TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças E Orçamento

Monografias: Finanças E Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  2.662 Palavras (11 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

Capítulos Pág.

Introdução............................................................................................ 01

Conceitos Básicos da Contabilidade....................................................... 02 a 05

Orçamento Empresarial......................................................................... 05 a 07

Planejamento Orçamentário.................................................................. 08

Orçamento de Vendas........................................................................... 08 e 09

Conclusão............................................................................................ 10

Bibliografia........................................................................................... 11

INTRODUÇÃO

O campo de finanças tem se ajustado as dramáticas mudanças dos últimos anos. O conhecimento de finanças tornou-se essencial para pessoas engajadas na prática de conduzir negócios. Antes de 1970, a ênfase desse tema caía sobre as novas formas de melhoria efetiva na administração do capital de giro, incrementando métodos para a manutenção de registros financeiros e para interpretação de demonstrativos.

Atualmente a ênfase é sobre as formas de orçamento, em recursos escassos e investir os fundos em ativos ou projetos que rendam a melhor compensação entre o risco e o retorno.

Independente do tamanho da empresa, elaborar um orçamento cuidadoso é uma atitude prudente. Um orçamento detalhado premia o gestor que trabalha pelo curto prazo e ao mesmo tempo cuida da perpetuação da empresa.

De acordo com Gropelli e Nikbakht (1998), “Finanças é a aplicação de uma série de princípios econômicos para maximizar a riqueza de valor total ao negócio”.

PLANEJAMENTO

É o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas. É a técnica que absorve as incertezas e aumenta as chances de sucesso do desempenho da empresa. É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que sejam executadas de forma adequada, considerando aspectos como o prazo, qualidade, segurança, desempenho entre outras condicionantes.

É uma ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando um trâmite adequado reavaliando todo o processo a que o planejamento se destina, sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Essa deliberação busca alcançar da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. Uma atividade premeditada exige deliberação quando se volta para novas situações ou tarefas e objetivos complexos, ou quando conta com ações menos comuns. O planejamento também é necessário quando a adaptação das ações é coagida, por exemplo, por um ambiente crítico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com terceiros ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico. Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome tempo e dinheiro recorre-sea ele, apenas quando é necessário ou quando na relação custo-benefício se faz obrigatório planejar.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente. Trata-se de um processo contínuo durante o qual é definidos e revisados a missão da organização, a visão de futuro, os objetivos e os projetos de intervenção que visam a mudança desejada. É o processo de seleção dos objetivos de uma organização. É a determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo à

consecução das metas e o estabelecimento de métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos.

As estratégias são traçadas com base na análise do ambiente levantado, após uma priorização dos principais objetivos e agrupamento por temas. O seu resultado é denominado Plano de Negócios.

É o processo de planejamento formalizado e de longo alcance, empregado para definir e atingir os objetivos organizacionais. É o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro. É um processo permanente, vivo, dinâmico, capaz de incorporar as mudanças do ambiente, e deve durar enquanto a empresa existir. Esse processo aglutina forças e mobiliza a empresa como um todo e independente do seu porte, indica a direção certa.

O Planejamento Estratégico é o processo de desenvolver e manter um ajuste estratégico entre os objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de marketing em um mercado de contínua mutação. As empresas efetuam etapas do planejamento com a participação de colaboradores de diversos setores, promovendo o comprometimento de todos; é a Gestão Participativa.

O planejamento Estratégico permite que todos os esforços realizados pela organização tenham unidade e sejam coerentes com o objetivo único de obter um desempenho superior.

“O Planejamento Estratégico não pode ser fixo, o processo precisa ser vivo e com disciplina bem aplicada trará bons resultados para uma organização.” (CHIAVENATO, IDALBERTO; 2003).

ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com