TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geogebra

Tese: Geogebra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Tese  •  2.791 Palavras (12 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 12

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO ESTUDO DE RETAS E ÂNGULOS

GT 01 –Educação Matemática no Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais

Elidiane de Oliveira, URI/Santiago, lili.pedroso@yahoo.com.br

Taniamara Vizzotto Chaves, URI/Santiago, tvchaves@yahoo.com.br

Resumo: O presente trabalho descreve uma experiência vivenciada com alunos de 7ª série de uma escola da rede estadual do município de Santiago/RS, no segundo semestre do ano de 2010, ao estudarem geometria plana, experiência essa proporcionada pelo fato de atuarmos como bolsista do programa PIBID . Inicialmente foi realizado um diagnóstico das principais dificuldades apresentadas pelos alunos relacionadas aos conceitos geométricos envolvendo reta e ângulos. O diagnóstico consistiu na elaboração de questionamentos referentes ao conteúdo. Após a análise desse diagnóstico elaboramos um planejamento da aula voltado para o uso do laboratório de informática da escola com o uso do software matemático Geogebra. A partir do desenvolvimento deste software conseguimos explorar os conteúdos de maneira significativa e eficaz, pois o mesmo possibilitou despertar o interesse da turma permitindo aos alunos construções de figuras geométricas além da visualização da figura construída. Ainda, foi possível observar às propriedades e regularidades das figuras construídas facilitando desta maneira a compreensão de determinados conceitos geométricos referentes a Ângulos e Retas.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Geometria; Geogebra; PIBID.

Introdução

Este relato tem por objetivo descrever uma prática pedagógica realizada no segundo semestre do ano de 2010, com uma turma de alunos da 7ª série de uma escola da rede estadual de Santiago/RS, ao estudarem geometria plana, turma essa na qual realizamos monitorias pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).

O referido programa tem por finalidade incentivar à formação de professores para a Educação Básica, visando contribuir para a melhoria na qualidade da formação acadêmica dos licenciandos e das escolas parceiras. Além disso, possibilita aos acadêmicos a inserção no ambiente escolar. Oportuniza também uma reflexão quanto à postura profissional do licenciando/bolsista no confronto com a realidade educacional e a relevância de seu papel como educador. Em especial, permite uma análise do processo de ensino e aprendizagem da Matemática.

Durante esta prática pedagógica auxiliamos a professora regente da turma no desenvolvimento dos conteúdos geométricos referentes a Retas e Planos, Ângulos Congruentes, Ângulos Especiais, Ângulos formados por três Retas Paralelas Cortadas por uma Transversal. Triângulos, Ângulos de um Triângulo, Congruência de Triângulos e Quadriláteros.

A metodologia de trabalho da professora regente da turma tinha como base inicialmente uma explicação geral dos conteúdos e a após a proposição de questionamentos referentes a estes conteúdos, no caso, aos Ângulos e as Retas.

Para tanto, nosso trabalho foi inicialmente o de realizar um diagnóstico das principais dificuldades encontradas pelos alunos a partir das nossas observações durante o todo o período em que realizamos a monitoria. Posteriormente realizamos uma analise dos questionamentos feitos pela bolsista juntamente com a professora e respondidos pelos alunos.

Neste sentido elaboramos um diagnóstico inicial sobre a compreensão dos conteúdos por parte dos alunos e após este diagnóstico elaboramos um planejamento que foi desenvolvido durante 4 h/aulas. As atividades selecionadas que compunham o planejamento visavam contemplar a realidade observada, contribuindo para a construção por parte dos alunos dos conceitos geométricos relacionados a Ângulos e Retas.

A utilização do software Geogebra no ensino e aprendizagem de geometria

Nos dias atuais estamos cercados de novas tecnologias as quais em muitas vezes vem a facilitar e agilizar as diferentes situações a que nos deparamos no cotidiano. Neste sentido, pensamos porque não nos utilizarmos desta tecnologia no ambiente escolar visando desta forma promover uma aprendizagem em Matemática? Principalmente no ensino de Geometria nos quais avaliações nacionais como o SAEBE e o ENEM apontam dificuldades encontradas pelos alunos em relação aos conteúdos Geométricos (Gripa, 2009, p. 02)

Com base nisso acreditamos ser de grande relevância a classe docente repensar em suas propostas de trabalho visando contribuir para que aconteça uma aprendizagem significativa recorrendo ao uso de tecnologias para o ensino, uma vez que a maioria das escolas estaduais possui hoje pelo menos um laboratório de informática equipada com computadores.

Segundo Ferreira et al (2009 p. 03) os ambientes informatizados quando direcionados á aprendizagem da Geometria possibilitam oferecer recursos capazes de fazer com que os alunos possam superar suas dificuldades.

Nesse sentido um dos recursos a que o professor pode recorrer para utilizar nas aulas de Geometria é o software matemático Geogebra, por se tratar de um software livre gratuito, facilmente encontrado na internet e sem dificuldade de uso. Este software possibilita aos alunos fazer construções com pontos, vetores, segmentos e retas e através da visualização desenvolve nos mesmos um raciocínio geométrico.

Albuquerque (2004) destaca que a proposta de trabalho bem como planos de aula do professor ao utilizar o software Geogebra para desenvolver os conteúdos abordados na Geometria Plana deve contemplar:

O conteúdo a ser abordado; os objetivos a serem atingidos; os pré-requisitos matemáticos e tecnológicos; o encaminhamento metodológico que mostra de maneira detalhada como construir os objetos e como utilizar os recursos do programa e o numero de aulas necessárias para desenvolver a atividade (ALBUQUERQUE 2004 p.21).

Acreditamos que desta maneira o professor estará fazendo uso consciente do software como facilitador da aprendizagem, cabe destacar que nesse processo de ensino através da utilização de tecnologia como o computador segundo Albuquerque (2004, p. 14) o professor não necessita dominar todas as ferramentas do programa, entretanto é fundamental que o mesmo tenha a “humildade de aprender com o aluno”, uma vez que o aluno domina e tem mais facilidade quando se trata de tecnologia. Portanto é fundamental que a classe docente saiba lidar com essa troca de conhecimentos.

Outro fator relevante que pode decorrer da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com