TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Informação

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2013  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA

Disciplina: Gestão da Informação

Curso: Gestão Financeira

Professor Tutor: ALESSANDRO ZANINI

Nome do aluno:

Data: 26/10/2010.

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o enunciado e responda as questões:

1. A sociedade da informação é definida por 3 características principais. Uma delas define que “a informação é um recurso econômico”. Apresente um exemplo de fato ou situação observável nas organizações ou na sociedade contemporânea que comprove esta característica (2,0 pontos).

R - A informação é um recurso diferente dos outros porque, ao contrário deles, quando bem utilizada não perde valor, pode até valorizar-se através do seu uso. Adicionalmente à sua utilização operacional, a informação pode e deve ser utilizada estrategicamente, criando vantagens competitivas e alterando o equilíbrio concorrencial dos mercados, permitindo às organizações reagir mais rapidamente que os seus competidores a mudanças da sua envolvente ambiental e, até mesmo, mudar radicalmente a natureza dos seus negócios.

Quando uma informação não é suficientemente precisa ou completa, um profissional pode tomar decisões erradas, podendo gerar grandes prejuízos sociais e/ou econômicos.

Trabalhei numa empresa que acabou tendo prejuízo por não ter informação suficiente sobre como confeccionar blocos de concreto para construção de fossas com o menor custo, pois a empresa utilizava formas descartáveis, e isso elevou muito o custo da peça, e mesmo corrigindo o erro em um curto espaço de tempo, não foi possível obter o lucro esperado.

Leia atentamente o caso a seguir para responder as perguntas mais abaixo:

Sistema de informações para uma rede de lojas de materiais de construção

Alberto é gerente de uma loja de materiais de construção, que faz parte de uma rede de dez lojas distribuídas geograficamente por toda a região sudeste do Brasil.

Uma das funções de Alberto é definir promoções sazonais de produtos conforme as necessidades da região de sua loja e da disponibilidade de produtos. A Direção Geral da rede delega autonomia a cada gerente de loja para a definição de uma estratégia local de promoções.

Em cada uma das lojas da rede está disponível um sistema informatizado de controle dos estoques de produtos, de faturamento, de contas a receber e de controle de caixa. Estes sistemas são operados nas lojas e atualizam os dados centralizados em um banco de dados gerenciado no escritório central da rede. A cada operação realizada nas lojas os dados de produtos, estoques, compras e pagamentos são atualizados imediatamente no banco de dados. Para isso existe uma infra-estrutura de rede de telecomunicações que conecta todas as lojas ao escritório central.

Nas lojas é possível fazer diversas consultas ao sistema, entre elas as compras feitas por um cliente e a movimentação do estoque local da loja para determinado produto. Cada gerente de loja pode também obter relatórios mensais para avaliação do desempenho das vendas da loja e do desempenho mensal de cada um dos vendedores.

As compras de produtos são centralizadas no escritório central, que envia pedidos de compra aos fornecedores pela internet. Inicialmente os produtos entram no estoque central e depois são distribuídos para os estoques de cada loja. A Direção pode consultar a qualquer momento relatórios gráficos sobre o desempenho geral da rede, úteis para a tomada de decisões estratégicas.

Tanto nas lojas quanto no escritório central estão também disponíveis recursos para comunicação por email e planilhas eletrônicas.

Neste contexto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com