TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREELANCERS

Relatório de pesquisa: FREELANCERS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO – 1° SEMESTRE

FREELANCERS

2013

FREELANCERS

Trabalho apresentado ao Curso Administração – 1° semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria Geral da Administração, Cominicação e Linguagem, Homem Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

Professores:

Fabiano Galão

Ivan Campos

Elisa Nantes

Wilson Sanches

Mônica Silva

2013

Como as empresas como a IBM se diferenciam das chamadas organizações burocráticas?

As empresas flexíveis como a IBM não tem mais que ter relações empregatícias com o empregado, apenas lançam seu problema e oferecem recompensa para aquele que tiver a solução mais adequada. A equipe de profissionais efetivos se mantém focado nas atividades internas e de rotina e assim se elimina a necessidade de novas contratações para atividades que exijam pontualidade.

Já existem web sites com pessoas capazes de resolver problemas empresariais. Essas pessoas fazem o trabalho e se sentem estimuladas a resolver o problema em troca de dinheiro. A empresa terá seu problema resolvido e não necessitará usar de toda burocracia que é contratar alguém para resolver um problema que não seja rotineiro. A organização não precisará contratar um profissional altamente qualificado nem pagar altos salários. Elas conseguem entregar seus resultados com prazos e custos menores. Não precisam gastar com infra-estrutura de espaço, máquinas e energia elétrica para os escritórios.

Essas empresas investem muito na motivação e no bem estar dos funcionários conseguindo com isso mais colaboração por parte deles, também possuem modelos de gestão bem mais flexíveis e enxutos. Os colaboradores são incentivados a serem auto-gerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação.

IBM, Google e Facebook; teorias e modelos clássicos de gestão

A IBM tem facilidade para deixar para trás suas políticas e regras para começar algo novo em momentos de crise e se adapta muito bem ás mudanças. Nas empresas burocráticas o funcionário entra e é inserido em um setor que é escolhido pelos líderes, já nas empresas de vanguarda como a IBM os colaboradores escolhem onde e quando querem trabalhar, podem também discutir com os líderes sobre problemas e soluções.

O líder de uma empresa de vanguarda deve ter um excelente pensamento sistêmico. A IBM tem em todas as suas salas placas de publicações internas, a primeira é em respeito ao individuo, no caso, o funcionário que a qualquer momento pode se dirigir a chefia se achar que algo esta em desacordo com seu pensamento, a segunda para prestar melhor atenção ao cliente e a terceira é a busca de excelência que visa o trabalho feito da melhor forma possível, ou seja, gestão estratégica da qualidade. Ela procura ser uma empresa que influencia as mudanças no mercado, ou seja, trabalha em cima da Teoria da contingência.

O Google é considerado uma das melhores empresas para se trabalhar, pois se preocupa com o bem estar dos seus funcionários desde piscina de bolinhas, cortes de cabelo de graça e toaletes especiais. Esta relação entre empresa e funcionários faz com que eles se sintam respeitados e valorizados e se esforcem cada vez mais para oferecerem um trabalho de máxima qualidade e garantir o lucro e bem estar da empresa como um todo.

A empresa utiliza de técnicas de gestão arrojadas para incentivar a criatividade de cada um de seus funcionários, onde demonstram valorizar as necessidades psicológicas do ser humano que são tão ou mais importantes que a necessidade de ganhar mais dinheiro, fazendo com que seus funcionários sintam-se motivados por recompensas sociais, onde cada um se sinta parte importante da empresa, responsáveis diretos para o crescimento profissional e bem estar de todos.

Em todas as empresas existem regras e normas a serem seguidas e respeitadas, onde são estabelecidas as metas e objetivos da mesma. O que diferencia a Google das outras empresas é que as outras impõem suas excessivas regras e normas não dando liberdade aos seus funcionários para expressarem e opinarem sobre possíveis melhorias ao ambiente de trabalho.

O Facebook tem o modelo de gestão como o Google, os funcionários são livres para opinar e recebem incentivos para apresentarem trabalhos satisfatórios.

Essas empresas investem muito na motivação e no bem estar dos funcionários conseguindo com isso mais colaboração por parte deles. Possui modelos de gestão bem mais flexíveis e enxutos. Os colaboradores são incentivados a serem auto gerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação.

Recursos Argumentativos

Os recursos argumentativos são usados para convencer o leitor do que está sendo colocado no texto.

Nos três primeiros itens existem recursos de citação de dados estatísticos, onde se fala em número de funcionários, quantidade de profissionais na área e quantidade de países onde são mais encontrados, e também existe citação de voz de autoridade, pois é citado nomes de empresas conhecidas no mundo para convencer o leitor da veracidade da reportagem.

No quarto item também existe citação de voz de autoridade, mas o que diferencia das anteriores é o uso de discurso direto para dar credibilidade ao que foi escrito, fazendo assim o uso de aspas.

No último há citação de voz de autoridade, citação de dados estatísticos e também o uso de discurso direto.

Vantagens e desvantagens de ser um freelancer

O trabalhador temporário tem a possibilidade de conhecer o trabalho de várias empresas, não precisa cumprir horário, podendo trabalhar no horário que mais achar conveniente, se for uma pessoa ágil poderá realizar mais trabalhos em menos tempo, com isso ganhando mais e sendo reconhecido, sem deixar é claro de fazer um trabalho de qualidade, pode ficar mais perto da família, e trabalhar no silêncio do lar, obtendo pouco nível de interrupção e maior tempo consumido com o trabalho. Porém, existe o lado negativo, os ganhos são variáveis e se um mês der bom no outro pode até não dar nada, no caso de uma doença ou um contratempo não terá como argumentar com o empregador, ela terá que se precaver para um possível imprevisto. Não há um contrato empregatício, portanto não receberá pelos encargos previstos nas leis trabalhistas receberá apenas o que foi combinado, Quase nenhum empregador de trabalhadores informais realiza o desconto ao INSS, não existem benefícios como vale-transporte, vale-alimentação, assistência odontológica, entre outros, ninguém sabe como será o próximo dia, principalmente em regime freelancer, quando empregadores podem dispensar a força de trabalho sem pagar nenhum tipo de indenização prevista na legislação trabalhista, Trabalhadores necessitam de longas jornadas de trabalho para conquistarem salários parecidos com os oferecidos pelas vagas celetistas. Na tentativa de se mostrar como profissional que sabe agradar os clientes, os trabalhos são feito com menor qualidade por causa da escassez do tempo.

Estresse do trabalhador

As conseqüências para o trabalhador que opta por esse tipo de trabalho podem ser positivas ou negativas, dependendo do caso. O trabalho de freelancer está em ascensão em alguns países.

No caso do Brasil existe o problema da legislação que não permite que uma pessoa trabalhe sem vínculos empregatícios, mesmo assim já se pode encontrar muitos trabalhadores nessa área. Nos países mais desenvolvidos é possível se dar bem com isso, pois muitas empresas já utilizam esses trabalhos no seu dia a dia por ser mais fácil e barato.

O fato de ser uma profissão que tem ganhos variáveis pode causar estresse no profissional, pois em caso de uma crise os trabalhos irão diminuir, apesar de que nesse caso os funcionários efetivos também sofrem com isso, mas este terão direitos caso demitidos ao contrários dos freelancers.

...

Baixar como  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »