TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores que afetam a PESQUISA

Relatório de pesquisa: Fatores que afetam a PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

PROCURA / OFERTA - Conceito Básicos

Resumo

ESTRUTURA DO DOCUMENTO

I - O que é PROCURA?

II - O que é Oferta

III - A Hipótese Coeteres – Paribus

IV - Fatores que Influencia a Oferta

V - Fatores que Influencia a PROCURA

VI - Bens Substitutos

VII - Bens Complementares

VIII - Elasticidade PROCURA

IX - Elasticidade Oferta

I – PROCURA

PROCURA significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A PROCURA pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.

II – OFERTA

A função oferta representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade desse mesmo bem que os produtores estão dispostos a produzir e a vender.

III - A hipótese “Coeteris Paribus”

É uma expressão latina que quer dizer que: “tudo o mais constante”, que faz lembrar que todas as demais variáveis, salvo as que estão em observação (análise), são consideradas constantes. Permite por exemplo: que o preço de um serviço se modifique, considerando que os homens que trabalham na execução da tarefa, otempo de trabalho, e a quantidade do serviço executado permaneçam inalterados (constantes).

IV – Fatores que Influencia a Oferta

1º - Preço: Caso haja uma elevação de preços é natural que os produtores se sintam mais propensos, ou seja, mais interessados em produzir.

2º - Escassez de bens substitutos: Caso um bem substituto sofra uma redução em sua oferta os produtores do bem que substitui ao primeiro podem se sentir mais interessados em produzir para saciar a PROCURA que agora está aberta.

3º - Redução nos custos de produção: Em alguns momentos os preços das matérias primas de determinado produto sofrem uma, assim é possível produzir uma quantidade superior com uase a mesma quantia de capital, assim podem gerar estoques, exportar ou até mesmo vender no mercado com um preço inferior.

4º - Procura: Caso haja um aquecimento no nível de PROCURA da sociedade por determinado bem ou pelo bem substituto deste primeiro bem é certo que os produtores elevarão o nível de produção para saciar tal fator.

Outros fatores mais complexos seriam os subsídios do governo ou a eliminação de impostos além da redução das taxas de juros, todos esses aspectos influenciam o nível de oferta.

V - Fatores que Influenciam a PROCURA

Costuma-se definir a procura, ou PROCURA, individual como a quantidade de um determinado bem ou serviço que o consumidor deseja adquirir em certo período de tempo.

Nesta definição é preciso destacar dois elementos. Emprimeiro lugar a PROCURA é um desejo de adquirir, é uma aspiração, um plano, e não a sua realização. Não se deve confundir procura com compra, nem oferta com venda.

PROCURA é o desejo de comprar. Em segundo lugar, a PROCURA é um fluxo por unidade de tempo. A procura se expressa por uma dada quantidade em um dado período.

VI – Bens Substitutos

Bem substituto é o nome dado na Economia a um bem que possa ser consumido em substituição a outro. Por exemplo, margarina e manteiga são em geral consideradas bens substitutos, uma vez que exercem basicamente a mesma função.

É raro encontrar bens que sejam substitutos perfeitos, os quais o consumidor aceita substituir, um pelo outro, a uma taxa constante; em outras palavras, o consumidor é indiferente ao escolher entre bens substitutos perfeitos. Na prática, diferenças de funcionalidade e fatores subjetivos afetam o quanto um bem pode ser substituído por outro.

VII – Bens Complementares

Bens complementares são bens que só quando utilizados em conjunto satisfazem a necessidade inerente. Por exemplo, a gasolina e um automóvel, só em conjunto satisfazem a necessidade de deslocação inerente; o hardware e o software de computador, só em conjunto satisfazem a necessidade de computação inerente, etc.

VIII – Elasticidade de PROCURA

É o quanto o consumo de um produto varia de acordo com seu preço. Está ligado com sua utilidade marginal, ou seja, a vantagem e o custo de adquirir mais um. Exemplo, se um carrozero está a R$500 (um centésimo do seu preço mais ou menos), vai vender absurdamente, até esgotar o estoque, ou seja, tem muita elasticidade. Já se um pacote de sal estiver R$0,01 (um centésimo do preço também), por exemplo, mesmo assim ninguém vai comprar ao ponto de encher sua casa de sal, ou seja, a elasticidade é baixa. Outra coisa que tem elasticidade baixa (ou seja, não varia o consumo com o preço) são produtos viciantes como cigarro, pois quem é viciado paga qualquer preço, então aumentar demais os impostos, por exemplo, não abaixaria o consumo, só empobreceria os consumidores.

IX – Elasticidade de Oferta

Conceitue e defina elasticidade-preço da PROCURA (ε). Represente graficamente e explique as diferentes situações da PROCURA, com respeito à elasticidade-preço, listadas abaixo:

A elasticidade é uma medida da resposta de compradores ou de vendedores a mudanças nas condições do mercado. A elasticidade-preço da PROCURA, por sua vez, mensura a sensibilidade da quantidade procurada de um bem a variações em seu preço.

É calculada da seguinte forma:

|ε| = |variação percentual da quantidade PROCURAda| = |(Δq/q0)|/|(Δp/p0)|,

|variação percentual no preço|

ELASTICIDADE

Cada produto tem uma sensibilidade específica com relação às variações dos preços e da renda. Essa sensibilidade ou reação pode ser medida por meio do conceito de elasticidade. Genericamente, a elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com