TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERDAU AÇOS

Casos: GERDAU AÇOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  3.656 Palavras (15 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 15

1.11 O Segmento de Mercado no Âmbito Nacional: Como Surgiu o Negócio no Brasil e Como Vem Sendo Sua Evolução até os Dias Atuais.

O segmento siderúrgico surgiu em 1587, em São Paulo com uma pequena produtora de ferro por Afonso Sardinha, fornecedora de ferramentas para o desenvolvimento do Brasil. Sendo que em 1616, Afonso Sardinha morre e junto desaparece a produção de ferro até o século seguinte.

Somente em 1681 numa busca por prata que não obteve resultado foi encontrado minas de ferro a partir 1682 começa a serem exploradas as minas de ferro. O governo pretendia produzir grandes quantidades de ferro com as fábricas Real Fábrica de Ferro do São João do Ipanema, em 1810 e a Real Fábrica de Ferro de Morro do Pilar em 1812, em Minas Gerais.

Porém somente em 1813 na indústria Morro de Pilar que foi produzido o primeiro Ferro-Gusa líquido, utilizando alto forno. Começou então a localizar em centros urbanos onde se localiza maiores quantidades de minério de ferro.

No ano de 1921, em Minas Gerais se instala a Companhia siderúrgica Belgo-Mineira, que em 1937 foi à primeira usina siderúrgica integrada da América do Sul. Inaugurando em Sabará-MG foi à primeira usina integrada a carvão vegetal do mundo criando assim uma visão pioneira.

Com a entrada da indústria automobilística no Brasil em 1957 possibilitou uma ascensão da indústria siderúrgica, porém foi desordenado e rápido, sendo assim 1960 o preço do ferro teve um declínio e muitos altos fornos foram fechados.

Somente em 1970 com a demanda aumentando foram construídos muitos mini fornos na região de Minas Gerais a carvão vegetal como redutor de fonte renovável.

Atualmente são 29 usinas, distribuídas em 10 estados, administradas por onze grupos, no período de 1994 a 2011 as companhias investiram um valor de US$36,4 bilhões em modernização atingindo a capacidade de produção de 48 milhões de toneladas. Sendo o maior produtor de aço da América Latina e ocupando o 5º lugar como exportador líquido de aço mundialmente.

Em 2012, o Brasil produziu 34,7milhões de toneladas de aço bruto, ocupando a 9º posição no ranking mundial de produção do aço.

1.12 Principais Concorrentes da Organização e Aspectos Relevantes de Cada Um.

Arcelor Mittal – Empresa anglo-indiana líder mundial na produção de aço, no Brasil é líder de mercado na fabricação de fio-máquinas. Sua principal unidade se localiza na cidade de Santa Fé com capacidade de 1,7 milhão de toneladas de laminados.

CSN – Fundada em 1941, foi à primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, capacidade de produção 5,6 milhões de toneladas por ano.

TryssenKrupp CSA – Usina inaugurada em 2010, sendo a principal acionista a maior produtora de aço da Alemanha, quando operarem plena capacidade irá produzir cerca de 5 milhões de toneladas de aço ao ano. Sendo seu principal mercado internacional.

Usiminas – Surgiu em 1956, localizada em Belo Horizonte, é formada por 13 empresas, sendo a única fornecedora de aço para a indústria naval. Possui capacidade de 9,5 milhões de toneladas de aço por ano.

V&M – Uma das mais modernas siderúrgicas do mundo, capacidade de produção de 550 mil toneladas de tubos por ano, líder na produção de tubos de aço sem costura, sendo um holding de capital francês, controlada 100% pelo Grupo Vallourec.

Villares Metals – Fundada em 1944, é a maior produtora de aço longos não planos na América Latina, siderúrgica semi–integrada, atende principalmente o mercado interno produz cerca de 150 mil toneladas de aço bruto ao ano.

Votorantim – Criada em 2008, após um reposicionamento do aço dentro do Grupo Votorantim, os principais segmentos são construção civil e mecânica. Empresa Acionária no Grupo Usiminas.

1.13 Organograma.

2 PROJETO.

2.1 Definição.

Adriane Cavalieri (2002, p. 1-2) define projeto como instrumento fundamental para qualquer atividade de mudanças e geração de produtos e serviços, ou seja, projetos permeiam todas as organizações. O desenvolvimento de software, campanhas promocionais, desenvolvimento de uma estratégia ou mudança organizacionais, ou mesmo a implantação de uma nova norma organizacional, são alguns exemplos de projetos.

Projetos podem envolver desde uma única pessoa a milhares e ter a duração de alguns dias ou vários anos, como é o caso do MarsPathfinder, o projeto de exploração de Marte da NASA.

Um projeto é um empreendimento único, com início e fim determinados, que utiliza recursos e é conduzido por pessoas, visando atingir objetivos predefinidos. O projeto se caracteriza por ser:

 Temporário: O projeto termina quando os objetivos para o qual foi criado são atingidos;

 Exclusivos: Todo produto ou serviço gerado por um projeto é diferente de outros produtos e serviços. Os projetos envolvem a realização de alguma coisa que jamais tenham sido realizadas anteriormente e, portanto, é única;

 Progressivo: Conforme o projeto é mais bem compreendido, maior é o seu detalhamento.

2.1 Declaração do Escopo.

Ainda segundo Adriane Cavalieri (2002, p. 52-53) declaração de escopo é um plano que define o escopo do projeto, ou seja, o que precisa ser realizado. Serve como referência para decisões futuras do projeto e para confirmar ou desenvolver um entendimento comum entre os stakeholders sobre o escopo do projeto. Por tanto se deve compreender que a declaração do escopo pode e deve ser revisada ou detalhada no decorrer do projeto de forma a refletir as mudanças no escopo do projeto.

A confecção da declaração do escopo é baseada em técnicas, como análise do produto, análise de custos e benefício, identificação de alternativas e avaliações especializadas.

Resumidamente o escopo do projeto é a descrição daquilo que vai ser feito. Esta descrição é confeccionada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com