TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de Caixa – sua importância

Resenha: Fluxo de Caixa – sua importância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

Fluxo de Caixa – sua importância

O fluxo de caixa assume importante papel no planejamento financeiro das empresas. Compreende-se como Fluxo de Caixa, os registro e os controles existentes da movimentação do caixa, compreendendo assim as entradas e saídas dos recursos financeiros que tenham ocorrido em um determinado intervalo de tempo. Logo o fluxo de caixa é uma prática dinâmica, que deverá ser revista e atualizada constantemente, com vistas a ser útil na tomada de decisões.

Neste trabalho, procurar-se-á dar o enfoque contábil à Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos como instrumento para análise financeira das empresas e da Demonstração do Fluxo de Caixa na perspectiva futura.

Através do Fluxo de Caixa, a administração da empresa poderá adotar medidas que possibilitam a boa gestão dos seus recursos, evitando desta forma problemas de liquidez e insolvência, que são a maior ameaça à contabilidade das empresas.

A correta aplicação da ferramenta fluxo de caixa, dará condições do administrador conhecer o quanto a sua empresa é independente Revista Eletrônica de Contabilida de financeiramente. Através da análise da sua capacidade de geração de recursos com vistas a saldar seus compromissos e remunerar seus investimentos. Poderá também avaliar a sua capacidade de financiamento do capital de giro próprio, ou ainda se dependerá de recursos externos. Conhecendo desta forma sua capacidade de expansão com recursos próprios, que foram produzidos a partir das suas operações, aferindo assim, seu efetivo potencial para implementação de investimentos, financiamentos, distribuição de lucros ou pagamento de dividendos.

Produzirá ainda, indicadores do momento ideal para a realização de empréstimos ou captação de recursos externos, com vistas a cobrir eventuais situações deficitárias, ou implementações que necessitem de recursos adicionais, além de permitir a correta decisão sobre os excedentes de caixa, aumentando desta forma os ganhos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com