TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forças De Porter

Dissertações: Forças De Porter. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  1.706 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do Mercado Imobiliário de Erechim com base no Modelo das Cinco Forças de Porter.

O mercado imobiliário de Erechim esta com grande potencial motivado principalmente pelo crescimento industrial e das empresas de nossa cidade. Existem cerca de 20 imobiliárias em Erechim, sendo que oito destas são concorrentes diretas.

RIVALIDADE ENTRE EMPRESAS CONCORRENTES: A demanda do mercado é amplo, o que atenua a rivalidade entre estas empresas é que mercado está aquecido devido os programas governamentais que dãocrédito para que pessoas de todas as classes sociais possam participar destes programas habitacionais.

FORNECEDORES: Constituídos principalmente por proprietários particulares de imóveis e construtores especializados em projetos de moradia, como cooperativas de habitação. A imobiliária funciona como intermediária entre o proprietário e o consumidor. Não possuem poder de barganha muito considerável, e se optarem por comercializar diretamente não terão muita exposição junto ao consumidor, necessitando de um corretor e de uma imobiliária para efetuar o negócio com clareza e expondo o seu imóvel.

CONSUMIDORES: Formados por pessoas que moram sozinhas, famílias, pessoas que residem juntas por conveniência e também por aquelas que vêm de cidades da região para trabalhar e estudar. Também não possuem muito poder de barganha, sendo que os preços são bastante padronizados e a demanda grande.

.

ENTRANTES: Pelo fato de o mercado ser amplo, existe a possibilidade de novas empresas ingressarem no mercado. Contudo, como já existem empresas tradicionais, o nosso projeto de imobiliária em um bairro de grande porte tira o foco de este tipo de empresa estar alocada no centro do município, buscando novos clientes que não necessitam se deslocar a parte central, parabuscar seu objetivo.

PRODUTOS SUBSTITUTOS: Hotéis, pousadas e pensões. Não ameaçam o mercado para as imobiliárias, os clientes procuram uma moradia para longo prazo. Os hotéis e pousadas por serem mais caros e as pensões por não existirem em grande quantidade e dependerem muito de relações interpessoais entre proprietários e consumidores, além do mais que nosso público alvo esta com interesse em adquirir um imóvel e não e locar por curto espaço de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com