TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Mkt

Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Mkt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

Como já vimos, a principal tarefa do marketing é gerenciar a demanda. Assim, podemos dizer que “conhecer o mercado” envolve analisar o comportamento da demanda. Normalmente, as empresas avaliam a demanda combinando análise de dados históricos (olhando o passado) e projeções (antevendo o futuro). Quanto a tal fato é verdadeiro afirma que a ideia geral é:

O futuro repetirá (em parte) o passado: padrões do passado (comportamento de vendas, por exemplo) são boas indicações das condições futuras;

Fatos antigos trazem mudanças, que constituem as pequenas e fortes fontes de vantagens competitivas para aqueles que forem capazes de reorientar as suas estratégias.

Fatos novos trazem mudanças, que constituem as grandes fontes de vantagens competitivas para aqueles que forem capazes de reorientar as suas estratégias.

O futuro nuca repete o passado: padrões do passado (comportamento de vendas, por exemplo) são boas indicações das condições futuras;

Resposta Correta:

Correta

Apenas I e III estão corretas.

Pergunta 3

0 em 0,8 pontos

Dona de uma marca tradicional e habituada à liderança folgada em várias categorias, a Johnson & Johnson viu-se obrigada a se mexer. “Não porque o que estávamos fazendo não estava dando certo. Mas porque o mercado mudou e os concorrentes se multiplicaram”, afirma Duda [Maria Eduarda Kertész, presidente da divisão de Consumo da empresa], que comanda a maior operação da área de consumo da J&J fora da matriz.

No Brasil, a divisão – que reúne produtos de beleza, linhas de bebês e de cuidados com saúde e medicamentos de venda livre – é responsável pela maior parte do faturamento da empresa, que tem ainda as áreas farmacêutica e médica. Com receita global de US$ 65 bilhões em 2011, a Johnson não abre os números da região. [...]

Para partir para a briga, a primeira modificação da multinacional foi na estrutura de cargos da empresa, a começar pelo de Duda. A presidente comanda o que antes eram quatro unidades de negócios diferentes. “A lógica anterior era uma estratégia verticalizada para que tudo o que fosse feito na matriz chegasse mais rapidamente aos países, explica a executiva. A nova ordem é ganhar agilidade na operação local. “Com quatro chefes, o processo de decisão era bem mais complexo”, diz.

FONTE: LUZ, Cátia. “Como Duda quer fortalecer a Johnson”. In: O Estado de S. Paulo – Negócios, 19/3/12.

A concorrência da J&J se multiplicou no Brasil em função da economia do País,

POR ISSO

A compreensão dos aspectos macroambientais é tão importante na determinação de uma estratégia mercadológica.

Com base no texto 3, é CORRETO afirmar que:

Resposta Correta:

Correta a. a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.

Pergunta 4

Podemos afirmar que o processo de decisão de compra ilustrado nos quadrinhos foi interrompido na fase de:

Resposta Correta:

Correta d. busca de informações

Pergunta 5

Com a expansão dos mercados nos países em desenvolvimento na mira e financiados pela Fundação Bill & Melinda Gates, as 13 maiores empresas farmacêuticas do mundo se uniram para doar, produzir e vender bilhões de doses de remédios e estabelecer, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o prazo de até 2020 para erradicar ou pelo menos controlar dez doenças tropicais, entre elas a hanseníase e a doença de Chagas.

[...] O objetivo é distribuir 14 bilhões de doses de remédios nos países pobres, onde essas doenças tropicais afetam cerca de 1 bilhão de pessoas. Parte dessa quantidade de remédios será doada pelas farmacêuticas. Outra parte terá de ser desenvolvida - e aí entram os demais parceiros, como a Fundação Gates, o Banco Mundial e os governos da Grã-Bretanha, Estados Unidos e dos Emirados Árabes Unidos.

Eles se comprometeram a liberar um financiamento para o apoio à pesquisa, fortalecimento das redes de distribuição e tratamento dessas doenças no valor de US$ 785 milhões, dos quais metade virá do bolso do bilionário americano Bill Gates, por meio de sua fundação.

O projeto visa a superar décadas de abandono de populações inteiras afetadas por essas doenças, todas vivendo nas regiões mais pobres do mundo. Para as multinacionais, sempre foi mais rentável desenvolver remédios para queda de cabelo ou colesterol que para essas doenças - que, diante da miséria das populações, não representam um mercado atraente.

Em uma tentativa de reverter essa imagem e tendo em mente os mercados dos países emergentes em expansão, empresas como a GlaxoSmithKline, Novartis ou Pfizer desenvolverão novas tecnologias, mas já sabendo que terão um comprador e, principalmente, lucros.

É o caso da doença de Chagas - que leva o nome do médico brasileiro Carlos Chagas, que descobriu a doença há 103 anos -, uma das doenças tropicais que exigirão investimento em pesquisa. A Bayer se encarregará do projeto que, só na América do Sul, poderá beneficiar 10 milhões de pessoas. Hoje, 10 mil pessoas por ano morrem na região por causa da moléstia.

Gates deixou claro ontem que, sem a nova doação, a meta da erradicação seria "totalmente descartada".

[...] Na avaliação da OMS, essas doenças geram perdas bilionárias a cada ano em termos de produtividade. "Estamos comprometidos a revolucionar a forma de lidar com essas doenças", afirmou Andrew Witty, CEO da Glaxo, que falou em nome das empresas farmacêuticas.

FONTE: CHADE, Jamil. “Gates e farmacêuticas fazem esforço para erradicar dez doenças tropicais”. In: http://www.estadao.com.br/noticias (acessado em 2/2/12).

Ao avaliar e selecionar um segmento de mercado, as empresas podem assumirdiversas formas de atuação. Com base na leitura do texto podemos afirmar que, no que diz respeito à segmentação, as empresas envolvidas no projeto patrocindo pela Fundação Bill & Melinda Gates atuarão:

Resposta Correta:

Correta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com