TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE SUPRIMENTOS, SUA INTER-RELAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

Trabalho Universitário: GESTÃO DE SUPRIMENTOS, SUA INTER-RELAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  4.664 Palavras (19 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS

SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

MANAUS –AM

2013

Franciane Savino dos Santos – B00CCA-2

Hérika Campos Nunes de Melo – B1817F-O

Keila Cristina de Melo Santos Baia – B07673-9

Leila Chaves Barbosa – B0101G-6

Lídia de Albuquerque da Conceição - T551CA-7

GESTÃO DE SUPRIMENTOS, SUA INTER-RELAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do terceiro bimestre, em disciplinas do 5º período, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob a orientação dos Professores do Semestre.

MANAUS –AM

2013

RESUMO

Este trabalho tem o propósito de apresentar a empresa Carboquímica da Amazônia LTDA, expondo em especial dados mais importantes desde sua fundação até os dias de hoje, principalmente o que está relacionado a gestão de suprimentos e meios logísticos. A logística exerce a função de responder pela movimentação de materiais, no ambiente interno e externo da empresa, desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente.

A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, por meio de planejamento, organização e controles efetivos às atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. A logística é um assunto vital à competitividade das empresas nos dias atuais, podendo ser um fator determinante do sucesso ou fracasso das empresas.

PALAVRAS-CHAVE: logística; cliente, materiais.

ABSTRACT

This work aims to present the company Carboquímica da Amazônia Ltda, exposing particularly important data from its foundation to the present day, especially what is related to supply management and logistics resources. The logistics function has to answer for material handling, in internal and external environment of the company, from the arrival of raw material to final product delivery to the customer.

The logistics business studies how the administration can provide better level of profitability in distribution services to customers and consumers, through planning, organization and effective controls for handling and storage activities that facilitate the flow of products. Logistics is a vital issue for the competitiveness of companies nowadays, and can be a determining factor in the success or failure of companies.

KAYWORDS: logistics, customer, meterials

INTRODUÇÃO

A logística é responsável pela movimentação de materiais no ambiente interno e externo da empresa, desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. Existem atividades rotineiras no ramo da logística; as atividades primárias são essenciais ao cumprimento da função logística, contribuem com o maior montante do custo total da logística.

Temos também os transportes que se refere aos meios utilizados para movimentar os produtos até os clientes: via rodoviária, ferroviária, aeroviária e marítima. O gerenciamento desta atividade é de grande importância, em virtude do peso deste custo em relação ao total do custo da logística. Na Gestão de estoques, dependendo do setor em que a empresa atua e da sazonalidade, é necessário um nível mínimo de estoque que haja como amortecedor entre oferta e demanda; o Processamento de pedidos determina o tempo necessário para a entrega de bens e serviços aos clientes.

Podemos citar também a armazenagem, que envolve as questões de espaço necessário para estocar produtos; o manuseio de materiais que é ligado à movimentação dos produtos no local da armazenagem onde também é feito o embalo e proteção desses produtos até chegar à manutenção de informação que exige uma base de dados (informações) para o planejamento e controle da logística.

A logística busca agrupar as diversas atividades da empresa relacionadas aos processos de produção e distribuição de seus produtos aos clientes e consumidores finais. Esse agrupamento permite à empresa melhor controle e maior integração dos diferentes departamentos. Muitas vezes, prevalecem os interesses individuais, não importando o envolvimento que cada departamento tem sobre a distribuição dos produtos finais e conseqüentes influência em toda a empresa. Com isso, a logística gera um ambiente competitivo e para se dar bem nesse setor deve haver dedicação e conhecimento de todas as técnicas da mesma.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com o intuito de se verificar a gestão de suprimentos e logística este capítulo apresenta os pressupostos teóricos que subsidiam a pesquisa. Sendo assim, serão apresentadas concepções teóricas norteadoras que se referem à Logística. Esse é um assunto muito importante e frequentemente nas organizações, absorve parte substancial do orçamento operacional de uma de uma empresa. Como eles não agregam valores aos produtos, quanto menor o nível de estoques com que um sistema produtivo conseguir trabalhar, mais eficiente este sistema será.

O bom andamento na administração da logística poderá criar a diferença com os concorrentes, melhorando a qualidade, reduzindo os tempos, diminuindo os custos entre outros fatores, oferecendo assim uma vantagem competitiva para a própria empresa. Portanto, a logística propicia a redução de custos, agrega valor, melhora os níveis de serviço e consequentemente aumenta a lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com