TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frans Cafe

Artigo: Frans Cafe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  1.823 Visualizações

Página 1 de 3

1. O quanto uma rede multinacional com a força da Starbucks pode ameaçar as redes de cafeterias nacionais? Ao responder a esta questão, discuta, entre outros pontos, o quanto é importante para as empresas de Varejo, do setor de cafeterias serem nacionais ou estabelecerem parcerias com empresas brasileiras, para se adequarem ao mercado do país.

Pode ameaçar muito, pelo fato de ser uma empresa multinacional, e no caso do Brasil, ele valoriza muito empresas e produtos de outros países. Como exemplo a Starbucks tem um “estilo” próprio de ter uma cafeteria, ele não necessita estabelecer parceria com uma empresa brasileira, pois os brasileiros preferem uma empresa com jeito americano.

As empresas brasileiras precisam andar de comum acordo utilizando-se de mão de obra especializada oferecendo além de um atendimento qualificado, produtos de primeira qualidade visando atender as exigências de um publico muito exigente.

2. Em comparação com outras empresas do setor, como Café do Ponto, Casa do Pão de Queijo e McCafé, você acredita que o ambiente agradável de uma cafeteria seja um diferencial tão importante quanto servir um café gourmet?

Sim, pois quando estamos em um ambiente agradável onde nos tratam bem sempre temos vontade de voltar, porem o café também é um fator muito importante para a empresa dar certo. Não adianta um ótimo produto se o ambiente não é convidativo para o cliente. Hoje em dia nosso cliente está muito mais exigente em relação ao atendimento, ao ambiente e principalmente a qualidade do produto que irá adquirir.

3. Que estratégia de competição, de acordo com a visão de Porter (5), você recomendaria ao Fran’s Café para enfrentar a concorrência, especialmente com a presença de uma empresa forte como a americana Starbucks?

Recomendaria que o Fran’s Café adotasse uma estratégia de competição baseada na diferenciação para enfrentar a concorrência. Para fortalecer a sua marca, a empresa pode investir em qualidades que os clientes achem importantes, já que a questão do preço, acredito eu, não seja tão relevante para o cliente desse tipo de café. Portanto, acredito que, a diferenciação em ambiente e qualidade do produto sejam relevantes para esta competição.

4. Tanto o Fran’s Café quanto a Starbucks não utilizam comunicação de massa. Em uma eventual situação de concorrência entre as duas empresas, você acha que elas deverão rever as suas estratégias?

Eu acredito, que para o Fran’s aumentar a concorrência, é muito importante rever essa estratégia da não utilização da comunicação de massa, pois a Starbucks é uma empresa líder de mercado, muito experiente e sólida, logo se o Fran’s não rever suas estratégias ele pode acabar saindo mercado. Uma ótima ideia seria o uso de uma nova tecnologia que vem sendo muito utilizada que é mídia fechada, esse tipo de divulgação visa divulgar seus produtos nos elevadores, ônibus, metros e trens espalhados pela cidade.

5. Analise, também, a estratégia da Fran’s Café que prefere lojas de rua, ao invés de lojas de shopping. A rede está certa nesta preferência? Você acha que o conceito de posicionamento da Fran’s Café não se adapta bem aos shopping centers? Por quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com