideal, um valor elevado para esse índice deveria proporcionar uma alavancagem financeira positiva, O risco do endividamento estaria sendo compensado pela maior rentabilidade do capital próprio.

B) CAPITAL DE TERCERIOS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO = EXIGÍVEL TOTAL

PATRÍMONIO LÍQUIDO

É o índice que mostra a proporção existente entre os recursos de terceiros e os recursos próprios. Um alto índice de endividamento geral conduz também a um elevado índice de capital de terceiros sobre capital próprio.

Quando a relação entre capital de terceiros e capital próprio é alta, também indica que a empresa está fortemente alavancada, exigindo maior observação tanto pela administração financeira como pelos analistas externos.

C) COMPOSIÇÃO DO INDIVIDAMENTO = PASSIVO CIRCULANTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com