TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Artigo: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Apresentação da empresa

A empresa escolhida para realizar um trabalho de Gestão de Projetos é a rede de supermercados BONANZA, marca mais tradicional do grupo DFC (Djalma Farias Cintra), que conta atualmente com 19 unidades e mais de 3000 funcionários. De acordo com o Ranking de 2011 da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o BONANZA ocupa a posição de numero 44 entre os maiores supermercados do país. Com um faturamento superior a R$ 240.000.000,00 a empresa se enquadra no perfil de grande porte.

As 19 lojas da rede estão distribuídas nos Estados de Pernambuco e da Paraíba. Em Pernambuco nas cidades de: Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Pesqueira, Salgueiro e Santa Cruz do Capibaribe. Na Paraíba em: Guarabira, João Pessoa e Patos.

A rede de supermercados conta com projetos de inclusão e capacitação de seus funcionários, como curso de libras a fim do melhor atendimento de clientes portadores de deficiência auditiva e oferece oportunidades de recolocação no mercado de trabalho para pessoas com mais de 60 anos.

Há uma preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade por parte da empresa, coletando lixo eletrônico, como equipamentos de informática, pilhas, baterias e celulares antigos. Uma vez por ano o material é entregue ao colégio Marista, no Recife, onde passa por um processo de reaproveitamento.

A empresa apresenta uma estrutura organizada e oferece benefícios para os seus funcionários, permitindo que estes cresçam profissionalmente dentro da estrutura, através de um plano de carreira estruturado.

O BONANZA comercializa produtos de gênero alimentício, higiene, utensílios domésticos, dentre outros e oferece serviços como recarga de celular. Atendendo clientes dos mais variados níveis sociais, por se tratar de um negócio que atende diversos públicos.

Definição sobre a Gestão de Projetos

Primeiramente, um projeto é um empreendimento que se caracteriza por ter um prazo definido de começo e fim, ou seja, é temporário. Ele deve ser planejado, executado e controlado. E tem um objetivo único e bem definido. Sabendo que o ambiente de negócios é muito competitivo, aquele que quer se destacar da concorrência precisa inovar, ou seja, lançando novos produtos, criando novos processos, entendendo a necessidade do seu publico. Para tanto é necessário se organizar, otimizar recursos, minimizar riscos e satisfazer os clientes, daí a necessidade da Gestão de Projetos. A Gestão de projeto ou Gerencia de projetos pode ser definida como a aplicação de técnicas, habilidades e conhecimentos na elaboração de atividades relacionadas para alcançar objetivos pré-definidos, com a mobilização de recursos humanos e técnicos, de forma que um determinado projeto tenha sucesso. Ela exige ações muito especificas, ligadas a diversas habilidades técnicas, portanto um bom gerente de projetos deve apresentar seis habilidades, são elas: bom comunicador, líder, organizador, negociador, desembaraçado e ético. Sendo que o mais importante destes aspectos é o da liderança. A gestão de projetos busca adquirir controle sobre algumas variáveis são elas: escopo, qualidade, cronograma, orçamento, recursos e riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com