TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos

Monografias: Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

Os Serviços continuados, executados por pessoas, restringidos por recursos limitados, planejados, executados e controlados podem ser considerados, na sua totalidade Projetos? Justifique sua resposta.

Um projeto quando atinge seus objetivos propostos é encerrado. Em contra-partida, as operações continuadas (não projetos), quando atingem seus objetivos, criam um novo grupo de objetivos e o trabalho continua. Desta forma, podemos concluir que uma linha de montagem de uma fábrica de automóveis é um projeto ou uma operação continuada?

Um programa é um grupo de projetos gerenciados de uma forma coordenada, a fim de se obter benefícios que, de uma forma isolada, não se obteria. Muitos programas também incluem elementos de operações continuadas. Cite pelo menos 3 Programas com os seus Projetos e Subprojetos relacionados.

As organizações que desenvolvem projetos usualmente dividem-nos em várias fases visando um melhor controle gerencial e uma ligação mais adequada de cada projeto aos seus processos operacionais contínuos. Desta forma, estas fases devem representar o ciclo de vida do Projeto. No seu entender, quais as fases clássicas do ciclo de vida de um projeto?

As habilidades da gerência de projetos se fundamentam em muitos dos conceitos da administração geral. Estas habilidades gerais são freqüentemente essenciais para o gerente de projeto. Quais as características marcantes que um gerente de projetos deve possuir? Justifique sua resposta.

Os projetos são compostos de processos, e existe uma interação e uma sobreposição entre os processos da gerência de projetos e os processos orientados a produto, durante todo o projeto. Sendo você um Gerente de projeto, como procederia para dirimir esta confusão?

Os processos de gerência de projetos podem ser organizados em cinco grupos, cada um deles contendo um ou mais processos. Como sabemos, estes processos devem estar totalmente integrados. Sendo você um Gerente de projetos, como garantiria esta ligação?

Os projetos fazem, tipicamente, parte de uma organização maior - corporações, agências do governo, instituições de saúde, organismos internacionais, associações profissionais e outros. Mesmo que o projeto seja a organização (joint ventures, parcerias) o projeto é ainda influenciado pela organização ou organizações que o estabeleceu. O que você entende por empresas que praticam gerenciamento por projetos?

O planejamento é de fundamental importância num projeto, porque executar um projeto implica em realizar algo que não tinha sido feito antes. Como conseqüências, existem relativamente mais processos nessa seção. Desta forma, podemos afirmar que a gerência de projetos é principalmente planejamento. Você concorda com esta afirmativa? Justifique.

O desempenho do projeto deve ser medido regularmente para identificar as variações do plano. Estes desvios são analisados, dentro dos processos de controle, nas diversas áreas de conhecimento. Sendo você o gerente de um Projeto, como procederia para garantir a realização do Plano?

Questão 1: Não, pois a característica que difere os serviços continuados é justamente o fato de serem contínuos e repetitivos, quando os projetos são temporários e únicos. As demais características citadas no enunciado (executados por pessoas, restringidos por recursos limitados, planejados, executados e controlados) são comuns em ambos.

Questão 2: Penso que a linha de montagem de uma fábrica de automóveis é uma operação continuada e não um projeto, pois um projeto é encerrado quando os objetivos propostos são alcançados, enquanto que as operações continuadas ao atingirem seus objetivos criam novos objetivos e o trabalho tem continuidade.

Questão 3:

Levando em consideração que “programa” é o grupo de projetos gerenciados de uma forma coordenada, a fim de se obter benefício que, de uma forma isolada, não se obteria; projetos são empreendimentos temporários com o objetivo de criar um serviço único (com início e fim pré-determinados); e subprojetos são fases do projetos que foram subdivididos para ser mais facilmente gerenciados, posso citar três programas que vivenciei na Prefeitura Municipal de Esteio, onde trabalho como Educadora Social:

Programa: Implantação do Abrigo Municipal de Esteio

Projeto: Reforma da Casa Abrigo em terreno da Prefeitura

Subprojeto: Instalação de rede elétrica

Programa: Mulheres da Paz

Projeto: Reforma das salas que serão utilizadas nas capacitações

Subprojeto: Instalação dos computadores que serão utilizados nas capacitações

Programa: Implantação do Centro POP – Centro Especializado em População de Rua

Projeto: Locação de espaço para o Centro POP

Subprojeto: Construção ou reforma de banheiros e lavanderia para uso das pessoas em situação de rua

Questão 4: Os projetos possuem um carácter único e estão associadas a certo grau de incerteza, por isso as organizações normalmente dividem os projetos em várias fases, objetivando um melhor controle gerencial e uma ligação mais adequada de cada projeto aos seus processos operacionais. O conjunto de fases de um projeto é conhecido como ciclo de vida de projeto.

Penso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com