TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES

Casos: GESTÃO DAS INFORMAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  4.625 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO ESPECIAL DE GESTÃO DAS INFORMAÇÕES

Esse trabalho deve ser entregue em três partes, conforme está dividido. Uma parte relativa à NP1, outro à NP2 e a última ao Exame. Cada uma das partes deve ter a capa conforme disponível no site www.aulalivre.com.

Prazos de Entrega:

Turma T1 (alunos com até 7 pendências): os três trabalhos dia 09/04/2014 das 10h00 às 11h40 e das 17h20 às 20h40.

Turma T2 (alunos com mais de 7 pendências): Trabalho NP1 dia 09/04/2014 das 10h00 às 11h40 e das 17h20 às 20h40. Trabalho NP2 e Trabalho de Exame dia 04/06 das 10h00 às 11h40 e das 17h20 às 20h40.

EVENTUAIS DÚVIDAS DEVEM SER RETIRADAS DIRETAMENTE NA COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO – CAMPUS NORTE NOS HORÁRIOS:

TERÇAS E QUARTAS FEIRAS DAS 10H00 ÀS 11H40

SEGUNDAS E QUARTAS FEIRAS DAS 17H20 ÀS 20H40

RESPONDER ÀS QUESTÕES ABAIXO JUSTIFICANDO A RESPOSTA CONCEITUALMENTE. (RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVA COERENTE SÃO CONSIDERADAS ERRADAS)

TRABALHO NP1

1º QUESTÃO A Administração do sistema de informação é uma ação administrativa que obedece a um escopo maior, escopo esse contido no PEI – Planejamento Estratégico da Informação. Indique o que o PEI produz?

a) Planejamento da implantação do sistema de informação na empresa.

b) O plano diretor de Informática. X

c) Produz a meta de sobrevivência da organização.

d) A busca da informação ótima.

e) A informação certa, no tempo, no lugar e na forma desejada.

Justificativa: O PEI nada mais é, na sua essência, que a expressão de uma meta de sobrevivência vital da organização, que exige informação ótima, isto é: informação certa, no tempo, no lugar e na forma desejada. O PEI é o resultado do desdobramento da meta de sobrevivência. Por sua vez, ao ser desdobrado o PEI, produz o Plano Diretor de Informática.

2º QUESTÃO Qualquer característica do produto ou serviço da empresa que os clientes reconhecem como um diferenciador positivo em relação a outras empresas e, por isso, são atraídos para comprar da empresa expressa o que se denomina:

a) Produto

b) Serviço

c) oferta ao mercado

d) vantagem competitiva X

e) vantagem organizacional

Justificativa: O conceito de vantagem competitiva é qualquer característica do produto ou serviço da empresa que os clientes reconhecem como um diferenciador positivo em relação a outras empresas e, por isso, são atraídos para comprar da empresa.

3º QUESTÃO Planos estratégicos são um conjunto de projetos por meio dos quais a empresa busca alcançar diversos objetivos. Os projetos são desdobrados em:

a) estratégias competitivas;

b) estratégias operacionais;

c) subprojetos, planos de ação e ações operacionais; X

d) planos;

e) redes PERT.

Justificativa: Os Subprojetos são partes integrantes de um projeto, constituídas de um conjunto de ações e recursos para a consecução de objetivos do projeto; O Planos de ação é conjunto de ações de curto, médio e longo prazos, prioritário e suficiente para se atingir a meta definida no subprojeto; e as Ações operacionais são ações realizadas diretamente pelos operadores.

4º QUESTÃO O termo SAE corresponde ao termo em inglês ESS – Executive Support System que, mais recentemente, tem sido chamado de EIS – Executive Information System (SIE – Sistema de Informação para Executivos). Os SAEs mais conhecidos estão baseados em idéias simples e diretas: altos executivos precisam de informação que os ajude a ter acesso aos indicadores do sucesso de sua organização e ao desempenho de indivíduos críticos para esse sucesso. Informação é um poderoso motivador quando está sendo visivelmente utilizado pela alta administração. A maioria já entende que informação é um recurso corporativo. Pode ser o catalisador para aumento da produtividade, precisa ser sob medida para as necessidades e estilo. Em tal contexto tais sistemas também ser chamados de:

a) ES – Executive Systems

b) SAD : Sistema de Apoio a Decisões

c) SE – Sistema Especialistas X

d) SG : Sistemas Gerenciais

e) Sistemas Integrados de Gestão

Justificativa: Sistemas Especialistas são programas de computadores que imitam o comportamento de especialistas humanos dentro de um domínio de conhecimento específico, baseado em processos heurísticos. O objetivo dos Sistemas Especialistas é captar o conhecimento de um especialista em um determinado campo, representar este conhecimento numa base e transmiti-o ao usuário, permitindo-lhe obter respostas a perguntas relacionadas à base de conhecimento do sistema. Todo o conhecimento que o Sistemas Especialistas contém, é adquirido através de pessoas especialistas, que transferem o seu conhecimento (acumulado durante toda sua vida profissional)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com