TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

Projeto de pesquisa: FLUXO DE CAIXA RELEVANTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.540 Palavras (11 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 11

1.INTRODUÇÃO 03

2.APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 03

2.1.MISSÃO, VISÃO E VALORES 04

2.2.REDE LOGÍSTICA 04

2.3.FLUXOGRAMA LOGÍSTICO 1 05

2.4.OBSTÁCULOS (GARGALO) 06

2.5.FLUXOGRAMA LOGÍSTICO 2 07

2.6.PROPOSTA DE MELHORIAS 08

2.7.FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 08

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

4.CONCLUSÃO 12

5.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 14

Introdução

Empresa de pequeno porte dedicada a atender empresas e pessoas físicas em brindes e artigos personalizados. Exemplo de alguns produtos comercializado, camisetas, canetas, réguas, canecas, aventais, jalecos, calculadoras, mouse pads entre outros. Iniciou atividades em Janeiro de 2014 pelo fundador Adriano Oliveira. No primeiro momento a empresa vai operar com poucos funcionário, pois na maioria dos pedidos a fabricação é em pouca quantidade. Quando a demanda de produção é para mais de 1000 peças, o serviço é terceirizado por prestadores de serviços que fazem a fabricação mediante pagamento por produção. Isso foi constatado para melhorar a logística da empresa, pois enquanto o produto está sendo produzido em outro local, podemos nos dedicar em outras atividades, principalmente na prospecção de novos clientes.

Apresentação da empresa

Nome da empresa:

Yannk Brindes e Personalizações.

Localização:

Porto Alegre – RS

Segmento:

Comércio de produtos para marketing promocional.

Empresa:

Pequeno Porte

Produtos comercializados:

Camisetas, canetas, réguas, canecas, aventais, jalecos, calculadoras, mouse pads entre outros

Público Alvo:

Pessoa Física e Pessoa Jurídica

Contato:

Adriano Oliveira da Silva – Diretor Comercial

Missão

Produzir materiais promocionais com alta qualidade de forma rentável.

Visão

Ser a empresa mais confiável do segmento com relação a prazos de entrega e qualidade dos produtos fabricados.

Valores

Excelência, inovação, ética, transparência, e responsabilidade social.

Rede logística

No mercado atual, erros são punidos com perda de faturamento e crescimento da concorrência. Falta de planejamento em todas as etapas da empresa é um erro inadmissível. A rede logística é ponto determinante no bom andamento da empresa e o ponto que julgamos fundamental.

Depender de fornecedores não comprometidos pode gerar um mal estar com os clientes. Nossos produtos são adquiridos quase na totalidade de fornecedores locais, que sempre têm mercadorias em pronta entrega. O prazo acordado com os clientes para entrega, é de 10 dias após o pedido e entregamos em menos de 5 dias. Alguns segmentos não podem depender de fornecedores locais como o caso da Yannk, que conseguiu ótimas opções na sua região.

As estradas cada vez mais engarrafadas geram um custo alto no transporte e conseqüentemente perda de competitividade. O custo logístico impacta diretamente no custo final do produto, e a boa malha logística que a Yannk desenvolveu torna a empresa mais forte e competitiva. No começo das atividades os suprimentos eram adquiridos em São Paulo e Recife, e depois de 2 atrasos na entrega do fornecedor, a empresa se viu obrigada a procurar outras opções.

O aparente custo mais baixo fora de Porto Alegre, fez com que a empresa se detivesse a comprar fora do estado exclusivamente por causa do custo.

Depois repensando todos os fatores, chegamos a conclusão de que pagar à mais para ter um fornecedor local compensa. Esta dificuldade inicial serviu para impulsionar a logística, e a partir daí começamos a lucrar. Nossa rede de distribuição dos produtos produzidos é terceirizada por transportadores e correios. Por ser uma empresa nova em expansão, alguns pedidos são entregues pela própria empresa. Os correios são responsáveis pelas entregas para pessoas físicas e as transportadoras para pessoas jurídicas. (conforme fluxograma modelo 1).

Fluxograma Logístico modelo 1

Obstáculos (gargalo) percebidos na logística.

Atualmente nenhuma empresa investe em um estoque grande, pois sabemos do quanto isso impacta na saúde financeira da empresa. Os estoques são o mínimo possível por causa de vários fatores, entre eles podemos citar capital investido e parado em depósitos, maior espaço físico para armazenagem de um estoque grande, maior quantidade de pessoas para gerenciar a entrada e saída de mercadorias e outros tantos fatores.

A baixa quantidade de mercadorias em um estoque pode gerar uma fragilidade em atender um pedido grande de vendas, e fazer com que a empresa saia correndo desesperadamente em busca de materiais. As estradas estão cheias de carros e os grandes fluxos de veículos geram atrasos, as transportadoras cada vez menos investem em qualificação profissional de seus colaboradores, e isso gera indiferença no manuseio da carga, avarias, perda de volumes, troca de volumes e outros tantos aborrecimentos.

No começo das atividades a empresa percebeu que fornecedores de outros estados poderia não ser uma opção rentável, já que a aparente economia com o custo do transporte em relação a fornecedores locais não se caracterizava na prática. Depois de 2 atrasos na entrega de fornecedores e um desencaixe na cadeia produtiva, causando atraso na entrega para o cliente, nos vimos obrigados a estudar melhor a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com