TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Empresarial

Casos: Gestao Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTABÉIS

CIÊNCIAS CONTABÉIS

JOSENILDO SILVA DE OLIVEIRA

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

João Pessoa - Paraíba

2013

JOSENILDO SILVA DE OLIVEIRA

GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ciências Contábeis.

João Pessoa - Paraíba

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO_______________________________________________ 04

2. DESENVOLVIMENTO_________________________________________ 04

2.1 Conceito de orçamentos_______________________________________04

2.2 Orçamento geral ____________________________________________ 04

2.3 Orçamento flexível___________________________________________ 05

2.4 O pontos positivos do orçamento para a gestão____________________ 05

2.5 As questões tributárias para o orçamento_________________________ 06

2.6 Isenção e imunidade tributária _________________________________ 07

2.7 Balanço patrimonial__________________________________________ 08

2.8 Demonstração do resultado do exercício _________________________08

2.9 Demonstração dos fluxos de caixa_______________________________09

2.10 A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos___________________________________________________10

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS_____________________________________11

REFERÊNCIAS ________________________________________________11

1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como objetivo demonstrar os principais conceitos da gestão e orçamento empresarial para desenvolver o processo, contribuindo com benefícios para a empresa, e aprimorar o conhecimento do assunto que estudaremos no semestre.

2. DESENVOLVIMENTO

Destacaremos de forma conceitual o assunto, e utilizaremos exemplos demonstrando como os relatórios são eficientes nas tomadas de decisão. Abordaremos os assuntos específicos do tema em estudo que são: conceito de Orçamento, Orçamento Geral, Orçamento Flexível, pontos positivos do Orçamento para a Gestão, as questões tributarias para o orçamento, a isenção e a imunidade tributaria, balanço patrimonial, as demonstrações de resultado de exercício e fluxo de caixa e a comparação do orçado com o realizado.

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

Expressão quantitativa de um plano de ação proposto pela administração por um período especifico. Plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões. Assim, para se entender o conceito de orçamento faz-se necessário ter conhecimento da sua função e atuação no contexto empresarial, dessa forma atingindo os objetivos fixados.

2.2 ORÇAMENTO GERAL

Expressa os planos operacionais e financeiros da administração para um período especifico e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas. Sendo uma alternativa de instrumento ou ferramenta, capaz de ver a gestão na tarefa de programar e ajudar no seu controle posterior.

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Expressa a relação entre o custo e o volume, em curto prazo, é ajustado de acordo com as mudanças no nível de atividade real, sendo necessário à separação dos custos em variáveis e fixos orçados. Para um Orçamento Flexível ser elaborado, é necessário ter receitas e despesas em montantes estabelecidos, mas de forma a aceitar certa flexibilidade em relação a outros fatores, que podem ser estranhos ao departamento a que os valores estejam alocados e, até mesmo, à empresa. O objetivo do Orçamento Flexível é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. Os orçamentos flexíveis são adaptados às alterações dos níveis de atividade, e não a um só nível estático. Podem ser ajustados a um determinado nível de vendas ou de volume de produção, antes ou depois dos fatos. Mostra qual deve ser ou ter sido o custo para qualquer nível de produção, que é, em geral, expresso quer em unidades de produto, quer em horas-padrão permitidas para este nível de produção.

2.4 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO

Estimula o planejamento e a implementação estratégica de planos; Proporciona uma estrutura para a avaliação do desempenho; Motiva administradores e funcionários; Promove a coordenação e a comunicação entre subordinados dentro da empresa.

O controle orçamentário, permiti quantificar a alteração dos recursos estimados para certo tempo, identificando os motivos que levaram a esse fato. A falta de controle comprova a falta de conhecimento da qual é de suma importância do orçamento como instrumento de gestão.

Para Sanvicente e Santos (1995, p. 207-219) o controle possui pontos positivos e finalidades, tais como:

• Identificar problemas e erros que se transformam em desvios do planejado, com a finalidade de corrigi-los e de evitar sua reincidência;

• Fazer com que os resultados obtidos com a realização das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com