TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROJETOS

Projeto de pesquisa: GESTÃO DE PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado a seguir tem o objetivo de testar e ampliar os conhecimentos adquiridos nesse semestre. Para isso, o presente trabalho abordará os assuntos proposto divido em disciplinas, cada uma contendo o que foi solicitado.

Da matéria de gestão de projetos foi solicitado que elaborasse um pré-projeto de lançamento de um novo produto no mercado, assim, para abordar o tema foi feita uma simulação de um lançamento de um sabonete para o rosto com hidratante e filtro solar, produto único e inovador com grande potencial de crescimento. No pré-projeto abordará as descrições do produto, o cronograma das atividades a serem realizadas, analise Swot e características de consumidores.

Nas matérias de administração da produção e logística e empreendedorismo e plano de negócios, abordará os conceitos e viabilidades de gestão por competências, administração da produção, analise de mercado e plano de marketing, estudo de mercado, a aplicabilidade de logística, as características e as diferenças entre empreendedor, administrador e intraempreendedor.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PROJETOS

Para abordar o solicitado foi elaborada uma simulação de um pré-projeto de lançamento de um novo produto

TÍTULO: Sabonete com Filtro Solar.

INTRODUÇÃO: Este projeto destina-se ao lançamento no mercado de um Sabonete para o rosto "Magic Sun", que possui como princípio ativo o extrato de Açaí, que com seu poder energético, consegue numa combinação com sais minerais e cremes hidratantes, uma proteção aos raios nocivos do sol, numa faixa de fator número 15, 20 e 25.

ANÁLISE SWOT: Oportunidades: Em aproximadamente 2 (dois) anos de pesquisa, constatou-se uma deficiência no segmento de higiene pessoal, faltava unir três fatores, praticidade, qualidade e preço. Entre as pessoas entrevistadas cerca de 90% dos consumidores eram femininos e o restante masculino, sendo assim, pode-se perceber que era necessário um produto que colaborasse com a vaidade da consumidora e fosse acessível para as classes sociais A e B. O consumidor atual vive na constante corrida contra o tempo e nota a sua aparência ameaçada desestimulando e afetando seu desempenho pessoal e profissional. Foi neste momento que a LSR resolveu preencher essa falha no mercado consumidor lançando o "MAGIC SUN" (Sabonete com filtro protetor solar). A empresa tem como foco atender as necessidades diárias de higiene e proteção da pele em exposição aos raios solares, e com a junção de três produtos (sabonete, hidratante e protetor solar) entrará na era da inovação da linha de cosméticos. Esse produto será exclusivo, um mercado que tende a crescer muito, pois possui uma procura muito grande entre as classes sociais A e B. Além de ser exclusivo, seu custo/benefício é muito superior aos produtos existentes no mercado.

Forças: O produto possui um grande potencial de crescimento, pois um sabonete composto de um agradável aroma, hidratante e "protetor solar" é tudo que o consumidor, principalmente o feminino procura. O protetor solar, anos atrás, era praticamente desconhecido e hoje já faz parte da vida de todos nós. Mas, um fator que inibe seu crescimento é a dificuldade ou falta de tempo disponível para aplicar o gel ou creme. Por isso, pensamos em um produto prático, custo atraente e acima de tudo com qualidade. A empresa conta com uma equipe treinada e especializada no ramo de cosméticos. Sendo ela uma equipe pequena, que facilita a administração, conduzindo os mesmos a desenvolver suas tarefas com resultados ainda mais satisfatórios. Uma das principais satisfações da empresa é manter-se sempre bem atualizada sobre o mercado e seus concorrentes. Apesar de ser uma marca nova, a empresa mostrará para seu público, a imagem da qualidade que pratica em toda a sua estrutura, além de contar com um SAC muito bem estruturado e treinado.

Ameaças: São nossos concorrentes diretos as empresas fabricantes de sabonetes como as farmácias de manipulação, que a consideramos um exemplo a ser seguido. Mesmo existindo este nicho em potencial entre as farmácias de manipulação não o desenvolveu nenhum produto com este fim, e a partir deste espaço deixado por ela é que pretendemos entrar e trabalhar acima de tudo com qualidade, atendendo sempre as necessidades do cliente (detectando falhas dos concorrentes). Como nossos competidores podem citar as empresas que fabricam protetores solares, como por exemplo: Sundown, Coppertone, Banana Boat, Farmácias de manipulação e outros.

Fraquezas: Por ser um produto inovador, poderá demorar um pouco para cair no gosto do público-alvo. A concorrência faz grandes investimentos financeiros em publicidade e já possui uma estrutura produtiva e logística ligada aos outros produtos que fabricam.

OBJETIVOS DO NEGÓCIO: A LSR tem como objetivo empresarial o aumento do faturamento para o próximo ano com uma média de 12% ao ano e 8% de aumento no lucro líquido neste mesmo período. Para atingir este crescimento, estamos definindo o seguinte plano de metas:

• Abrir distribuidores e representantes nas regiões Sudeste com prazo de 1 ano;

• Na região Nordeste/Norte prazo de 1 ano;

• Aumento do quadro de funcionários na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com