TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Operações Financeiras No Comércio Exterior

Casos: Gestão De Operações Financeiras No Comércio Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO DE OPERAÇÕES

FINANCEIRAS

SUMÁRIO

Remessa Antecipada ou Pagamento Antecipado 2

Remessa Sem Saque 2

Cobrança 2

Crédito Documentário ou Carta de Crédito 3

Abertura 3

Utilização 3

Liquidação 4

Cancelamento de saldos 4

Excessos 4

Discrepâncias 4

Natureza 5

• IRREVOGÁVEL 5

• REVOGÁVEL 5

• TRANSFERÍVEL 5

• INTRASFERÍVEL 5

• CONFIRMADO 5

Red Clause 5

Cartas de Créditos Especiais 5

Bid Bond 5

Performance Bond 5

Refundment Bond 5

Stand-By Letter of Credit 5

Cartas de Fiança 6

Aval 6

Remessa Antecipada ou Pagamento Antecipado

É a forma de pagamento que o importador paga antes de receber a mercadoria desejada, ou seja, é o pagamento realizado antes do embarque da mercadoria, fornecendo ao exportador condições necessárias para fabrica o produto a ser exportado.

.Essa modalidade não é muito utilizada no comércio exterior, pois ela oferece um alto risco ao importador, pois o exportador, já com o dinheiro em mãos, poderá deixar de enviar a mercadoria por motivos de acidentes ou até mesmo por má-fé.

Remessa Sem Saque

De acordo com Fernandes (1987), na remessa sem saque, o importador, ao receber a mercadoria e todos os documentos de embarque, efetua o pagamento, ou seja, a remessa de dividas.

“O importador recebe diretamente do exportador os documentos de embarque (sem saque), promove o desembaraço da mercadoria na alfândega e, posteriormente, providencia a remessa da quantia respectiva ao exterior”( RATTI, 2001).

Nesta modalidade de pagamento, o exportador deve confiar plenamente no importador, já que o mesmo recebe a mercadoria antes mesmo de pagá-la. Portanto o exportador fica sem nenhuma garantia de recebimento do valor da transação.

Cobrança

Segundo Fernandes (1987), a cobrança é uma modalidade com alto risco na operação. Mas, para diminuir o risco, é feita uma garantia, com o aval do banco no exterior nos saques emitidos contra o importador.

Após o embarque, o exportador entrega os respectivos documentos da exportação ao seu banco local, que remeterá os documentos e um saque contra o importador ao banco do importador no exterior. A cobrança pode ser à vista ou a prazo.

A cobrança à vista é quando o importador só retira os documentos do banco após o pagamento total da operação. Essa forma de cobrança apresenta maior risco ao exportador já que a qualquer momento o importador pode desistir da compra ficando a cargo do exportador todas as despesas geradas com o produto.

Já a cobrança a prazo ocorre quando o importador só retira os documentos se aceitar os saques com vencimento futuro, ficando estes em poder do banco para cobrança. Essa forma também apresenta maior risco ao exportador pois o importador pode não pagar suas faturas no prazo estipulado e a diferença entre os países faz com que os processos de cobrança desses atrasos sejam demorados e com um custo mais elevado.

Crédito Documentário ou Carta de Crédito

É a forma de pagamento mais segura para ambas as partes (importador e exportador). Trata-se de um contrato de compra e venda de mercadoria com cláusulas garantidas por um banco, ou seja, o exportador tem a garantia de que receberá o pagamento após comprovar a sua exportação, e o importador tem a garantia de que receberá a mercadoria e que o pagamento só será realizado após a comprovação da exportação, nos devidos termos do contrato.

Nesta forma de pagamento, o importador é responsável pela abertura (emissão), da carta de crédito, a emissão é feita no banco do importador e é emitida em favor do exportador no exterior.

Abertura: O importador junto a seu banco providencia a abertura da carta de crédito no exterior em favor do exportador, enviando o benefício direto pelo banco emitente. A carta de crédito deve conter todos os termos e cláusulas do contrato de compra e venda internacional (importação e exportação) e deve conter todas as responsabilidades de ambas as partes e também informações sobre a documentação exigida, valor do crédito, prazo de validade do embarque, porto de embarque e de destino, discriminação da mercadoria, etc...

Utilização: Após o embarque da mercadoria o banco designado na carta recebe os documentos do exportador, estando todos os itens corretos, o exportador utiliza o crédito conforme a carta determine:

• Por pagamento a vista: com a documentação toda em ordem, o exportador recebe o pagamento imediatamente.

• Por aceite: o exportador apresenta a documentação junto com o saque. O banco sacado aceitara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com