TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças E Orçamento

Artigos Científicos: Finanças E Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

POLO: JOINVILLE-SC

Curso: Processos Gerenciais

Disciplina: Finanças e Orçamento

ANADIR DALABRIDA -6783373106

GABRIEL RIBEIRO DA SILVA – 7321547970

Profª. Ma. Renata M. G. Dalpiaz

JOINVILLE, 02/06/14

INTRODUÇÃO

Com a elaboração dos exercícios propostos por esta ATPS podemos vivenciar e evidenciar a grande necessidade de um planejamento cuidadoso e minucioso, atendendo assim os conceitos primos da empresa (missão, visão e valores).

Um bom planejamento deve abranger todos os setores e segmentos da empresa, deve estar atento às mudanças que possam ocorrer no cenário em que está inserido e, acima de tudo, não pode ser “intocável”. Deve estar sempre ao acesso dos funcionários, para que estes, possam contribuir para o alcance das metas nele traçadas.

Evidenciaremos a importância do orçamento andar junto e a favor do planejamento estratégico, veremos como os dois devem andar juntos para garantir o sucesso e sobrevivência da empresa em seu meio de atuação.

ETAPA 1

1 – O que é Planejamento?

A palavra planejamento significa o ato ou efeito de planejar, que nada mais é do que criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo. Objetivo este, que no planejamento empresarial, deve ser consonante à Visão, Missão e Valores da empresa.

Salientamos que esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes. Mas, em resumo, planejamento é a programação concebida antecipadamente de procedimentos adotados para atingir seus objetivos, com o foco no futuro, este podendo ser realizado a curto ou a longo prazo.

2 – Qual o objetivo do planejamento estratégico?

O principal objetivo do planejamento estratégico é atingir da melhor forma possível metas empresariais que foram almejadas antecipadamente, tendo em vista pontos como: lucratividade, legalidade e viabilidade, entre outros.

Observamos e estamos em concordância com o PLT 478 (páginas 27 a 28), quando enfatiza alguns paradigmas como no que diz que “o planejamento deve ser tratado e considerado como uma arte” e que, portanto, apenas pode ser delegada a “gênios, brilhantes, pensantes e criativos” ou apenas para cargos elevados na pirâmide empresarial. Em nossa pequena experiência empírica observamos que as habilidades administrativas, assim como as habilidades artísticas podem, e devem, ser desenvolvidas por qualquer pessoa. Do contrário não teria sentido um curso superior nesta área, tendo em mente que “gênios” nascem prontos.

É fato que muitas vezes, devido às turbulências do dia-a-dia, o planejamento não é seguido à risca, ou ainda, que este não é confeccionado com esmero, fazendo com que nem todos os pontos sejam executáveis.

Um bom planejamento deve servir como guia para alcançar as metas focadas e assim garantir, além da perpetuação da empresa no mercado, também o sucesso.

3 – Quais os Elementos do planejamento estratégico?

Os elementos que devem conter o planejamento estratégico, assim como toda e qualquer ação de uma empresa de sucesso, devem estar a favor do seu sucesso e de acordo com o VVM desta. Devem sempre ter o foco num futuro hipotético, com o objetivo de torna-lo realidade, transpassando as dificuldades que possam surgir no meio desta jornada.

Com base nos conceitos supracitados podemos evidenciar que os principais elementos que compõem um planejamento estratégico são: missão, visão de futuro, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores, ações operacionais e metas.

4 – Qual a importância do orçamento no planejamento estratégico?

A partir de um orçamento eficiente é possível efetuar, com maior quantidade de acerto e por consequência, também, com maior facilidade, um planejamento estratégico mais viável/executável.

De acordo com nosso material de apoio (PLT 478), diversos autores concordam que, independente do porte da empresa, é necessário um bom controle orçamentário para poder planejar ações futuras, otimizar estoque, melhorar os fluxos de caixa e patrimônio.

Há diversas modalidades de orçamentos, que podem ser divididos por setores e usos, assim como também há várias aplicações para os mesmos. Cabe aos gestores identificarem aquele que melhor cabe às necessidades da empresa.

ETAPA 2

Principais conceitos de Orçamento e sua importância.

O orçamento empresarial é uma projeção do cenário atual, com base em valores históricos, prevendo eventuais modificações que possam ocorrer. Tem como finalidade ajudar a manter o foco do planejamento estratégico, assim mantendo a empresa em funcionamento.

Conforme CREMONEZZI (2010):

"A capacidade de previsão de uma empresa esta na competência de gerenciar cenários futuros de forma dinâmica, rápida e eficaz. Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o orçamento. O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato fiel e antecipado do ambiente em que a empresa atua, é a bússola do gestor, é o mapa das ações operacionais em busca da tradução da estratégia."

Sabendo que o termo previsão tem como raiz a palavra prever (pré-ver), é sabido que os orçamentos, assim como os cenários, são sujeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com