TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas de comunicação empresarial da empresa "Braskem"

Pesquisas Acadêmicas: Ferramentas de comunicação empresarial da empresa "Braskem". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

JOÃO BATISTA DO NASCIMENTO FILHO

COMUNICAÇÕES E FERRAMENTAS

Cidade

Ano de entrega

JOÃO BATISTA DO NASCIMENTO FILHO

COMUNICAÇÕES E FERRAMENTAS

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comportamento Organizacional;Homem,cultura e sociedada; comunicação e linguagem; Fundamentos e teoria Organizacional.

Prof. Mônica Maria Silva

Wilson Sanches

Sebastião Oliveira

Karen Mangagonotti

Mácia Bastos

JOÃO PESSOA

2014

Analisando o texto “Relatos diferentes, uma narrativa”, percebe-se a comunicação é superimportante para o profissional da administração, ela é uma via que dever ser lógica, clara e objetiva para os investidores e a companhia, se houver falhas de comunicação ou uma má interpretação, poderá causar danos como prejuízo financeiros, constrangimento pessoal e descontrole na execução da tarefa, pensando um pouco mais sobre esse aspecto que a empresa Braskem desenvolver relatos a partir da narrativa se preocupando em estabelecer um contato estreito entre a equipe de comunicação e outros setores envolvidos, como a área de relações de investidores ou de recursos humanos.

Na Braskem há uma comunicação direta entre equipe de comunicação e outras áreas da companhia, como a de relações de investidores, o que de fato é uma iniciativa importante, pois alguma informação a ser transmitida e de responsabilidade da comunicação, por ser transmitida de forma escrita, verbal e não verbal. Pessoa recebe uma variedade de informações de diversos canais. O papel da comunicação dentro das empresas caracteriza-se cada vez mais estratégico.

A empresa citada lidar com leque de ferramentas da comunicação empresarial, buscando caminho a ser superado, com isso o ser humano sendo o centro da atenção, incentivando cada vez mais e sempre respeitando o meio ambiente, apesar do avanço tecnológico de máquinas, onde muitas delas substituem o trabalho humano. Sabendo que o ser humano é o maior bem da companhia. Notasse que, dentro do processo de comunicação o responsável pela transmissão de informação tem que ser conhecedor do publico alvo para ter clareza e sucesso na transmissão. Não existe comunicação perfeita, evidência mostra que a comunicação certa demonstra o aumento de produção dos funcionários. Com isso, é um papel significativo na motivação das pessoas no ambiente organizacional e pode ser relacionada também com a previsão de rotatividade. Cada companhia tem suas fórmulas e métodos. Não por acaso, as empresas que mais se destacam em seus setores e lideram rankings como o das melhores empresas para se trabalhar ou para se investir, contam inevitavelmente com uma comunicação corporativa eficiente e de status no âmbito da alta direção, na qual de acordo com os caminhos seguidos se insere a Braskem. Pois seus investimentos em comunicação corporativa têm acompanhado o ritmo do crescimento de importância, ainda que muitas empresas não divulguem esse montante isolado da verba total de marketing.

A cultura organizacional é influenciada por uma série de elementos. Os Proprietário ou líderes da organização é quem contribui mais para a formação e “formatação” da cultura da companhia. A influência se dá pelo poder que estes detêm na empresa por meio do modelo de gestão, e o modelo de gestão é produto do subsistema institucional, que representa as principais determinações, vontades e expectativas do proprietário ou principal gestor, de como as coisas deve acontecer na companhia.

O modelo de gestão é o instrumento de sob importância na empresa, tem como objetivo as crenças e valores dos líderes da empresa (proprietários e líderes). O modelo de gestão é o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha da melhor caminho para a empresa a cumprir sua missão positiva.

É importante que as empresas busquem um maior nível de congruência de seus valores com os valores do ambiente externo. Neste sentido, uma cultura adequada a uma empresa é aquela que procura estar em acordo com a cultura do meio que atua. A cultura se movimenta ou se modifica conforme as pessoas na empresa, principalmente os gestores respondem aos desafios do ambiente externo. Assim, como principal influenciador da cultura organizacional o modelo de gestão deve permitir e fomentar uma cultura organizacional com capacidade de adaptação às mudanças do meio. Que de acordo com o texto no qual se embasou a motivação do trabalho é mostrado na emprese referente.

Diante de todas essas considerações feitas de tão significativa relevância o modelo de gestão deve ser aquele que provê, à cultura organizacional, flexibilidade para corresponder às mudanças do meio. Para tanto, o modelo ideal deve ser estruturado tomando por base os aspectos discutidos no processo de gestão para padronizar as atividades, bem como forma de levar a empresa de uma situação atual a uma situação objetivada é necessário que o processo de gestão seja constituído de planejamento estratégico, com o fim de obtenção das diretrizes capazes de garantir a continuidade da empresa - de planejamento operacional - com fim de implementar as diretrizes estratégicas e garantir a eficácia necessária à continuidade, e controle para acompanhamento dos resultados de acordo com os planos.

A flexibilidade do modelo está em possibilitar a participação e contribuição das pessoas envolvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com