TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financiamentos

Resenha: Financiamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Resenha  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

O CMV é obtido pela diferença entre o valor das Vendas efetuadas num determinado período e o valor do Custo das Mercadorias vendidas incorrido nesse mesmo período.

Os impostos recuperáveis pelas empresas na atividade industrial são: IPI (Imposto sobre produtos industrializados) e o ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestação de serviço de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação).

Tributos rurais:

• ITBI- Imposto sobre transações de bens imóveis

• IPVA- Imposto sobre a propriedade de veículos automotores.

Tributos municipais:

• ISS- Imposto sobre serviços.

• IPTU- Imposto sobre a propriedade territorial urbana.

Tributos federais:

• IRPF- Imposto de renda pessoa física.

• IRPJ- Imposto de renda pessoa jurídica.

• IPI- Imposto sobre produtos industrializados.

• IUM- Imposto único sobre minerais.

• IPTR- Imposto sobre a propriedade territorial rural.

Exceção para as microempresas a escrituração dos impostos (ICMS e IPI) é obrigatória e deve ser feita em livros fiscais específicos (Os livros registro de entrada modelo (1) e registro de saída modelo (2), serão utilizados por empresas industriais e comerciais, sujeita simultaneamente, às legislações do ICMS e IPI. Os livros registro de entrada modelo 1-A e registro de saída modelo 2-A serão utilizados por empresas comerciais sujeitas apenas a legislação do ICMS; O livro de registro de apuração do IPI será utilizados por empresas industriais contribuintes do IPI; O de registro de apuração do ICMS será utilizados por empresas comerciais contribuintes do ICMS.) Para a apuração fiscal no final do mês.

A emissão da nota fiscal determina em relação aos impostos recuperáveis duas posições fiscais: Créditos e débitos.

Os créditos são representados pelas entradas dos materiais adquirido pelas importações ou pelas devoluções dos produtos acabados efetuados pelo cliente. Essas operações geram créditos dos impostos respectivos. Os débitos são conseqüência da escrituração contábil das saídas, provenientes das vendas realizadas aos clientes, ou dos materiais rejeitado pela produção e devolvido aos fornecedores, esse procedimento determinam os débitos dos impostos nas notas fiscais.

Para controlar o seu estoque final existem basicamente dois tipos de sistemas de controle de estoque, que diferem na forma como os estoques são verificados, o que influi na época em que os pedidos são efetuados.

São eles:

1. Sistemas de inventario periódico;

2. Sistemas de inventario permanente.

O Sistema de Inventário Periódico consiste em um sistema simplificado de apuração do Custo de fabricação, pois não exige a prática de controles minuciosos, nem a utilização de pessoal especializado.

É chamado de periódico, porque o inventário da matéria-prima, dos produtos acabados e dos produtos em elaboração, necessários para se apurar o Custo de Fabricação e também o Custo dos Produtos Vendidos, só é levantado no final de um período.

Este sistema apura o Custo Global de Fabricação de um determinado período, que pode ser um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre ou um ano, conforme o interesse da empresa.

O Inventário Periódico é permitido pela legislação, por isto é muito utilizado por empresas de pequeno e médio porte. Sua simplicidade facilita a apuração do Custo Global da produção de um exercício (ano), por isto sua utilidade é na maioria das vezes apenas contábil.

Portanto a utilidade gerencial para a tomada de decisão deste sistema é restrita, pois só é possível apurar o Custo Unitário, se a empresa produzir um único tipo de produto. Pelo sistema de inventário periódico, a companhia registra todas as suas compras durante o exercício em uma conta cumulativa, não apurando ou contabilizando o custo das mercadorias vendidas após cada venda. No final de cada exercício, é feito um inventário físico para apuração do estoque final, e o estoque somado as compras menos o estoque final encontrado representará o CMV.

Dentro do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com