TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers

Tese: Freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Tese  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

FREELANCERS:

Uma Nova Opção de Trabalho

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Bacharelado em Administração.

Caçador

2013

1 DESENVOLVIMENTO

01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

R: As organizações burocráticas nasceram da necessidade do homem de estabelecer padrões em razão do tamanho e da complexidade que as empresas estavam ganhando, mas a grande maioria das pessoas vincula a burocracia ás filas enormes de bancos, a demora de atendimento de serviços públicos e as grandes papeladas das empresas. No entanto, existem estruturas que se diferem em muito das burocráticas, as chamadas organizações simples.

Nessas organizações existe um baixo grau de departamentalização com uma autoridade centralizada e pouca formalização. Essas características estão atraindo cada vez mais trabalhadores, principalmente jovens, pois existe uma liberdade dentro da empresa tanto em questão de horário quanto em ambiente de trabalho. Os funcionários cada vez mais buscam essa nova oportunidade tendo em vista que os tempos mudaram e não é mais necessário trabalhar com um grande rigor de padronização. Hoje é possível trabalhar em diversos projetos, em qualquer lugar sem ter sempre o mesmo chefe e sem ter horário específico. É a inovação trazendo mais benefícios para o mundo dos negócios.

02. Consideradas como empresas de vanguardas, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes” , e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

R:Empresas inovadoras como o Google e o Facebook se baseiam na Teoria Comportamental, onde os indivíduos participam como pessoas capazes de tomar decisões e solucionar problemas. Em uma pesquisa global realizada pela consultoria Glassdoor, o Facebook foi eleito a melhor empresa do mundo para se trabalhar.

O Facebook atualmente emprega 4.619 pessoas entre seu escritório em Menlo Park e os localizados fora dos Estados Unidos. Em 2012 a empresa ficou em terceiro lugar neste mesmo ranking.

Entre os diferenciais citados pelos funcionários do Facebook está uma longa lista de jogos para entretenimento como pebolim, videogames e ping-pong. Além disso, pais de primeira viagem na empresa recebem um bônus de US$ 4 mil para gastos.

“A atmosfera é incrível. Todos estão unidos para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos e que todos nós acreditamos, ao mesmo tempo em que é uma empresa aberta e acolhedora”, disse um dos funcionários do Facebook ao Glassdoor.

O brasileiro Artur Souza, 28 anos, é o engenheiro de software responsável pelo Facebook na América Latina. Formado pela Unicamp e com passagem pela IBM, ele chegou à empresa de Mark Zuckerberg em junho de 2012, ele conta que após ser contratado, ficou seis semanas na sede do Facebook, em Menlo Park, para assimilar a cultura da companhia e conhecer suas novas funções. De volta ao Brasil, Souza se tornou o responsável pela ponte entre as necessidades dos parceiros locais e a equipe de produtos, instalada nos Estados Unidos.

Assim, percebe-se o alto grau de inovação da empresa, mas as vantagens e benefícios não param por aí. No Quora, um site de perguntas e respostas que busca pessoas especializadas para responder suas dúvidas, um usuário perguntou "Como é trabalhar no Facebook". O engenheiro Colm Doyle, funcionário de Zuckerberg, respondeu que todos os funcionários ganham crédito no Facebook mensalmente, não há barreiras internas em termos de acesso às informações da empresa. Desde o último número de usuários até o estágio do 'projeto secreto X'. Isso não inclui dados de usuários específicos e informações de RH, a ferramenta de comunicação interna é o próprio Facebook e seus produtos, todo ano o Facebook comemora o próprio aniversário e cada funcionário ganha um presente. Este ano, eles ganharam calças de pijama. Em outros anos já ganharam meias e relógios, quando você precisa substituir seu mouse ou teclado, não precisa preencher a papelada ou falar com o pessoal. Há máquinas de venda espalhadas pelo campus, e você só precisa passar o crachá e receber seu hardware novinho.

Além do Facebook, sete outras empresas de tecnologia também aparecem entre as 20 principais companhias para trabalhar, tendo em vista a grande quantidade de benefícios presentes nelas. O Google é o rival mais próximo do Facebook no ranking, ocupando a sexta colocação. A empresa é conhecida por oferecer refeições e academia de graça, bem como permite que 20% do tempo dos funcionários sejam ocupados com projetos pessoais.

A sede do Google foi eleito o melhor lugar para se trabalhar nos EUA. Ou melhor, dizendo, o melhor lugar para se viver nos EUA. Comida não falta. Sergey Brin, fundador da Google, acredita que o funcionário da empresa não pode trabalhar distante mais que 150 metros de uma boa cafeteria repleta de comes e bebes saudáveis. Além disso, o Google possui uma lavanderia que fica aberta 24 horas e recebe as roupas dos funcionários.

Se precisar trocar o óleo do carro, a oficina da Google faz o serviço e se estiver sujo, o lava carros dá o toque final, enquanto o funcionário trabalha. Como se não bastasse tanta comodidade, a empresa ainda possui uma academia de malhação com personal trainer, uma sala de massagem e aulas de Mandarim, Japonês, Espanhol e Francês.

Mas as vantagens não acabam por ai, se o funcionário resolver comprar um carro e o modelo for híbrido, a Google dá US$ 5 mil dólares para adquirir o veículo. Caso ele conheça algum amigo que se encaixe em uma posição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com