TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Franquia Bob's

Exames: Franquia Bob's. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia administrar se tornou um desafio muito grande para os empresários de todos os segmentos. A concorrência está cada vez mais acirrada, a carga tributária é alta e os lucros são baixos. No entanto, para sobreviver em meio a esta guerra é preciso conhecimento e habilidade para poder tomar decisões certas e estratégicas.

Veremos a seguir que para todo problema existe uma solução, basta analisar rigorosamente o mesmo e também a viabilidade da solução encontrada. Cito como exemplo um estudo de caso que veremos no decorrer deste trabalho, aonde uma empresa Gráfica vinha sofrendo com a alta rotatividade de funcionários no setor de entregas. Sendo assim, o gerente da Gráfica teve de agir para tentar solucionar o problema, e sua decisão foi terceirizar aquela atividade que era o setor de entregas.

O gerente da Gráfica Arizona convenceu seu melhor funcionário a abrir sua própria empresa de transportes, onde poderia contratar como funcionários seus colegas de trabalho que seriam os motoboys responsáveis pelas entregas da Gráfica. A Gráfica deu todo o apoio necessário para o novo empresário e se tornou sua cliente, com isso resolveu seu problema de rotatividade dos funcionários e ainda pode focar mais em sua atividade principal.

2 DESENVOLVIMENTO

Hoje em dia pode-se considerar o intra-empreendedorismo uma boa alternativa para segurar por perto o bom funcionário de sua empresa. Mas para essa idéia funcionar sua empresa deve dispor de dinheiro para investimento com retorno em longo prazo, se espera retorno imediato é melhor desistir dessa idéia. O intra-empreendedorismo pode ser considerado o empreendedorismo dentro de uma estrutura empresarial já existente.

De acordo com Hisrisch e Peters (2004, p.58), “o intra-empreendedorismo é um meio de estimular e, com isso, capitalizar os indivíduos em uma organização em que acham que algo pode ser feito de um modo diferente e melhor” (SCARAMUZZA e BRUNETTA, p.35).

2.1 DEMITA SEU MELHOR FUNCIONÁRIO

Toda a empresa independente do segmento precisa dar foco em suas atividades, para que seja desenvolvida uma boa administração. Se existe atividades que acabam desfocalizando a empresa, gerando problemas, como é o caso da empresa Arizona citado no case em estudo, é interessante e fundamental para a sobrevivência da mesma que seja feito uma terceirização destas atividades. É claro que para isso é necessário que se faça uma análise do caso a fim de ver a viabilidade da ação. Com essa terceirização, ainda em relação à empresa Arizona, a mesma se livra da responsabilidade com os motoboys, pois passa a ser apenas cliente da empresa de Gomes.

“Bruno Dias Soares, entende terceirização como uma prática que consiste na transferência de responsabilidade de algumas áreas ou setores operacionais da empresa, podendo assim a mesma, preocupar-se com a parte estratégica e competitiva.” (apud www.wikipedia.org/wiki/Terceirização)

“Giovana Lima Colombo, define Terceirização como um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades a terceiros, com os quais se estabelece uma relação de parceria, ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua”. (apud www.wikipedia.org/wiki/Terceirização)

Tanto Bruno quanto Giovana entendem que a terceirização é o processo de transferência de atividades a terceiros, podendo assim a empresa focar mais para sua atividade principal.

A relação trabalhista refere-se ao relacionamento entre a empresa, os seus membros e os sindicatos que os representam. Nesta relação trabalhista existem elementos configurados da relação que são:

- Pessoalidade, onde o serviço de ser prestado pessoalmente pelo empregado, não podendo colocar substitutos em seu lugar;

- Subordinação, que consiste na sujeição do empregado a obedecer as regras impostas pelo empregador;

- Não-eventualidade, este elemento diz que a prestação de serviços ao empregador deve ser de modo contínuo;

- Onerosidade, que consiste na retribuição em dinheiro ao empregado, pela sua prestação de serviço.

Todos os elementos citados são importantes e de grande valia em uma relação trabalhista se praticados corretamente.

Decisões certas da bons resultados, Alexandre até poderia tentar resolver os problemas de outra forma, aplicando punições aos funcionários que descumprissem as regras, os advertindo por escrito, dando suspensão, cortes de benefícios e etc. Mas pode ser que essas atitudes não fossem tão eficientes quanto a que ele tomou, podendo ser que a solução fosse temporária e não definitiva como terceirizando. É comum se dar uma atenção maior ao setor mais crítico da organização, com isso pode acontecer que se perca o foco da atividade principal. Chegando nesse estágio nenhuma atividade vai bem, é hora de tomar uma decisão a fim de solucionar o problema, que no caso da Gráfica Arizona terceirizou a atividade.

Particularmente acredito que a atitude tomada por Alexandre foi uma decisão inteligente. Pelo fato de Gomes ser seu melhor funcionário, para poder mantê-lo na empresa teria de pagar-lhe um bom salário, e alem disso o bom funcionário sempre irá buscar novos conhecimentos a fim de crescer profissionalmente. Então é bem provável que cedo ou tarde Gomes deixaria aquele setor ou até mesmo a empresa. Assim com a terceirização mesmo com sua demissão a Gráfica vai continuar usufruindo dos serviços de Gomes já que ele conhece a política e a cultura da empresa e, além disso, resolveu um problema que estava impedindo o bom andamento das atividades.

Normalmente em todas as decisões temos pontos positivos e negativos, na decisão que Alexandre tomou em demitir seu melhor funcionário e tornar-se dependente do mesmo, temos que:

- Ela vai poder ficar mais focalizada na sua atividade principal, ao invés de ficar perdendo tempo tentando achar soluções para os problemas do setor de entregas;

- Poderá exigir mais qualidade no serviço, uma vez que está pagando por ele, ao contrário procura outro prestador de serviço;

- Se livra de investimentos e despesas com motos e funcionários necessários para fazer as entregas.

Já analisando os pontos negativos temos:

- Maior custo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com