TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Financeira

Exames: Gestao Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A importância de se realizar esta atividade interdisciplinar consiste em me dar um preparo teórico e prático para desenvolver minhas habilidades como Administrador, e mostrar a importância do planejamento em diversas situações empresariais.

2 DESENVOLVIMENTO

Para abrir, expandir ou ingressar em um novo ramo de negócio, é preciso primeiramente de um bom planejamento.

O planejamento é um fator importante em qualquer tipo de negócio, tanto como ferramenta gerencial como para a sobrevivência da empresa.

Planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados aos detalhes do projeto a ser executado.

Planejar as finanças de uma empresa é criar uma estratégia econômica para que se atinjam os objetivos, que podem ser de curto ou longo prazo, e que seja da maneira mês estruturada e precisa possível. Segundo Gitman (1997, p.589), o planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro.

O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício. A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;- as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto; as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Na determinação da apuração do resultado do exercício serão computados em obediência ao princípio da competência:

a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda; e

b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

O Fluxo de Caixa Projetado, ou Orçamento de Caixa é a ferramenta indispensável na gestão financeira de toda e qualquer empresa. Fluxo de Caixa é a demonstração das entradas e saídas de caixa da empresa previstas para períodos futuros. O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) Projetado é um instrumento de planejamento financeiro que, para mim, está entre as mais importantes ferramentas de gestão financeira e empresarial. Um gestor de negócios que, por qualquer motivo, não utiliza esta ferramenta em sua empresa, está fadado a levá-la ao insucesso. O objetivo do Fluxo de Caixa não está simplesmente em planilhar as entradas e saídas de caixa, mas sim (e principalmente) contribuir para o exercício do planejamento de caixa. O planejamento do fluxo de caixa propõe a ação de medidas preventivas.

O Fluxo de Caixa Projetado permite ao gestor avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa para financiar suas operações e, especialmente, agir em tempo hábil. O Fluxo de Caixa é um instrumento de gestão financeira direcionado essencialmente para o curto e médio prazo.O que não pode faltar na elaboração de um Fluxo de Caixa Projetado são: Intervalo de tempo – procure trabalhar com intervalos de tempos menores e Plano de Contas – quanto mais detalhado for, melhor.

Temos necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com