TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Dissertações: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

GESTÃO DE PROJETOS

1. Os Serviços continuados, executados por pessoas, restringidos por recursos limitados, planejados, executados e controlados podem ser considerados, na sua totalidade Projetos? Justifique sua resposta.

Projeto é um empreendimento com características próprias, tendo um principio e um fim, conduzido por pessoas, para atingir metas estabelecidas dentro de parâmetros de prazo, custo e qualidade.

2. Um projeto quando atinge seus objetivos propostos é encerrado. Em contra-partida, as operações continuadas (não projetos), quando atingem seus objetivos, criam um novo grupo de objetivos e o trabalho continua. Desta forma, podemos concluir que uma linha de montagem de uma fábrica de automóveis é um projeto ou uma operação continuada?

Seria uma operação continuada.

3. Um programa é um grupo de projetos gerenciados de uma forma coordenada, a fim de se obter benefícios que, de uma forma isolada, não se obteria. Muitos programas também incluem elementos de operações continuadas. Cite pelo menos 3 Programas com os seus Projetos e Subprojetos relacionados.

4. As organizações que desenvolvem projetos usualmente dividem-nos em várias fases visando um melhor controle gerencial e uma ligação mais adequada de cada projeto aos seus processos operacionais contínuos. Desta forma, estas fases devem representar o ciclo de vida do Projeto. No seu entender, quais as fases clássicas do ciclo de vida de um projeto?

Os projetos têm características únicas e distintas e estão associadas a certo grau de incerteza.

Projetos são normalmente divididos em varias fases de projeto, com o objetivo de melhoria de controle e gerenciamento.

O conjunto de fases de um projeto é conhecido como ciclo de vida de projeto.

Clico de vida do projeto FASE1 – FASE2 – FASE3 – FASE “n”.

5. As habilidades da gerência de projetos se fundamentam em muitos dos conceitos da administração geral. Estas habilidades gerais são freqüentemente essenciais para o gerente de projeto. Quais as características marcantes que um gerente de projetos deve possuir? Justifique sua resposta.

Segundo o PMBOK, os gerentes de projeto devem ter as seguintes competências, além de liderar o projeto:

-Ter compreensão geral da tecnologia envolvida no projeto;

-Ter habilidades interpessoais que promovam um ambiente cultural para a equipe e para os stakeholders do projeto, de modo a refletir confiança, lealdade, comprometimento e respeito;

-Compreender os processos gerenciais e suas aplicações ao projeto;

-Ter visão do contexto “sistêmico” do projeto;

-Ser capaz de tomar e implementar decisões acerca do projeto;

-Ser capaz de produzir os resultados desejados no projeto.

De uma forma geral, o gerente de projeto é colocado na literatura como o grande responsável pelos resultados do projeto e, em última análise, pelo seu sucesso. É ele é responsável pela integração das pessoas e de todos os processos que acontecem dentro do projeto. Sua competência em atuar tanto como líder quanto como gerente de projeto depende do seu conhecimento, suas habilidades e suas atitudes pessoais.

Conclui-se que o gerente de projetos deve estar envolvido em todos os processos de um projeto e deve ser habilidoso o suficiente para que possa controlar cada processo a fim de manter todos sempre dentro do escopo e no prazo para que o objetivo possa ser alcançado com êxito.

6. Os projetos são compostos de processos, e existe uma interação e uma sobreposição entre os processos da gerência de projetos e os processos orientados a produto, durante todo o projeto. Sendo você um Gerente de projeto, como procederia para dirimir esta confusão?

7. Os processos de gerência de projetos podem ser organizados em cinco grupos, cada um deles contendo um ou mais processos. Como sabemos, estes processos devem estar totalmente integrados. Sendo você um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com