TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROJETOS

Ensaios: GESTÃO DE PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 10

GESTÃO DE PROJETOS

Renovação do transporte coletivo da cidade de Marabá-PA

Francisco Rubens Vieira Barros

Prof. Fabio de Oliveira Torres

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Gestão de Tecnologia da Informação (GTI 0054) – Prática do Módulo I

09/11/12

RESUMO

Antes de abordarmos o tema “Gestão de Projetos” e o “Transporte Coletivo de Marabá”, vamos inicialmente conceituar de forma simples o que vem ser um “projeto”. Muitas vezes comentamos que estamos desenvolvendo um projeto, ou que temos ideias para fazer um projeto, mas vamos observar alguns detalhes, seguindo o conceito utilizado pelo PMI – Project Management Institute, que é um dos institutos mais conceituados no mundo no assunto. Projeto é uma iniciativa não rotineira, caracterizada por uma sequência clara e lógica de eventos, com inicio, meio e fim, que se destina a criar um produto ou serviço novo e possui parâmetros redefinidos de tempo, custo, equipe e qualidade. Por sua vez, as atividades funcionais, que fazem parte da rotina da organização, são processos de trabalho que se repetem continuamente. Em se tratando de Gestão de Projetos, voltada para o gerenciamento do transporte coletivo de Marabá, o qual vem se agravando ao longo dos anos pela inoperância de prefeitos que nunca se preocuparam em investir em estudos e projetos voltados à viabilização de um novo modelo de transporte público para a cidade, o problema chegou ao limite de saturação – tanto para as empresas concessionários como para aquela que mais sofre, ao fim do cabo: a comunidade, de modo que foi imprescindível e urgente procedimento licitatório com vista a seleção de empresas especializada na prestação dos serviços que deverão ser modernizados para alcançarem a eficiência que a população tem direito.

Palavras-chave: Gestão de projetos. Processos. Transporte coletivo.

1 INTRODUÇÃO

Há uma tendência nas empresas de atuarem com “gestão de projetos”. Muitas vezes um projeto é implementado por uma equipe multidisciplinar, de várias áreas distintas, porém todos têm um objetivo em comum.

Atualmente, podemos considerar a Gestão de Projetos como uma área autônoma nas organizações. A Gerência de Projetos já existe há mais de 50 anos, e vem sendo praticada em diversificados ramos de negócios. É o principal meio para lidar com mudança de produtos, de serviços e de processos nas organizações contemporâneas. As pessoas envolvidas em projetos têm desenvolvido processos e técnicas especializados para lidar com desafios de planejamento, organização e motivação dos membros das equipes, liderança de equipes de projetos, acompanhamento, avaliação e controle do emprego dos recursos.

2 CONCEITOS BÁSICOS

A fim de tornar mais claro o entendimento, vamos discutir a definição de alguns termos utilizados aqui.

2.1 GESTÃO

Gestão significa gerenciar, administrar, coordenar ou gerir, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico.

A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar solução para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração.

2.2 PROJETO

A definição inicial de um projeto é qualquer empreendimento que tenha objetivos claros e definidos que representam valores específicos a serem usados para satisfazer alguma necessidade ou desejo. Os projetos são empreendimentos com objetivos específicos e ciclo de vida definido, ou seja, princípio, meio e fim.

2.3 PROCESSO

Processo é uma sequência de tarefas (ou atividades) que ao serem executadas transformam insumos em um resultado com valor agregado. A execução do processo de negócio consome recursos materiais e/ou humanos para agregar valor ao resultado do processo. Insumos são matérias-primas, produtos ou serviços vindos de fornecedores internos ou externos que alimentam o processo. Os resultados são produtos ou serviços que vão ao encontro das necessidades de clientes internos ou externos.

2.4 GESTÃO DE PROJETOS

Define-se gestão de projetos como sendo o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às actividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente.

3 OS PRINCIPAIS PROCESSOS DA GESTÃO DE PROJETOS

Numa abordagem tradicional, distinguem-se cinco grupos de processos no desenvolvimento de um projeto.

3.1 INICIALIZAÇÃO

Reconhecer que um projeto deve começar e se comprometer com a sua execução.

3.2 PLANEJAMENTO

Planejar e manter um esquema de trabalho viável para atingir os objetivos que determinaram a existência do projeto.

3.3 EXECUÇÃO

Coordenar pessoas e outros recursos para realizar o que foi planejado.

3.4 MONITORAMENTO E CONTROLE

Assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através da monitoração e da avaliação do seu progresso, tomando ações corretivas quando necessárias.

3.5 FINALIZAÇÃO

Formalizar a aceitação do projeto e fazer o seu encerramento de forma organizada. Nem todos os projetos vão seguir todos estes estágios, já que alguns podem ser encerrados antes do inicialmente esperado. Outros projetos passarão pelos estágios 2, 3 e 4 múltiplas vezes. O projeto ou empreendimento visa a satisfação de uma necessidade ou oportunidade, definida no texto acima como fase inicial na qual existem muitas áreas e/ou pessoas envolvidas.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com