TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Monografias: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

1º Etapa.

Como nasce um projeto?

Geralmente um projeto surge a partir de problemas, necessidades, oportunidades e desafios que se apresentam para um indivíduo ou uma instituição. Estes elementos constituem a situação geradora do projeto. A situação geradora pode estar inserida numa determinada linha de pesquisa em andamento ou pode ser identificada num contexto específico.

Alguns fatores adicionais contribuem para a concepção de um projeto, tais como: os interesses, o conhecimento e a experiência que um grupo de pessoas ou instituição tem sobre determinado problema ou situação.

Neste sentido, a proposta de realização de um projeto tem uma correspondência direta com o perfil da pessoa ou do grupo que se propõe a desenvolvê-lo. Há inúmeros problemas importantes que justificariam propostas de projetos igualmente

importantes.

Entretanto, nem todos são reconhecidos como tais e com grau de relevância suficiente para justificar propostas de projetos, pois isso depende muito da visão analítica das pessoas. Portanto, o chamado problema gerador, ou o que denominamos de situação geradora do projeto, não é definido apenas a partir do fato de um problema ou situação serem relevantes em si mesmos, mas depende da visão do grupo sobre aquilo que é tomado e valorizado como sendo um problema ou situação geradora que justificam a proposição de um projeto.

A natureza de um projeto e desenvolvimento do conceito.

Mais especificamente, o que é um projeto? é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.

Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.

E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.

O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado geográfico – todos são projetos.

E todos devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integração necessários para as organizações dentro do prazo e do orçamento previstos.

O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.

Ele sempre foi praticado informalmente, mas começou a emergir como uma profissão distinta nos meados do século XX.

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) identifica seus elementos recorrentes:

Os grupos de processos do gerenciamento de projetos são 5:

• Início

• Planejamento

• Execução

• Monitoramento e Controle

• Encerramento

O conhecimento em gerenciamento de projetos é composto de nove áreas:

• Gerenciamento da Integração

• Gerenciamento de Escopo

• Gerenciamento de Custos

• Gerenciamento de Qualidade

• Gerenciamento das Aquisição

• Gerenciamento de Recursos Humanos

• Gerenciamento das Comunicações

• Gerenciamento de Risco

• Gerenciamento de Tempo

É claro que todos os gerenciamentos dizem respeito a isso. Mas o gerenciamento de projetos traz um foco único delineado pelos objetivos, recursos e a programação de cada projeto. O valor desse foco é comprovado pelo rápido crescimento em todo mundo do gerenciamento de projetos:

Projeto para a Cidade de Osasco.

Osasco na frente, era digital.

Objetiva que os cidadãos osasquenses, principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade social, tenham acesso às tecnologias da informação e da comunicação através da implantação de Centros de Inclusão Digital com cursos de informática básica e acesso livre. Além disto, é responsável pelo gerenciamento das informações dos programas sociais (banco de dados) e pela elaboração de estudos e pesquisas.Visando contribuir com as discussões sobre enfrentamento da exclusão social e políticas públicas de geração de ocupação e renda, a SDTI/.Alternativas de desenvolvimento, trabalho e inclusão. Essa publicação faz um diagnóstico das complexas mudanças pelas quais vem passando a realidade socioeconômica de Osasco e aponta soluções encontradas pelo poder público municipal para combater as diversas faces da exclusão social.

Equipe do Protejo

Para o desenvolvimento das atividades serão necessários 14 educadores, 01 supervisor, 01 coordenador pedagógico, 02 técnicos em tecnologia da informação e 01 coordenador em TI. Os profissionais serão selecionados, segundo critérios estabelecidos que atendam aos objetivos do conteúdo do projeto.

1- Qual a descrição do projeto proposto o desafio?

Os cidadãos osasquenses, principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade social, tenham acesso às tecnologias da informação e da comunicação através da implantação de Centros de Inclusão Digital com cursos de informática básica e acesso livre. Além disto, é responsável pelo gerenciamento das informações dos programas sociais (banco de dados) e pela elaboração de estudos e pesquisas .

2-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com