TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Empresarial

Trabalho Universitário: Gestao Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

• PESQUISA DE MERCADO:

É a coleta de INFORMAÇÕES junto ao CONSUMIDOR, CONCORRENTE ou FORNECEDOR para orientar a TOMADA DE DECISÕES ou SOLUCIONAR PROBLEMAS de EMPRESÁRIOS e EMPREENDEDORES.

• DEFINIÇÃO MAIS FORMAL DE ACORDO COM A ANEP:(Associação Nacional das Empresas Privadas)

“A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.

• PESQUISA DE MERCADO:

Quando realizada corretamente, a pesquisa de mercado oferece informações consistentes, que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor,tornam o processo decisório mais rico e preciso.

Ações: visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos; Ouvir reclamações de clientes ou mesmo observar como as pessoas caminham dentro de uma loja são importantes fontes de informações.

• POR QUE FAZER PESQUISA DE MERCADO?

Para verificar a validade e a viabilidade de uma hipótese ou responder questões-chave do negócio. Deve ser entendida apenas como um meio para obter informações e consequentemente; dar base a decisões melhores no âmbito do marketing da empresa ou futura empresa.

• QUANDO RECORRER À PESQUISA DE MERCADO?

Expandir a área geográfica de atuação. Entrar em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição. Lançar ou aperfeiçoar produtos e serviços. Definir qualidade e variedade dos produtos e serviços a ser comercializados. Definir os meios de divulgação mais adequados, ajustar preços, posicionar produtos e marcas. Escolher um ponto comercial, Iniciar um novo negócio (deve fazer parte do plano de negócios).

• PARA QUE SERVE?

Conhecer e monitorar o mercado, consumidor e concorrente; Dimensionar a demanda. Verificar a presença do público-alvo (clientes e prospects). Avaliar resultados de ações de marketing. Identificar e dimensionar problemas ou necessidades, observar tendências.

Avaliar a satisfação dos consumidores.Testar produtos e estratégias antes do seu lançamento. Analisar as práticas da concorrência (quantidade e agressividade); Monitorar a dinâmica e o comportamento dos diferentes segmentos e nichos( são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são poucas exploradas ou inexistente).

• DERRUBANDO MITOS:

Um erro muito comum e grave é acreditar que a pesquisa de mercado sozinha é suficiente para avaliar a viabilidade de um negócio. O instrumento completo de análise de viabilidade é o plano de negócios, que necessariamente contém uma pesquisa.

A pesquisa é insuficiente, pois oferece apenas informações sobre o mercado, e não sobre o modelo de negócios a ser implantado. Não se deve fazer pesquisa se a empresa não está em condições de usar os resultados obtidos para melhorar a sua atuação no mercado.

• PESQUISAS MAIS COMUNS E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES:

Satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com