TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL

Ensaios: GESTÃO INDUSTRIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  7.305 Palavras (30 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 30

TEMA: GESTÃO INDUSTRIAL

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO..................................................................................................... 04

2 - DESENVOLVIMENTO……………………............................................................... 05

3 – CONCLUSÃO........................................................................................................ 14

4 - REFERÊNCIAS..................................................................................................... 15

INTRODUÇÃO

Considerando - se que no mundo corporativo atual as informações são o bem mais valioso que existe. O poder da informação é algo inquestionável e fabuloso. Toda empresa ou organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzida, metas a serem atingidas e público alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização e das empresas em geral são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes diagnósticos tomar as decisões necessárias para a melhoria dos processos que movimentam todos os setores, visando um maior crescimento.

1 – DEFINIÇÕES CONCEITUAIS:

Sistema de Acumulação de Custos:

O sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio.

Assim, antes de decidir quanto ao sistema ou à modalidade de custeio a ser adotada, a empresa tem que escolher o seu sistema de acumulação de custos, orientando-se estritamente, pelo sistema produtivo da empresa. Existem dois sistemas básicos de produção - o sistema de produção por encomenda e o sistema de produção contínua.

SISTEMA DE PRODUÇÃO POR ENCOMENDA: Caracteriza-se pela fabricação descontínua de produtos não padronizados;•.

SISTEMA DE PRODUÇÃO CONTÍNUA: Caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados. Consistentemente com os dois sistemas produtivos existem também dois sistemas básicos de acumulação de custos:

1. Sistema de acumulação por ordem ou encomenda;

2. Sistema de acumulação por processo;

Adotará o sistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda a empresa cujo sistema produtivo for predominantemente descontínuo, produzindo bens ou serviços não padronizados e, geralmente, sob encomenda específica dos seus clientes.

Por outro lado, a empresa que produz, em série, bens ou serviços padronizados deverá adotar o sistema de acumulação de custos por processo.

1.1 Sistema de acumulação de custos por ordem de produção:

Este é o sistema no qual cada elemento do custo é acumulado segundo ordens específicas de produção referentes a um determinado produto ou lote de produtos. As ordens de produção são emitidas para o início da execução da atividade produtiva e nenhum trabalho poderá ser iniciado sem que seja devidamente precedido pela emissão da correspondente ordem de produção. Os termos "ordem de fabricação", "ordem de serviço" ou "ordem de trabalho" são sinônimos de "ordem de produção". A condição indispensável para o adequado custeamento de uma ordem de produção é a sua contínua identificação com uma determinada produção em particular. O sistema de ordem de produção é o mais apropriado para o custeio de produtos por encomenda, sendo pouco usado nas indústrias de produção em série. Nestas indústrias, a sua utilização restringe-se, normalmente, ao controle de construções e às atividades de manutenção. Esse sistema apresenta como não poderia deixar de ser, algumas desvantagens. Dentre elas, destacamos.•.

• Custo Administrativo Elevado - o sistema exige considerável trabalho burocrático para o registro das informações minuciosas requeridas no adequado preenchimento das ordens de produção;

• Controles Permanentes - são necessários para assegurar a correção dos dados de material e de mão-de-obra direta apropriados a cada ordem de produção, quando um embarque parcial é efetuado antes do encerramento da respectiva ordem de produção, faz-se necessária à utilização de estimativas para determinação do custo de vendas dos produtos enviados ao cliente.

1.2 Sistemas de acumulação de custos por processo:

O sistema de acumulação por processo é usado, invariavelmente, na contabilização dos custos de uma produção em massa. Normalmente, nesse sistema produtivo, todos os produtos são fabricados para estoque; uma unidade de produção é idêntica a outra, os produtos são movimentados no processo de produção continuamente, e todos os procedimentos de fábrica são predominantemente padronizados.

As seguintes características desse sistema podem ser destacadas:

• os custos, diretos ou indiretos, são acumulados nas contas de custos durante um determinado período, sendo reclassificados por departamento ou processo no fim desse período; nos casos em que os produtos são processados em mais de um departamento, os custos correspondentes são transferidos para o departamento seguinte, de forma que o custo total vai sendo acumulado até que o produto esteja terminado;•.

• a produção, em termos de quantidade (quilos, toneladas, unidades etc.), é registrada diária ou semanalmente, sendo preparado, no fim do mês,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com