TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS UNIDADE WEB 8

Monografias: GESTÃO DE PESSOAS UNIDADE WEB 8. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 9

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O modelo de Uppsala tem como principal característica a análise dos processos de internacionalização das empresas, a partir de aspectos organizacionais, no qual a firma é a unidade de análise. O principal aspecto que diferencia essa teoria das demais é que seus autores consideram que a internacionalização de atividades não está baseada apenas na produção no exterior. Assim, a exportação também é considerada uma forma de internacionalização. Vamos lembrar que as teorias anteriores só consideram internacionais as empresas que desenvolvem atividades de produção no exterior. Johanson e Vahlne (1977) partiram da consideração de que os estudos desenvolvidos até então sobre internacionalização tratavam o tema como um processo cuja evolução estava relacionada ao maior envolvimento internacional conquistado pela firma. A respeito do modelo de Uppsala ilustrado na figura é correto afirmar que:

I. A empresa aumenta seu “conhecimento sobre um mercado” no exterior, toma a decisão de investimento por meio de uma “atividade” como as exportações, quanto mais a empresa exportar para este mercado, maior será seu “conhecimento sobre o mercado”, portanto, a empresa tende a comprometer-se cada vez mais com esse mercado externo.

II. O ponto inicial considerado no modelo é de que o estado do processo de internacionalização atual é um fator importante para explicar os próximos passos. Como estado atual, são considerados os recursos empregados em mercados estrangeiros (comprometimento com o mercado) e o conhecimento sobre os mercados internacionais e operações (conhecimento sobre o mercado).

III. Os aspectos que apresentam mudanças são as decisões ligadas ao comprometimento de recursos (decisões de comprometimento) e as atividades comerciais realizadas atualmente (atividades correntes). A figura1 representa como estes aspectos se relacionam.

Assinale a alternativa correta quanto ao modelo de Uppsala ilustrado na figura.

Resposta Selecionada: b.

Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

Resposta Correta: d.

Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

Feedback da resposta: Resposta: “As afirmativas I, II, III estão corretas”. Isto porque, o modelo de Uppsala tem como principal característica a análise dos processos de internacionalização das empresas, a partir de aspectos organizacionais, no qual a firma é a unidade de análise. Diferentemente das teorias vistas anteriormente, o foco da teoria não se constitui nos aspectos macroeconômicos relacionados ao comércio internacional. O principal aspecto que diferencia essa teoria das demais é que seus autores consideram que a internacionalização de atividades não está baseada apenas na produção no exterior. Assim, a exportação também é considerada uma forma de internacionalização. Vamos lembrar que as teorias anteriores só consideram internacionais as empresas que desenvolvem atividades de produção no exterior.

Johanson e Vahlne (1977) partiram da consideração de que os estudos desenvolvidos até então sobre internacionalização tratavam o tema como um processo cuja evolução estava relacionada ao maior envolvimento internacional conquistado pela firma.

O modelo que constroem também trata do processo de internacionalização, porém com foco no desenvolvimento individual da firma e, de maneira mais precisa, no uso do conhecimento sobre mercados e operações conquistado a partir da expansão das operações da firma em mercados individuais.

O ponto inicial considerado no modelo é de que o estado do processo de internacionalização atual é um fator importante para explicar os próximos passos. Como estado atual, são considerados os recursos empregados em mercados estrangeiros (comprometimento com o mercado) e o conhecimento sobre os mercados internacionais e operações (conhecimento sobre o mercado).

Os aspectos que apresentam mudanças são as decisões ligadas ao comprometimento de recursos (decisões de comprometimento) e as atividades comerciais realizadas atualmente (atividades correntes). Conforme a empresa conhece melhor um mercado no exterior, mais ela investirá nele. Dessa maneira, esse conhecimento pode ocorrer por meio das exportações. Quanto mais a empresa exporta para determinado país, maior será seu conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais a empresa tende a investir nesse mercado internacional, ou seja, mais ela compromete recursos no exterior.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Para as Teorias Clássicas que tratam da internacionalização de empresas, as análises baseiam-se em processo de grandes empresas multinacionais, principalmente americanas e europeias, com forte presença nos mercados nacionais. Para os autores dessas teorias, a internacionalização tem como característica básica a manutenção de unidades de produção no exterior (via Investimento Direto Externo) e, desta maneira, a simples exportação de bens e serviços não caracteriza a internacionalização das atividades. Entre os autores estudados, as teorias que apresentam essa característica são:

Resposta Selecionada: e.

Teoria do Poder de Mercado, Teoria do Ciclo do Produto e Paradigma Eclético da Produção Internacional.

Resposta Correta: d.

Teoria do Poder de Mercado, Teoria do Ciclo do Produto e Paradigma Eclético da Produção Internacional.

Feedback da resposta: Correta: Teoria do Poder de Mercado, Teoria do Ciclo do Produto e Paradigma Eclético da Produção Internacional.

Teoria do Poder de Mercado – veja os comentários de Heymer [...] a manutenção de operações no exterior ...

Teoria do Ciclo do Produto – aborda a internacionalização das atividades de produção o que implica ir além da exportação.

Paradigma Eclético da Produção Internacional – a empresa estabelece no exterior as mesmas funções já concretizadas no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com