TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira

Artigos Científicos: Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2012  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  2.098 Visualizações

Página 1 de 2

a) Qual o objetivo da administração financeira? Justifique.

Conceito/objetivo sobre Contabilidade Financeira

O objetivo das demonstrações contábeis é dar informações sobre a posição financeira, os resultados e as mudanças na posição financeira de uma empresa que sejam úteis a um grande número de usuários em suas tomadas de decisão.

A divulgação financeira deve fornecer informações que sejam úteis para investidores e credores atuais e em potencial, bem como para outros usuários que visem à tomada racional de decisões de investimento, crédito e outras semelhantes.

Permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Para a consecução desse objetivo, é preciso que as empresas dêem ênfase à evidenciação de todas as informações que permitam não só a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações desse patrimônio, mas, além disso, que possibilitem a realização de inferências sobre o seu futuro.

A administração financeira é imprescindível como instrumento de gestão.

Não há espaço para empresas que não sabem como andam seus ativos e passivos, seu capital de giro, seu nível ótimo de estoques e o controle estrito sobre eles, seu ponto de equilíbrio e sua margem de lucro efetiva e as projeções que os números indicam para seu futuro.

Conhecer o básico da administração financeira tornou-se imprescindível e não é difícil, como fica evidente nos dias que vivemos em plena era da informação temos o computador que facilita agilizar o trabalho da administração financeira.

É importante na administração financeira:

►Dispor-se a correr riscos moderados e calculados.

►Ser persistente, enfrentar obstáculos e modificar as estratégias, quando necessário.

►Buscar, continuamente, informações sobre clientes, fornecedores e concorrentes.

►Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, e ajustá-las quando necessário.

►Manter registros financeiros confiáveis, que lhe forneçam as informações necessárias à tomada de decisões.

►Dispensar atenção especial aos estoques, mantendo-os sempre sob controle.

Reconhece-se que, em outros tempos, manter os movimentos de mercadorias e as finanças sob controle, mesmo numa pequena empresa, era tarefa trabalhosa ou de elevado custo, dados o trabalho que isso exigia. Hoje, com o advento da informática, tudo ficou mais fácil. O equipamento já é relativamente barato e qualquer pessoa manuseia com facilidade um computador, não sendo necessário empregar muitos funcionários. Se você é de outros tempos e considera o computador um bicho de sete cabeças, saiba que não é.

Mesmo que não adquira programas adaptados ao seu serviço, o Word e o Excel já acompanham o equipamento e são fácil manuseio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com