TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Franquias

Trabalho Universitário: Franquias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Franquias

Como implantar uma franquia: O primeiro passo é avaliar se a sua empresa tem estrutura para franquear, ou seja, se possui capacidade de fornecer produtos e know-how para os possíveis franqueados. Além disso, é importante lembrar que não basta ter um negócio para virar franquia, é preciso ter um diferencial, oferecer produtos ou serviços que se destaquem no mercado e despertem o interesse dos investidores.

Em seguida, devemos estruturar os processos para a operação do franqueado e para a transferência de conhecimento. Isto é feito através dos manuais e dos instrumentos jurídicos que vão regulamentar a relação entre o franqueado e o franqueador.

Após isso se deve estruturar e desenvolver programas de formação para a educação de sua rede, tanto para equipe interna, franqueados e equipe das franquias.

Vantagens e Desvantagens

Vantagens: Possibilidade de abertura de negócio sem necessidade de experiência empresarial no setor, reduz o risco envolvido, em face de utilização de conceito de negócio já experimentado e com sucesso; Benefício e aproveitamento de marca já com notoriedade no mercado;

Escolher uma marca conhecida no mercado de boa reputação auxilia no fato de o franqueador dispor de um cadastro financeiro respeitável levará o franqueado a poder usufruir descontos nos preços, prazos mais longos e pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já tenham sido testados no mercado.

As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são bem maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente.

O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, pois, além do fato de já ter testado seus produtos e marcas no mercado, também já deve ter planejado a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes de seus produtos.

Desvantagens: Nos sistemas de franquia formatada, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. O dono da franquia atua nos controles financeiros e contábeis, assim como no controle de operações, reorientando para o rumo certo na gestão do negócio.

Ao selecionar uma rede de franquias com um sistema problemático, o franqueado pode fazer mau negócio, acarretando problemas operacionais no futuro. Poderá ocorrer o descumprimento de algumas cláusulas do contrato, como atraso na entrega de produtos e equipamentos, deficiência na variedade de produtos, diminuição da rentabilidade prevista, perda de qualidade.

Referências:

http://www2.rj.sebrae.com.br/boletim/franquia-vantagens-e-desvantagens/

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI256903-17161,00-COMO+TRANSFORMAR+MEU+NEGOCIO+EM+UMA+REDE+DE+FRANQUIAS.html

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-criar-uma-rede-de-franquias

http://pt.wikipedia.org/wiki/Franquia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com