TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers

Projeto de pesquisa: Freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Freelancer, também conhecido como freela ou frila denomina o profissional autônomo, que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

Normalmente um Freelancers tem horários de trabalhos mais flexíveis e permitem um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.

Essa forma de organização é um meio tanto positivo quanto negativo. Dentre as positivas podemos citar a liberdade de horário, a flexibilidade de orçamentos e os desafios constantes, provocados pelas trocas sucessivas de ambiente de trabalho. No entanto, existem obstáculos algumas vezes grandiosos, como falta de liquidez financeira, pouco valor reconhecido e captação de novos projetos.

Para evitar este contratempo é percorrer um ciclo inicial de planejamento pessoal. Este planejamento tenderá a ser maior ou menor, de acordo com a área escolhida. A atividade do Freelancer concentra-se, sobretudo, no ramo da comunicação.

2 DESENVOLVIMENTO

1- Empresas como a IBM são tradicionais, obedece apenas à lógica do capitalismo, não tem vinculo com o país que está instalado, e tem uma alta mobilidade, justamente por estes motivos, estão em busca de custo baixo e leis pouco rígidas. Pode- se concluir que as organizações que querem manter competitividade no mercado, terão que adotar novo modelo de gestão, que haja flexibilidade nas normas e que considerem as pessoas como parceiras. A diferença é que os funcionários de empresas formais têm como técnicas em mostrar a pessoas ou funcionários trabalham, sem ser vigiados, onde eles fazem seus próprios horários buscando sempre o melhor para a empresa.

2- A IBM Brasil Indústria e Comércio de Máquinas têm como uma tradição a excelência no bem-estar e segurança do funcionário. Prover treinamentos adequados aos funcionários, assegurando que os mesmos possam compreender e desempenhar seu trabalho de forma segura; Promover o envolvimento do funcionário na segurança do trabalho e a um estilo de vida saudável; Buscar a melhoria contínua dos novos processos referentes à Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional; Atender a todos os requisitos legais pertinentes, aplicáveis ao negócio quanto a Saúde e Segurança do Trabalho; Implantar e manter plenamente o Sistema de Gestão Corporativo Global de Bem-Estar; Ser pró-ativo quanto ao desenvolvimento e manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. A empresa busca o bem estar dos funcionários, fazendo com que se reduzam os acidentes, os processos judiciais, as demissões, procuram fazer com os funcionários tenham hábitos saudáveis, aumentando assim a qualidade de vida, e o prazer em viver e fazer bem o seu trabalho.

As grandes empresas de tecnologia e internet, geralmente, são apontadas como as mais inovadoras do mercado; e grande parte delas, possui modelos de gestão bem mais flexíveis e enxutos. Em empresas como Facebook e Google os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação. Os líderes do GOOGLE querem que seus empregados pensem alto, e tenham discussões abertas sobre seus projetos e como atingi-los. A estrutura promove a transparência, pois seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança. O Google tem como filosofia que só com um ambiente de trabalho descontraído e regras flexíveis seus funcionários ¬ ou Googlers, como são chamados internamente ¬ terão condições de atingir o principal objetivo da empresa: criatividade para desenvolver soluções e produtos inovadores no mercado. Nos escritórios do Google no Brasil, mesas de pingue-pongue, videogames, pufes e redes de descanso dividem espaço com mesas, cadeiras e computadores. Um diferencial, seguramente, é o ambiente. Além de todas as atividades lúdicas, voltadas a fazer com que as pessoas se divirtam e trabalhem ao mesmo tempo, tem uma série de espaços de convivência.

3- A "a", 'b" e "c" são recursos argumentativos de prova concreta e a "d" e "e" são recursos argumentativos de autoridade. A diferença é que o de prova concreta apresenta estatísticas e o de autoridade apresenta algo dito por alguém que seja especialista no assunto abordado.

4- Vantagens:

Para muitos profissionais, vale à pena ingressar em um trabalho sob esse tipo de contrato. “O emprego temporário exercita a flexibilidade e adaptabilidade, amplia o conhecimento de estruturas, assim como de segmentos de trabalho e networking, além, é claro, de gerar renda para quem está disponível no mercado”.

Pessoas que têm uma viagem marcada, estudantes que buscam um período de experiência e profissionais que planejam mudar de área, mas precisam de uma renda no meio tempo, são alguns dos que podem se beneficiar.

Existem, ainda, aquelas pessoas que não gostam de rotina e optam por relações temporárias.

Assumir uma vaga desse tipo pode ser o pontapé inicial para mostrar trabalho e, talvez, cavar uma contratação definitiva.

• Não tem desconto em seus pagamentos (INSS, passagem, almoço)

• A empresa pode gostar do seu trabalho e dar uma futura efetivação.

• O funcionário está em nova conquista.

• Faz a própria jornada de trabalho.

Desvantagens:

• Não tem vinculo empregatício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com