TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMALIDADES LEGAIS E EXIGÊNCIAS LEGAIS

Tese: FORMALIDADES LEGAIS E EXIGÊNCIAS LEGAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Em função das mudanças sociais, as famílias hoje não contam mais com pessoas que passam os dias trabalhando em casa e que, desta maneira, acompanhavam parentes idosos que exigiam cuidados especiais. Para suprir essa necessidade surgem as famosas “casas de repouso”. Com apartamentos equipados com TV, banheiro, frigobar e ar condicionado, oferecem àqueles que necessitam de atenção, serviços profissionais especializados, dentre eles: assistência médica e enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social, nutrição, além de toda infraestrutura de hotelaria. Um ambiente acolhedor e arborizado é uma das propostas da Casa de Repouso. O atendimento especializado do hotel-residência permite ainda que pessoas, que teriam de permanecer longos períodos internados em hospitais, possam se recuperar em um ambiente mais familiar, com ganho na qualidade de vida. Uma casa de repouso deve ser organizada de forma a atender o idoso da melhor maneira possível, fazendo com que não se sinta em um hospital, mas num clube de lazer.

O país passa por uma grane transformação na sua pirâmide etária. Nos últimos 50 anos, o número de idosos saltou de dois para quinze milhões de pessoas. E nos próximos vinte anos, os idosos poderão ultrapassar a marca de 30 milhões, e representar quase 13% da população, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2000, confirmam essa tendência. A faixa etária das pessoas com mais de 60 anos, hoje somando cerca de 15 milhões, é a que cresce mais. A melhoria do padrão de vida e o desenvolvimento tecnológico são os principais responsáveis por essa longevidade. De olho nisso alguns setores se especializaram no atendimento a pessoas acima de 60 anos que, por alguma deficiência, seja psíquica ou física, ou mesmo por opção, passaram a depender de terceiros. É o caso das Casas de Repouso particulares que surgem no mercado com ares de hotel cinco estrelas. Voltadas para esse nicho de mercado, o surgimento de casas de repouso foi incrementado, já que neste contexto, figuram como um negócio com tendência de expansão nas grandes cidades. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBBG), no País existem cerca de 1,1 mil médicos especializados no atendimento aos idosos no Brasil. Omar Jallul, vice-presidente da SBBG-SP, afirma que dentre as casas de repouso , 85% são micros e pequenas empresas, mas não há dados de quanto movimenta esse segmento.

Considerado um dos fatores de extrema importância neste empreendimento, é aconselhável que o empreendedor faça uma análise das potencialidades do local escolhido, tais como: tráfego, acesso ( esquina e rua de mão dupla são boa opção), número de veículos de frota de táxi nas imediações. A escolho do local para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento.

• FORMALIDADES LEGAIS E EXIGÊNCIAS LEGAIS

Setor de Econômia: Terciário

Ramo de Atividade: Prestação de Serviços

Tipo de Negócio: Casa de Repouso para Idosos

Área mínima necessária para a instalação de uma Casa de Repouso é de aproximadamente 550 m². Essa estimativa pode ser feita em função do número de idosos que residirão na Casa. Esse cálculo é feito para um número de 50 idosos. Estima-se, contudo, que cada quarto ocupe uma área de 6 m², o que seria equivalente a 300 m², apenas a área dos dormitórios. Deve-se, entretanto incluir uma área para a sala de estar, sala de televisão, cozinha, copa, lavanderia, consultórios médicos, escritório e banheiros masculinos e femininos. Aconselha-se que a casa seja estabelecida próxima a um parque e que permita os idosos saírem para caminhar e ficar próximo à natureza. Pode-se também, instalarse em uma área que já possua seu próprio jardim e espaço para caminhar. As instalações, que devem apresentar um excelente nível de conforto e tranqüilidade. Por fim, você deverá considerar o layout interno (ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) e o externo (vitrinas, fachada, letreiros, entrada e saída, estacionamento, entre outros) da sua empresa.

Os equipamentos implementados dependerão substancialmente da estrutura que vai ser montada. Vai variar de acordo com o processo e mecanismo de trabalho

adotado. Um projeto básico certamente contará com:

- Camas especiais

- Aparelhos de TV e vídeos

- Veículo

- Móveis e utensílios para cozinha e refeitório

- Emissora de cupom fiscal

- Telefone

- Fax

- Computador e impressora

São equipamentos e acessórios médico-hospitalares indispensáveis ao bom funcionamento de uma casa de repouso: fraldas, soros, cadeira de rodas, colchão

d'água, andadores, cadeiras de banho, camas hospitalares e equipamentos para pronto-atendimento de urgência.

O investimento varia muito de acordo com o tipo e porte do empreendimento, além do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma Casa de Repouso de pequeno porte, montada numa área de 550 m², será necessário um investimento de R$ 220 mil aproximadamente.

Obs.: os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário

decidir se vale ou não a pena aprofundar a análise de investimento. Uma tendência cada vez mais presente nas empresas que buscam o sucesso é automatizar as diversas atividades desenvolvidas. A automação melhora o dinamismo dos serviços oferecidos, reduzindo filas, tempo de espera, agilizando a emissão de notas fiscais, entre outros. Existem muitas opções que possibilitam essa facilidade: caixas eletrônicas isoladas ou integradas, impressoras para preenchimento automático de cheques, impressoras de notas fiscais nos caixas, código de barras nos produtos, banco de dados sobre cada produto ou serviço e cadastro de clientes. Investigue de que forma a adoção de um equipamento dessa natureza pode ser capaz de incrementar seus lucros. Na hora de selecionar as pessoas que irão trabalhar na sua empresa, você deve levar em consideração as habilidades específicas exigidas para cada tipo de atividade que desenvolverão.

A implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com