TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Estrategico do Lead Time

Por:   •  11/11/2015  •  Dissertação  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2


3º Semestre de Marketing

Logística Empresarial



GERENCIAMENTO ESTRATEGICO DO LEAD TIME.


Analisando friamente, entendemos que “tempo é dinheiro” em quase tudo, principalmente em questão logística. O tempo não apenas representa custos para o gerenciamento logístico, mas lead times muito longos podem trazer severos prejuízos para o serviço oferecido ou prestado ao cliente. Visto que quanto mais a mercadoria fica no estoque, mas custo gera devido à manutenção. Como vivemos um mercado muito competitivo, o misto de altos custos com a irresponsabilidade, tende a prejudicar o relacionamento da empresa com seu cliente.

Seguindo a linha que inclusive aprendemos em aula, existe uma competição baseada no tempo, onde no ambiente organizacional, os compradores tendem a comprar de fornecedores com menor lead times. A rapidez da entrega aliada a qualidade acaba por criar um enorme vinculo de confiança.

Essa pressão relacionada ao tempo tem alguns pontos:


Redução do ciclo de vida do produto: O ciclo de vida dos produtos serve para ver o comportamento do produto, desde o lançamento ate o declínio final. A redução desses ciclos de vida serve para que o produto seja mais volátil (sempre trocando produto velho para pegar produto de ultima geração).

A busca dos clientes por estoques reduzidos: Seja estoque na forma de matérias primas, trabalho em andamento ou produtos acabados, a pressão tem sido para liberar a capital em forma de estoque, e assim reduzir a manutenção desses estoques. As mesmas empresas que reduziram dessa maneira seus estoques também reconheceram à vantagem obtida em termos de maior flexibilidade e capacidade de resposta às demandas dos clientes.

Um dos maiores critérios para ganhar a concorrência é aplicar o Just in time, isso significa uma precisão na entrega, que é entregar o pedido no prazo exigido pelo cliente.

Mercados voláteis que dependem de previsões arriscadas: Parece que não importa quão avançado seja o modo de previsão, devido à volatilidade dos mercados sempre será incorreta, e à medida que aumenta o lead time aumenta o erro da previsão. A resposta convencional a esse problema tem sido aumentar o estoque de segurança para gerar proteção contra erros de previsão. Ate mesmo as empresas estão investindo na automação para que diminua o tempo de processo. Como por exemplo, um processo que demorava dias agora demora simplesmente horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com