TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As 5 Forças De Porter

Monografias: As 5 Forças De Porter. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  2.896 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo Michael Eugene Porter existem 5 forças atuantes que determinam o potencial de lucro final na indústria, são elas :

• Ameaça de novas entradas

Para Porter, a entrada de novas empresas no mercado trazem uma nova realidade pois além de lutar para manter seus consumidores existe ainda a necessidade de alavancar outros clientes tornando a competição entre as empresas mais intensa. Nesse caso pode haver 02 consequências: A queda nos preços ou o inflacionamento dos custos dos participantes e isso reduz a rentabilidade do segmento como um todos. No mercado cervejeiro essa ameaça reflete bastante na produção artesanal, pois apesar dos custos serem maiores ela alavanca consumidores fieis.

• Rivalidade entre os concorrentes

Ocorre quando uma determinada indústria tem sua rentabilidade afetada pela concorrência, ou quando existe a possibilidade de aumentar sua parcela no mercado. A rivalidade assume a forma de disputa e são utilizadas táticas de concorrência de preços, lançamentos de novos produtos, e campanha de vendas de forma massiva. No mercado cervejeiro a rivalidade entre os Concorrentes é a força competitiva mais significativa e certamente o palco onde se definirá o sucesso, ou fracasso, dos atuais e futuros participantes do mercado. A indústria da cerveja no Brasil é dominada, hoje, por apenas quatro produtores: Brahma, Antártica, Kaiser e Schincariol. Porém, mesmo não sendo um mercado caracterizado por uma grande quantidade de concorrentes, a disputa é intensa devido ao relativo equilíbrio das suas estratégias de preço e propaganda. Finalmente, a facilidade (baixo custo) que o PDV tem para mudar de fornecedor é outro ponto desfavorável aos fabricantes da indústria cervejeira, que facilmente podem perder pontos importantes da sua rede de distribuição para os concorrentes.

• Ameaça de produtos substitutos

Os bens substitutos são os produtos de um concorrente que não são similares ao da sua empresa, mas que atendem a mesma demanda de necessidade dos clientes. Não competem na mesma proporção, mas tiram uma fatia de seu mercado. A influência dos produtos "substitutos" no mercado cervejeiro é muito pequena se considerarmos a longa tradição da cerveja que nasceu, provavelmente, na Idade Média e até hoje é saboreada pelos consumidores. O que exerce forte influência neste mercado é a relação de dependência entre o nível de renda da população e o consumo de cerveja. Muitas pessoas deixam de tomá-la - ou a substituem por outra bebida alcoólica - em períodos de condições financeiras desfavoráveis, mas isto não pode ser considerada uma substituição pois o desejo do produto cerveja permanece, e, assim que a economia e o nível de renda melhoram, os consumidores retornam ao seu hábito

• Poder de negociação dos clientes

É a capacidade de barganha dos clientes em relação as empresas do setor de mercado, ou sejam está relacionada com o poder de decisão dos compradores a respeito dos atributos, preço e qualidade de um produto e serviço. Quem conquista melhor o cliente final. O poder de negociação dos clientes compradores (Pontos de Venda - PDV’s) tem se apresentado na forma de barganha por menores preços, "jogando" os concorrentes fornecedores uns contra os outros. Considerando que a venda de cerveja geralmente representa um grande percentual no faturamento de um Ponto de Venda, fica bastante difícil a negociação entre a indústria e o dono do ponto, uma vez que este se sente motivado a empenhar todos os seus recursos e energia para forçar preços de custo menores e condições de pagamento mais favoráveis. Além disto, a "fidelidade" e a "lealdade" dos donos dos pontos de venda - e mesmo dos consumidores finais - têm estado em baixa, pois o quesito qualidade intrínseca do produto, ou seja, sua conformidade com relação às suas especificações, tem se aproximado muito entre os fabricantes. Como decorrência, a diferenciação está gradativamente passando para o posicionamento dos produtos em mercados segmentados, alterando-se características tais como o seu "sabor" e a "manuseabilidade" (opção de vários tipos de embalagens). Estas são características muito subjetivas e sujeitas a influências de esforços publicitários.

• Poder de barganha dos fornecedores

Na etapa de fornecimento de insumos e serviços ao setor de compras de uma empresa, os fornecedores possuem poder de barganha em setor monopolizado por poucos fornecedores, quando o produto fornecido é exclusivo (ou quando a recisão e troca de fornecedor gera aumento dos custos), ou quando a empresa comprada não interessa muito. Para o mercado cervejeiro vemos situações diferenciadas, pois as matérias primas para a fabricação do produto são obtidas de formas diferenciadas, por exemplo: A água, um dos principais componentes do custo de fabricação, é obtida a partir de utilidades públicas, lagos ou poços localizados perto das cervejarias. Esta matéria-prima é abundante no Brasil, portanto não representa um problema de fornecimento. A dificuldade reside na obtenção do malte e do lúpulo, também matérias-primas fundamentais da cerveja, e na obtenção de latas de alumínio para embalagens que até há pouco tempo tinham apenas um fabricante no Brasil. O lúpulo é importado sendo sua qualidade essencial para o "sabor" e o "aroma" da cerveja. Já o malte é resultado do beneficiamento da cevada, da qual o Brasil não é um grande produtor, e dois são os fatores que influenciam a obtenção de um malte de qualidade: a tecnologia da maltaria, que deve ser moderna; e o transporte maltaria/fábrica de cerveja, que não deve ser realizado entre grandes distâncias devido a perda da qualidade pela "quebra" de grãos. Quanto a embalagem do tipo lata, recentemente três novos produtores entraram no mercado brasileiro, criando concorrência no setor com a consequente diminuição de preços.

Ainda segundo Poter, a partir da analise dessas 5 forças a empresa poderá adotar estratégias adequadas a cada nova situação que encontrar.

...

Baixar como  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »