TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas e Estratégia de Marketing

Trabalho acadêmico: Ferramentas e Estratégia de Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Ferramentas e Estratégia de Marketing

Sumário

Introdução 1

Estratégia de Marketing 2

Ferramentas de Marketing 3

Conclusão: 5

Referencias 5

Introdução: Neste trabalho irei abranger uma breve analise sobre estratégia de marketing e suas ferramentas, a fora de como uma boa estratégia junto com suas ferramentas podem contribuir no desenvolvimento de um produto de uma empresa.

CAPITULO 1

Estratégia de Marketing

Estratégia de marketing é a elaboração de planos de planos para atingir objetivos.

Segundo Kotler(2006), a estratégia é um plano de como chegar lá. Para cada negocio é necessário estabelecer sua própria estratégia para atingir suas metas.

A estratégia de marketing se define em como a empresa vai satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes de forma que não perca o foco da empresa.

Embora existam vários tipos de estratégia um ponto de partida para uma boa analogia é a liderança total em custos, diferenciação e foco.

A importância da abordagem na estratégia de marketing de modo geral baseia-se no estudo detalhado de variáveis controláveis ou relativamente controláveis, onde as controláveis são as de passiveis gerenciamento e que podem ser direcionadas ou modificadas de acordo com as necessidades do mercado e as relativamente controláveis que dependem das forças macro ambientais e micro ambientais que não podem ser gerenciadas por empresas, pois são forças externas e que influenciam as ações do marketing e todos os competidores que estão no mercado.

O marketing estratégico é relativo a funções que a produção e venda do produto, inclui o estudo do mercado, a escolha do mercado alvo, a concepção do produto, a fixação de preço, a escolha de canais para distribuição e uma estratégia de comunicação e produção.

Já o marketing operacional tem funções posteriores à produção, como: a criação e desenvolvimento de campanhas de publicidade e promoção, ação de vendedores e marketing direto, distribuição de produtos, merchandising e os serviços pós-vendas.

A função da estratégia de marketing é seguir a evolução do mercado de referencia, identificar os diferentes produtos atuais ou em potencial, fazer uma análise das reais necessidades a se satisfazer e orientar a empresa quanto a oportunidades existentes ou criar oportunidades atrativas.

Algumas estratégias usadas pelo marketing estratégico são:

• Desenvolvimento de pesquisas: Onde se determina as necessidades das informações, reúne informações secundarias e fontes de informações comerciais.

• Métodos de contatos: questionários postais, entrevistas telefônicas, entrevistas pessoais, coleta de informações na internet, apresentar plano de pesquisa, implementar plano de pesquisa e interpretar e reportar a informação recolhida.

• Estimar a procura futura: previsão do ambiente econômico, previsão industrial e previsão de vendas da empresa.

Para se criar uma estratégia de marketing que atenda as necessidades de um mercado alvo os profissionais de marketing precisam ter em mente como o produto seria categorizado para a maioria dos consumidores a fim de elaborar uma estratégia adequada.

CAPITULO 2

Ferramentas de Marketing

Ferramentas de marketing fazem parte das estratégias utilizadas para atingir os objetivos e metas das empresas.

As mais conhecidas são os 4PS:

• Preço: volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço.

• Praça: A distribuição do produto em pontos de venda.

• Produto: Algo que pode ser oferecido ao mercado para satisfazer as necessidades ou desejos de consumidores.

• Promoção: Estratégias de divulgação utilizadas, propaganda, promoção de vendas, relações publicas e marketing direto.

Apesar dos 4PS serem os mais conhecidos existe varias outras ferramentas de marketing que podem ser utilizadas como forma de estratégia.

• Benchmarking:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com